Por uma clínica ampliada na formação médica: uma experiência de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitates |
Texto Completo: | http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/146 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de ensino na graduação de medicina, focada na aquisição de habilidades e competências no âmbito das tecnologias leves, caracterizada pelos modos relacionais de agir no ato de cuidar. Com uma metodologia ativa, a disciplina visa o desenvolvimento de atividades educativas, através de grupos de sala de espera, nos ambulatórios de um hospital universitário, de uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro. Concluímos constatando que podemos produzir novos sentidos para o cuidado médico ao introduzir na formação marcadores advindos da tecnologias leves. Referenciais como acolhimento, vínculo, responsabilização, negociação, estímulo à autonomia do paciente nos mostram que é possível criar novas ‘marcas’ que possam contribuir para a construção de uma clínica ampliada. |
id |
UFF-17_438f00dde0d76f569af4670479c728dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.uff.br:article/146 |
network_acronym_str |
UFF-17 |
network_name_str |
Diversitates |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma clínica ampliada na formação médica: uma experiência de ensinoEste artigo tem como objetivo relatar uma experiência de ensino na graduação de medicina, focada na aquisição de habilidades e competências no âmbito das tecnologias leves, caracterizada pelos modos relacionais de agir no ato de cuidar. Com uma metodologia ativa, a disciplina visa o desenvolvimento de atividades educativas, através de grupos de sala de espera, nos ambulatórios de um hospital universitário, de uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro. Concluímos constatando que podemos produzir novos sentidos para o cuidado médico ao introduzir na formação marcadores advindos da tecnologias leves. Referenciais como acolhimento, vínculo, responsabilização, negociação, estímulo à autonomia do paciente nos mostram que é possível criar novas ‘marcas’ que possam contribuir para a construção de uma clínica ampliada.Universidade Federal FluminenseRibeiro Guedes, CarlaCabral do Nascimento, Marilene2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/146DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol 08, N. 1 (Julho/Dezembro), 2016)1984-5073reponame:Diversitatesinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/146/100info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-11T20:45:26ZRevistahttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1PUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma clínica ampliada na formação médica: uma experiência de ensino |
title |
Por uma clínica ampliada na formação médica: uma experiência de ensino |
spellingShingle |
Por uma clínica ampliada na formação médica: uma experiência de ensino Ribeiro Guedes, Carla |
title_short |
Por uma clínica ampliada na formação médica: uma experiência de ensino |
title_full |
Por uma clínica ampliada na formação médica: uma experiência de ensino |
title_fullStr |
Por uma clínica ampliada na formação médica: uma experiência de ensino |
title_full_unstemmed |
Por uma clínica ampliada na formação médica: uma experiência de ensino |
title_sort |
Por uma clínica ampliada na formação médica: uma experiência de ensino |
author |
Ribeiro Guedes, Carla |
author_facet |
Ribeiro Guedes, Carla Cabral do Nascimento, Marilene |
author_role |
author |
author2 |
Cabral do Nascimento, Marilene |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro Guedes, Carla Cabral do Nascimento, Marilene |
description |
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de ensino na graduação de medicina, focada na aquisição de habilidades e competências no âmbito das tecnologias leves, caracterizada pelos modos relacionais de agir no ato de cuidar. Com uma metodologia ativa, a disciplina visa o desenvolvimento de atividades educativas, através de grupos de sala de espera, nos ambulatórios de um hospital universitário, de uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro. Concluímos constatando que podemos produzir novos sentidos para o cuidado médico ao introduzir na formação marcadores advindos da tecnologias leves. Referenciais como acolhimento, vínculo, responsabilização, negociação, estímulo à autonomia do paciente nos mostram que é possível criar novas ‘marcas’ que possam contribuir para a construção de uma clínica ampliada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/146 |
url |
http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/146/100 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol 08, N. 1 (Julho/Dezembro), 2016) 1984-5073 reponame:Diversitates instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Diversitates |
collection |
Diversitates |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820586067296256 |