Editorial - O estigma da doença mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçais, Guilherme
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Diversitates
Texto Completo: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/287
Resumo: Desde 2015, o mês de setembro nos convoca a pensar em um delicado tema da saúde mental. O então chamado “setembro amarelo” é uma campanha que visa a conscientização de diversos setores da sociedade para o risco de suicídio e de alternativas para prevenção. Para muitos, o aumento de casos de tentativas de suicídio e, consequentemente, aumento dos casos de morte por esse fenômeno tem diversas explicações. Não raro, ouvimos dizer que: problemas financeiros, dificuldades nas relações interpessoais e consumo abusivo de drogas teriam contribuído para o alarmante aumento do número de suicídios no país.  Considerando a complexidade do tema, mais fatores estariam envolvidos e este editorial seria pouco para abordar todos eles. Mesmo assim, aproveito para comentar um fato que comprovadamente leva não só ao aumento do risco de suicídio como também à precariedade em sua abordagem: a dificuldade dos pacientes no acesso aos dispositivos de tratamento em saúde mental.
id UFF-17_ef624b8a670653dd463c57b1f520f730
oai_identifier_str oai:ojs.uff.br:article/287
network_acronym_str UFF-17
network_name_str Diversitates
repository_id_str
spelling Editorial - O estigma da doença mentalDesde 2015, o mês de setembro nos convoca a pensar em um delicado tema da saúde mental. O então chamado “setembro amarelo” é uma campanha que visa a conscientização de diversos setores da sociedade para o risco de suicídio e de alternativas para prevenção. Para muitos, o aumento de casos de tentativas de suicídio e, consequentemente, aumento dos casos de morte por esse fenômeno tem diversas explicações. Não raro, ouvimos dizer que: problemas financeiros, dificuldades nas relações interpessoais e consumo abusivo de drogas teriam contribuído para o alarmante aumento do número de suicídios no país.  Considerando a complexidade do tema, mais fatores estariam envolvidos e este editorial seria pouco para abordar todos eles. Mesmo assim, aproveito para comentar um fato que comprovadamente leva não só ao aumento do risco de suicídio como também à precariedade em sua abordagem: a dificuldade dos pacientes no acesso aos dispositivos de tratamento em saúde mental.Universidade Federal FluminenseGonçais, Guilherme2019-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/287DIVERSITATES International Journal; Diversitates , Vol 11, N 1 (Janeiro/Junho), 2019; 1-21984-5073reponame:Diversitatesinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/287/153Direitos autorais 2019 DIVERSITATES International Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-11T20:38:32ZRevistahttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1PUB
dc.title.none.fl_str_mv Editorial - O estigma da doença mental
title Editorial - O estigma da doença mental
spellingShingle Editorial - O estigma da doença mental
Gonçais, Guilherme
title_short Editorial - O estigma da doença mental
title_full Editorial - O estigma da doença mental
title_fullStr Editorial - O estigma da doença mental
title_full_unstemmed Editorial - O estigma da doença mental
title_sort Editorial - O estigma da doença mental
author Gonçais, Guilherme
author_facet Gonçais, Guilherme
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçais, Guilherme
description Desde 2015, o mês de setembro nos convoca a pensar em um delicado tema da saúde mental. O então chamado “setembro amarelo” é uma campanha que visa a conscientização de diversos setores da sociedade para o risco de suicídio e de alternativas para prevenção. Para muitos, o aumento de casos de tentativas de suicídio e, consequentemente, aumento dos casos de morte por esse fenômeno tem diversas explicações. Não raro, ouvimos dizer que: problemas financeiros, dificuldades nas relações interpessoais e consumo abusivo de drogas teriam contribuído para o alarmante aumento do número de suicídios no país.  Considerando a complexidade do tema, mais fatores estariam envolvidos e este editorial seria pouco para abordar todos eles. Mesmo assim, aproveito para comentar um fato que comprovadamente leva não só ao aumento do risco de suicídio como também à precariedade em sua abordagem: a dificuldade dos pacientes no acesso aos dispositivos de tratamento em saúde mental.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/287
url http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/287/153
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 DIVERSITATES International Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 DIVERSITATES International Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv DIVERSITATES International Journal; Diversitates , Vol 11, N 1 (Janeiro/Junho), 2019; 1-2
1984-5073
reponame:Diversitates
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Diversitates
collection Diversitates
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820586007527424