A Formação em Saúde Coletiva na Graduação de Farmácia: a Experiência do Estágio Supervisionado na Atenção Básica
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Diversitates |
Texto Completo: | http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/275 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo abordar a formação em Saúde Coletiva na graduação de Farmácia. Parte-se da premissa que a inserção precoce do acadêmico em cenários de ensino-aprendizagem da atenção básica do Sistema Único de Saúde é uma estratégia fundamental para torná-lo um profissional de saúde. Como metodologia, utilizamos o relato de experiência da supervisão de estágio, de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. O estágio ocorre em unidades básicas de saúde e visa a participação dos estudantes em seus processos de trabalho, tais como o acolhimento, os procedimentos, os atendimentos, a farmácia, as visitas domiciliares e os grupos de promoção de saúde. Concluímos que a vivência do estágio possibilitou a produção de novos sentidos no processo formativo com a aquisição de habilidades e competências para a prática do cuidado em saúde. |
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A Formação em Saúde Coletiva na Graduação de Farmácia: a Experiência do Estágio Supervisionado na Atenção BásicaEste artigo tem como objetivo abordar a formação em Saúde Coletiva na graduação de Farmácia. Parte-se da premissa que a inserção precoce do acadêmico em cenários de ensino-aprendizagem da atenção básica do Sistema Único de Saúde é uma estratégia fundamental para torná-lo um profissional de saúde. Como metodologia, utilizamos o relato de experiência da supervisão de estágio, de uma universidade pública do Estado do Rio de Janeiro. O estágio ocorre em unidades básicas de saúde e visa a participação dos estudantes em seus processos de trabalho, tais como o acolhimento, os procedimentos, os atendimentos, a farmácia, as visitas domiciliares e os grupos de promoção de saúde. Concluímos que a vivência do estágio possibilitou a produção de novos sentidos no processo formativo com a aquisição de habilidades e competências para a prática do cuidado em saúde.Universidade Federal FluminenseGuedes, Carla RibeiroRangel, Vanessa MaiaMosegui, Gabriela Bittencourt Gonzalez2019-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/27510.53357/UXJX4053DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol 10, N 3 (Setembro/Dezembro), 2018; 01-191984-5073reponame:Diversitatesinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/275/148Direitos autorais 2019 DIVERSITATES International Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-08T12:49:18Zoai:ojs.uff.br:article/275Revistahttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1PUBhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/oaidiversitatesij@gmail.com||1984-50731984-5073opendoar:2022-02-08T12:49:18Diversitates - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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