Circo, murga e tango em Buenos Aires: Processos de ressurgimento e Arte Popular da pós-ditadura (1983)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antropolítica (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41682 |
Resumo: | O presente trabalho analisa as práticas artísticas em Buenos Aires relativas ao circo, ao tango-dança e à murga, a partir do período da pós-ditadura e da transição democrática, que se inicia, no caso da Argentina, no ano de 1983. De modo específico, abordamos distintas narrativas que descrevem este período como um momento de “ressurgimento” dos referidos gêneros populares através de novos espaços e instâncias de participação pública que tinham sido vedadas pelo governo militar. Propomos que embora possam ser identificados diferentes aspectos em comum neste processo de “ressurgimento”, cada um destes gêneros populares se caracteriza pelo desenvolvimento de uma formação cultural particular. Neste sentido, consideramos essas formações culturais em relação ao contexto sociopolítico em que se situam, ao mesmo tempo que destacamos algumas semelhanças que observamos entre formações culturais aparentemente muito diferentes entre si. |
id |
UFF-18_d7e127e48304227041394552ecd5b667 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41682 |
network_acronym_str |
UFF-18 |
network_name_str |
Antropolítica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Circo, murga e tango em Buenos Aires: Processos de ressurgimento e Arte Popular da pós-ditadura (1983)Processos de ressurgimentoFormações CulturaisGêneros popularesO presente trabalho analisa as práticas artísticas em Buenos Aires relativas ao circo, ao tango-dança e à murga, a partir do período da pós-ditadura e da transição democrática, que se inicia, no caso da Argentina, no ano de 1983. De modo específico, abordamos distintas narrativas que descrevem este período como um momento de “ressurgimento” dos referidos gêneros populares através de novos espaços e instâncias de participação pública que tinham sido vedadas pelo governo militar. Propomos que embora possam ser identificados diferentes aspectos em comum neste processo de “ressurgimento”, cada um destes gêneros populares se caracteriza pelo desenvolvimento de uma formação cultural particular. Neste sentido, consideramos essas formações culturais em relação ao contexto sociopolítico em que se situam, ao mesmo tempo que destacamos algumas semelhanças que observamos entre formações culturais aparentemente muito diferentes entre si.Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense2016-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/4168210.22409/antropolitica2015.0i38.a41682Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia; n. 38 (2015)2179-73311414-737810.22409/antropolitica2015.0i38reponame:Antropolítica (Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41682/23723Infantino, JulietaMorel, Hernáninfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-24T15:28:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/41682Revistahttp://www.revistas.uff.br/index.php/antropoliticaPUBhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/oaiperiodicos@proppi.uff.br||antropoliticauff@gmail.com||lauragraziela@gmail.com2179-73312179-7331opendoar:2017-08-24T15:28:01Antropolítica (Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Circo, murga e tango em Buenos Aires: Processos de ressurgimento e Arte Popular da pós-ditadura (1983) |
title |
Circo, murga e tango em Buenos Aires: Processos de ressurgimento e Arte Popular da pós-ditadura (1983) |
spellingShingle |
Circo, murga e tango em Buenos Aires: Processos de ressurgimento e Arte Popular da pós-ditadura (1983) Infantino, Julieta Processos de ressurgimento Formações Culturais Gêneros populares |
title_short |
Circo, murga e tango em Buenos Aires: Processos de ressurgimento e Arte Popular da pós-ditadura (1983) |
title_full |
Circo, murga e tango em Buenos Aires: Processos de ressurgimento e Arte Popular da pós-ditadura (1983) |
title_fullStr |
Circo, murga e tango em Buenos Aires: Processos de ressurgimento e Arte Popular da pós-ditadura (1983) |
title_full_unstemmed |
Circo, murga e tango em Buenos Aires: Processos de ressurgimento e Arte Popular da pós-ditadura (1983) |
title_sort |
Circo, murga e tango em Buenos Aires: Processos de ressurgimento e Arte Popular da pós-ditadura (1983) |
author |
Infantino, Julieta |
author_facet |
Infantino, Julieta Morel, Hernán |
author_role |
author |
author2 |
Morel, Hernán |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Infantino, Julieta Morel, Hernán |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos de ressurgimento Formações Culturais Gêneros populares |
topic |
Processos de ressurgimento Formações Culturais Gêneros populares |
description |
O presente trabalho analisa as práticas artísticas em Buenos Aires relativas ao circo, ao tango-dança e à murga, a partir do período da pós-ditadura e da transição democrática, que se inicia, no caso da Argentina, no ano de 1983. De modo específico, abordamos distintas narrativas que descrevem este período como um momento de “ressurgimento” dos referidos gêneros populares através de novos espaços e instâncias de participação pública que tinham sido vedadas pelo governo militar. Propomos que embora possam ser identificados diferentes aspectos em comum neste processo de “ressurgimento”, cada um destes gêneros populares se caracteriza pelo desenvolvimento de uma formação cultural particular. Neste sentido, consideramos essas formações culturais em relação ao contexto sociopolítico em que se situam, ao mesmo tempo que destacamos algumas semelhanças que observamos entre formações culturais aparentemente muito diferentes entre si. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41682 10.22409/antropolitica2015.0i38.a41682 |
url |
https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41682 |
identifier_str_mv |
10.22409/antropolitica2015.0i38.a41682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41682/23723 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense |
dc.source.none.fl_str_mv |
Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia; n. 38 (2015) 2179-7331 1414-7378 10.22409/antropolitica2015.0i38 reponame:Antropolítica (Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Antropolítica (Online) |
collection |
Antropolítica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Antropolítica (Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@proppi.uff.br||antropoliticauff@gmail.com||lauragraziela@gmail.com |
_version_ |
1797068793638289408 |