Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho Reis Neves, Vivian
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Koifman, Lilian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitates
Texto Completo: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/257
Resumo: Introdução: A transformação dos processos de formação através da articulação entre sistema de saúde e instituições formadoras para superar a formação hegemônica, culminaram nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Objetivo: Identificar o perfil de egressos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), sua caracterização e vivências dos estágios obrigatórios e disciplinas de Trabalho de Campo Supervisionado (TCS). Metodologia: A população da pesquisa compreendeu 61 egressos graduados entre os anos de 2015 e 2018. Os dados foram coletados através de questionário eletrônico. Resultados: Os estágios e TCS são importantes, contudo as experiências foram consideradas boas ou regulares. Ambos ajudaram na escolha da área de atuação, ampliação de conhecimentos e no relacionamento com o outro. Conclusões: A inserção nos cenários de prática ao início da graduação garante ao aluno a reflexão e a problematização de questões fundamentais do ambiente de trabalho.
id UFF-17_b257cb917dad7351c099eadf763a486f
oai_identifier_str oai:ojs.uff.br:article/257
network_acronym_str UFF-17
network_name_str Diversitates
repository_id_str
spelling Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressosIntrodução: A transformação dos processos de formação através da articulação entre sistema de saúde e instituições formadoras para superar a formação hegemônica, culminaram nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Objetivo: Identificar o perfil de egressos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), sua caracterização e vivências dos estágios obrigatórios e disciplinas de Trabalho de Campo Supervisionado (TCS). Metodologia: A população da pesquisa compreendeu 61 egressos graduados entre os anos de 2015 e 2018. Os dados foram coletados através de questionário eletrônico. Resultados: Os estágios e TCS são importantes, contudo as experiências foram consideradas boas ou regulares. Ambos ajudaram na escolha da área de atuação, ampliação de conhecimentos e no relacionamento com o outro. Conclusões: A inserção nos cenários de prática ao início da graduação garante ao aluno a reflexão e a problematização de questões fundamentais do ambiente de trabalho.Universidade Federal Fluminensede Carvalho Reis Neves, VivianKoifman, Lilian2019-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/25710.53357/VHAE4137DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol 10, N 2 (Maio/Agosto), 2018; 29-431984-5073reponame:Diversitatesinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/257/141Direitos autorais 2019 DIVERSITATES International Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-08T12:49:23Zoai:ojs.uff.br:article/257Revistahttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1PUBhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/oaidiversitatesij@gmail.com||1984-50731984-5073opendoar:2022-02-08T12:49:23Diversitates - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos
title Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos
spellingShingle Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos
de Carvalho Reis Neves, Vivian
title_short Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos
title_full Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos
title_fullStr Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos
title_full_unstemmed Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos
title_sort Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos
author de Carvalho Reis Neves, Vivian
author_facet de Carvalho Reis Neves, Vivian
Koifman, Lilian
author_role author
author2 Koifman, Lilian
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho Reis Neves, Vivian
Koifman, Lilian
dc.subject.none.fl_str_mv

description Introdução: A transformação dos processos de formação através da articulação entre sistema de saúde e instituições formadoras para superar a formação hegemônica, culminaram nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Objetivo: Identificar o perfil de egressos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), sua caracterização e vivências dos estágios obrigatórios e disciplinas de Trabalho de Campo Supervisionado (TCS). Metodologia: A população da pesquisa compreendeu 61 egressos graduados entre os anos de 2015 e 2018. Os dados foram coletados através de questionário eletrônico. Resultados: Os estágios e TCS são importantes, contudo as experiências foram consideradas boas ou regulares. Ambos ajudaram na escolha da área de atuação, ampliação de conhecimentos e no relacionamento com o outro. Conclusões: A inserção nos cenários de prática ao início da graduação garante ao aluno a reflexão e a problematização de questões fundamentais do ambiente de trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-14
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/257
10.53357/VHAE4137
url http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/257
identifier_str_mv 10.53357/VHAE4137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/257/141
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 DIVERSITATES International Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 DIVERSITATES International Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv DIVERSITATES International Journal; Diversitates, Vol 10, N 2 (Maio/Agosto), 2018; 29-43
1984-5073
reponame:Diversitates
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Diversitates
collection Diversitates
repository.name.fl_str_mv Diversitates - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv diversitatesij@gmail.com||
_version_ 1797067670467641344