Memórias televisivas enquanto estratégia de formação docente para a mídia-educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Sandro Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9771
Resumo: O artigo discute a importância do uso da memória televisiva como instrumento de qualificação profissional. Relata as vivências ocorridas em um curso de formação continuada voltada para professores de escolas públicas da cidade de Natal/RN, no qual o uso educativo da mídia televisiva esteve no centro das atenções. Recorda a memória televisiva da professora Amélie, participante do curso, cujos escritos revelam histórias significativas do seu contato com a TV, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Considera o emprego das memórias televisivas como medida eficaz na formação docente no campo da mídia-educação, permitindo a instalação de um processo auto-avaliativo pelo professor, o que ocasiona um redimensionamento da sua ação docente a partir de um viés crítico e reflexivo.
id UFF-19_591530144de4f1f377c814df95f4d8c5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9771
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling Memórias televisivas enquanto estratégia de formação docente para a mídia-educaçãoMemória televisivaMídia-EducaçãoFormação DocenteO artigo discute a importância do uso da memória televisiva como instrumento de qualificação profissional. Relata as vivências ocorridas em um curso de formação continuada voltada para professores de escolas públicas da cidade de Natal/RN, no qual o uso educativo da mídia televisiva esteve no centro das atenções. Recorda a memória televisiva da professora Amélie, participante do curso, cujos escritos revelam histórias significativas do seu contato com a TV, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Considera o emprego das memórias televisivas como medida eficaz na formação docente no campo da mídia-educação, permitindo a instalação de um processo auto-avaliativo pelo professor, o que ocasiona um redimensionamento da sua ação docente a partir de um viés crítico e reflexivo.ABEC2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/977110.22409/ppgmc.v8i8.9771Revista Mídia e Cotidiano; v. 8 n. 8 (2016): Revista Mídia e Cotidiano; 137-1582178-602X10.22409/ppgmc.v8i8reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9771/6899Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Testeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Sandro Silva2018-06-28T15:21:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9771Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2018-06-28T15:21:56Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias televisivas enquanto estratégia de formação docente para a mídia-educação
title Memórias televisivas enquanto estratégia de formação docente para a mídia-educação
spellingShingle Memórias televisivas enquanto estratégia de formação docente para a mídia-educação
Cordeiro, Sandro Silva
Memória televisiva
Mídia-Educação
Formação Docente
title_short Memórias televisivas enquanto estratégia de formação docente para a mídia-educação
title_full Memórias televisivas enquanto estratégia de formação docente para a mídia-educação
title_fullStr Memórias televisivas enquanto estratégia de formação docente para a mídia-educação
title_full_unstemmed Memórias televisivas enquanto estratégia de formação docente para a mídia-educação
title_sort Memórias televisivas enquanto estratégia de formação docente para a mídia-educação
author Cordeiro, Sandro Silva
author_facet Cordeiro, Sandro Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Sandro Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Memória televisiva
Mídia-Educação
Formação Docente
topic Memória televisiva
Mídia-Educação
Formação Docente
description O artigo discute a importância do uso da memória televisiva como instrumento de qualificação profissional. Relata as vivências ocorridas em um curso de formação continuada voltada para professores de escolas públicas da cidade de Natal/RN, no qual o uso educativo da mídia televisiva esteve no centro das atenções. Recorda a memória televisiva da professora Amélie, participante do curso, cujos escritos revelam histórias significativas do seu contato com a TV, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Considera o emprego das memórias televisivas como medida eficaz na formação docente no campo da mídia-educação, permitindo a instalação de um processo auto-avaliativo pelo professor, o que ocasiona um redimensionamento da sua ação docente a partir de um viés crítico e reflexivo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9771
10.22409/ppgmc.v8i8.9771
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9771
identifier_str_mv 10.22409/ppgmc.v8i8.9771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9771/6899
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 8 n. 8 (2016): Revista Mídia e Cotidiano; 137-158
2178-602X
10.22409/ppgmc.v8i8
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053444602724352