Formação em saúde através da inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho Reis Neves, Vivian
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Koifman, Lilian
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Diversitates
Texto Completo: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/257
Resumo: Introdução: A transformação dos processos de formação através da articulação entre sistema de saúde e instituições formadoras para superar a formação hegemônica, culminaram nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Objetivo: Identificar o perfil de egressos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), sua caracterização e vivências dos estágios obrigatórios e disciplinas de Trabalho de Campo Supervisionado (TCS). Metodologia: A população da pesquisa compreendeu 61 egressos graduados entre os anos de 2015 e 2018. Os dados foram coletados através de questionário eletrônico. Resultados: Os estágios e TCS são importantes, contudo as experiências foram consideradas boas ou regulares. Ambos ajudaram na escolha da área de atuação, ampliação de conhecimentos e no relacionamento com o outro. Conclusões: A inserção nos cenários de prática ao início da graduação garante ao aluno a reflexão e a problematização de questões fundamentais do ambiente de trabalho.
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