"M" de Memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noronha, Francisco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitates
Texto Completo: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/38
Resumo: RESUMO: Neste artigo, debruço-me sobre o filme M (1931), de Fritz Lang, um marco da estética expressionista alemã, cujo tom profético é, ainda hoje, assinalado por todos. Na verdade, antecipando o regime totalitário nazi, M é um estudo profundo sobre um modo de controlo social próprio das grandes ditaduras que marcaram o século XX, bem como uma análise psicológica do que esses sistemas inculcaram nos indivíduos. Paralelamente, dou também conta da importância dos recursos cinematográficos para a construção da cidade que serve de pano de fundo a M, e cuja atmosfera funciona como condicionador do modo de vida da população que a habita. Por fim, interrogo-me sobre as eventuais ressonâncias do estudo de Lang nas nossas sociedades pós-modernas, dando como exemplos, a esse propósito, o incremento da vídeo-vigilância e a predominância dos reality show.PALAVRAS-CHAVE: Cinema – Expressionismo alemão – Totalitarismo – Alemanha –Nazismo – Poder – Controlo social – “Big Brother”. ABSTRACT: In this article, I focus on the movie M (1931), from Fritz Lang, one of the most importante symbols of the german expressionism aesthetics. Its profetic view is very well known. In fact, M becomes a very deep study about the social control taken by the major dictatorships in 20th century and how it affected the individuals psychologically. At the same time, I talk about how Lang used film techniques to build the city backgroundof M and how its atmosphere does seem very opressive to the way people can live their own lives. In the end, I propose that we can find resonances from M in our post-modern societies, especially in what concerns to the increase of public video surveillance and television reality shows.KEY WORDS: Film – German Expressionism – Totalitarianism – Germany – Nazism –Power – Social Control – “Big Brother”.
id UFF-17_404bb082ea1a3fda411886b6101d409b
oai_identifier_str oai:ojs.uff.br:article/38
network_acronym_str UFF-17
network_name_str Diversitates
repository_id_str
spelling "M" de MemóriaRESUMO: Neste artigo, debruço-me sobre o filme M (1931), de Fritz Lang, um marco da estética expressionista alemã, cujo tom profético é, ainda hoje, assinalado por todos. Na verdade, antecipando o regime totalitário nazi, M é um estudo profundo sobre um modo de controlo social próprio das grandes ditaduras que marcaram o século XX, bem como uma análise psicológica do que esses sistemas inculcaram nos indivíduos. Paralelamente, dou também conta da importância dos recursos cinematográficos para a construção da cidade que serve de pano de fundo a M, e cuja atmosfera funciona como condicionador do modo de vida da população que a habita. Por fim, interrogo-me sobre as eventuais ressonâncias do estudo de Lang nas nossas sociedades pós-modernas, dando como exemplos, a esse propósito, o incremento da vídeo-vigilância e a predominância dos reality show.PALAVRAS-CHAVE: Cinema – Expressionismo alemão – Totalitarismo – Alemanha –Nazismo – Poder – Controlo social – “Big Brother”. ABSTRACT: In this article, I focus on the movie M (1931), from Fritz Lang, one of the most importante symbols of the german expressionism aesthetics. Its profetic view is very well known. In fact, M becomes a very deep study about the social control taken by the major dictatorships in 20th century and how it affected the individuals psychologically. At the same time, I talk about how Lang used film techniques to build the city backgroundof M and how its atmosphere does seem very opressive to the way people can live their own lives. In the end, I propose that we can find resonances from M in our post-modern societies, especially in what concerns to the increase of public video surveillance and television reality shows.KEY WORDS: Film – German Expressionism – Totalitarianism – Germany – Nazism –Power – Social Control – “Big Brother”.Universidade Federal FluminenseNoronha, Francisco2016-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/38DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol. 04, N. 2 (Dezembro-2012)1984-5073reponame:Diversitatesinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/38/35info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-24T14:44:42ZRevistahttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1PUB
dc.title.none.fl_str_mv "M" de Memória
title "M" de Memória
spellingShingle "M" de Memória
Noronha, Francisco
title_short "M" de Memória
title_full "M" de Memória
title_fullStr "M" de Memória
title_full_unstemmed "M" de Memória
title_sort "M" de Memória
author Noronha, Francisco
author_facet Noronha, Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Noronha, Francisco
description RESUMO: Neste artigo, debruço-me sobre o filme M (1931), de Fritz Lang, um marco da estética expressionista alemã, cujo tom profético é, ainda hoje, assinalado por todos. Na verdade, antecipando o regime totalitário nazi, M é um estudo profundo sobre um modo de controlo social próprio das grandes ditaduras que marcaram o século XX, bem como uma análise psicológica do que esses sistemas inculcaram nos indivíduos. Paralelamente, dou também conta da importância dos recursos cinematográficos para a construção da cidade que serve de pano de fundo a M, e cuja atmosfera funciona como condicionador do modo de vida da população que a habita. Por fim, interrogo-me sobre as eventuais ressonâncias do estudo de Lang nas nossas sociedades pós-modernas, dando como exemplos, a esse propósito, o incremento da vídeo-vigilância e a predominância dos reality show.PALAVRAS-CHAVE: Cinema – Expressionismo alemão – Totalitarismo – Alemanha –Nazismo – Poder – Controlo social – “Big Brother”. ABSTRACT: In this article, I focus on the movie M (1931), from Fritz Lang, one of the most importante symbols of the german expressionism aesthetics. Its profetic view is very well known. In fact, M becomes a very deep study about the social control taken by the major dictatorships in 20th century and how it affected the individuals psychologically. At the same time, I talk about how Lang used film techniques to build the city backgroundof M and how its atmosphere does seem very opressive to the way people can live their own lives. In the end, I propose that we can find resonances from M in our post-modern societies, especially in what concerns to the increase of public video surveillance and television reality shows.KEY WORDS: Film – German Expressionism – Totalitarianism – Germany – Nazism –Power – Social Control – “Big Brother”.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/38
url http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/38/35
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol. 04, N. 2 (Dezembro-2012)
1984-5073
reponame:Diversitates
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Diversitates
collection Diversitates
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820586378723328