Fotojornalismo e representações da educação: as narrativas sobre o contexto de precariedade no ensino remoto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pernisa Júnior, Carlos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Figueira Leal, Paulo Roberto, Ferreira Campos, Monique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/49547
Resumo: This paper intends to analyse the photographs that circulated in digital environments by O Globo and Folha de S.Paulo newspapers during the year 2020 addressed to the theme of education. We seek to understand how those vehicles aproached the precarius conditions from which the students built visual narratives about the lack of access to education in the pandemic context. It is a study focused on the compositional aspects engaged in news photography about the remote education in Brazil, it is also focused in the identity and difference meanings. For this purpose, the content analysis has been used. Therefore, we seek to ground our analysis on constructionist journalism, culturalist, Photography-expression theories, and also in the studies on mediatized society.
id UFF-19_5a460e6817247097447dbf7aa93e1e8a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49547
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling Fotojornalismo e representações da educação: as narrativas sobre o contexto de precariedade no ensino remoto brasileiroFotojornalismo, Midiatização, Educação, Representação social, Alteridade.This paper intends to analyse the photographs that circulated in digital environments by O Globo and Folha de S.Paulo newspapers during the year 2020 addressed to the theme of education. We seek to understand how those vehicles aproached the precarius conditions from which the students built visual narratives about the lack of access to education in the pandemic context. It is a study focused on the compositional aspects engaged in news photography about the remote education in Brazil, it is also focused in the identity and difference meanings. For this purpose, the content analysis has been used. Therefore, we seek to ground our analysis on constructionist journalism, culturalist, Photography-expression theories, and also in the studies on mediatized society.El presente artículo se dedica a analizar las fotografías que se han divulgado en los ambientes digitales de los periódicos O Globo y Folha de S.Paulo del año 2020 direccionadas al tema de la educación. Buscamos comprender como los vehículos han abordado las condiciones de precariedad de los estudiantes en la construcción de las narrativas visuales sobre la falta de acceso a la educación en el período de la pandemia. Se trata de un estudio volcado hacia los elementos compositivos movilizados en las imágenes periodísticas sobre la enseñanza remota en Brasil, en las significaciones de la identidad y de la diferencia, utilizándose de la metodología de análisis de contenido. Para tanto, buscamos fundamentar el análisis en las teorías construccionistas del periodismo, culturalistas, de la Fotografía-expresión y también en los estudios sobre la sociedad mediatizada.O presente artigo dedica-se a analisar as fotografias que circularam nos ambientes digitais dos jornais O Globo e Folha de S.Paulo no ano de 2020 direcionadas para o tema da educação. Buscamos compreender como os veículos abordaram as condições de precariedade dos sujeitos educandos na construção das narrativas visuais sobre a falta de acesso à educação no período da pandemia. Trata-se de um estudo voltado para os elementos compositivos mobilizados nas fotografias de notícias sobre o ensino remoto no Brasil, nas significações da identidade e da diferença, utilizando-se da metodologia de análise de conteúdo. Para tanto, buscamos fundamentar a análise nas teorias construcionistas do jornalismo, culturalistas, da Fotografia-expressão e também nos estudos sobre a sociedade midiatizada.ABEC2021-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/4954710.22409/rmc.v15i2.49547Revista Mídia e Cotidiano; v. 15 n. 2: A imagem e seus diálogos: linguagens, deslizamentos e insurgências; 139-1632178-602X10.22409/rmc.v15i2reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/49547/29189Copyright (c) 2021 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPernisa Júnior, CarlosFigueira Leal, Paulo RobertoFerreira Campos, Monique2021-05-18T23:58:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49547Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2021-05-18T23:58:04Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotojornalismo e representações da educação: as narrativas sobre o contexto de precariedade no ensino remoto brasileiro
title Fotojornalismo e representações da educação: as narrativas sobre o contexto de precariedade no ensino remoto brasileiro
spellingShingle Fotojornalismo e representações da educação: as narrativas sobre o contexto de precariedade no ensino remoto brasileiro
Pernisa Júnior, Carlos
Fotojornalismo, Midiatização, Educação, Representação social, Alteridade.
title_short Fotojornalismo e representações da educação: as narrativas sobre o contexto de precariedade no ensino remoto brasileiro
title_full Fotojornalismo e representações da educação: as narrativas sobre o contexto de precariedade no ensino remoto brasileiro
title_fullStr Fotojornalismo e representações da educação: as narrativas sobre o contexto de precariedade no ensino remoto brasileiro
title_full_unstemmed Fotojornalismo e representações da educação: as narrativas sobre o contexto de precariedade no ensino remoto brasileiro
title_sort Fotojornalismo e representações da educação: as narrativas sobre o contexto de precariedade no ensino remoto brasileiro
author Pernisa Júnior, Carlos
author_facet Pernisa Júnior, Carlos
Figueira Leal, Paulo Roberto
Ferreira Campos, Monique
author_role author
author2 Figueira Leal, Paulo Roberto
Ferreira Campos, Monique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pernisa Júnior, Carlos
Figueira Leal, Paulo Roberto
Ferreira Campos, Monique
dc.subject.por.fl_str_mv Fotojornalismo, Midiatização, Educação, Representação social, Alteridade.
topic Fotojornalismo, Midiatização, Educação, Representação social, Alteridade.
description This paper intends to analyse the photographs that circulated in digital environments by O Globo and Folha de S.Paulo newspapers during the year 2020 addressed to the theme of education. We seek to understand how those vehicles aproached the precarius conditions from which the students built visual narratives about the lack of access to education in the pandemic context. It is a study focused on the compositional aspects engaged in news photography about the remote education in Brazil, it is also focused in the identity and difference meanings. For this purpose, the content analysis has been used. Therefore, we seek to ground our analysis on constructionist journalism, culturalist, Photography-expression theories, and also in the studies on mediatized society.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/49547
10.22409/rmc.v15i2.49547
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/49547
identifier_str_mv 10.22409/rmc.v15i2.49547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/49547/29189
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Mídia e Cotidiano
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Mídia e Cotidiano
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 15 n. 2: A imagem e seus diálogos: linguagens, deslizamentos e insurgências; 139-163
2178-602X
10.22409/rmc.v15i2
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053446542589952