Análise da convergência de conteúdos em produtos jornalísticos com presença multiplataforma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Suzana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Fernando Firmino da, Nogueira, Leila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9684
Resumo: O artigo sistematiza discussões sobre convergência jornalística e as emergentes mídias móveis digitais de produção, circulação e consumo de notícias. Parte-se de estudo exploratório e de proposição metodológica, com abordagem centrada nas categorias “distribuição multiplataforma”, “multimidialidade”, “memória” e “interatividade e participação convergente”, para analisar a produção disponibilizada na web, em tablets e em smartphones dos sistemas operacionais Android e iOS. Na fase de prospecção da pesquisa foram avaliados os casos The New York Times e Folha de S. Paulo e, em fase posterior, de forma complementar, observaram-se aplicativos autóctones como O Globo a Mais e Estadão Noite. Os resultados indicam que ainda há um alto nível de transposição na distribuição multiplataforma para mídias móveis (tablets e smartphones), mas também há certo grau de inovação.
id UFF-19_89e484fdb0e0af8f46ffd4d964fb4cbe
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9684
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling Análise da convergência de conteúdos em produtos jornalísticos com presença multiplataformaO artigo sistematiza discussões sobre convergência jornalística e as emergentes mídias móveis digitais de produção, circulação e consumo de notícias. Parte-se de estudo exploratório e de proposição metodológica, com abordagem centrada nas categorias “distribuição multiplataforma”, “multimidialidade”, “memória” e “interatividade e participação convergente”, para analisar a produção disponibilizada na web, em tablets e em smartphones dos sistemas operacionais Android e iOS. Na fase de prospecção da pesquisa foram avaliados os casos The New York Times e Folha de S. Paulo e, em fase posterior, de forma complementar, observaram-se aplicativos autóctones como O Globo a Mais e Estadão Noite. Os resultados indicam que ainda há um alto nível de transposição na distribuição multiplataforma para mídias móveis (tablets e smartphones), mas também há certo grau de inovação.ABEC2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/968410.22409/ppgmc.v2i2.9684Revista Mídia e Cotidiano; v. 2 n. 2 (2013): Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano; 241-2642178-602X10.22409/ppgmc.v2i2reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9684/6806https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9684/6807Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Testeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, SuzanaSilva, Fernando Firmino daNogueira, Leila2018-06-28T14:21:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9684Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2018-06-28T14:21:26Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da convergência de conteúdos em produtos jornalísticos com presença multiplataforma
title Análise da convergência de conteúdos em produtos jornalísticos com presença multiplataforma
spellingShingle Análise da convergência de conteúdos em produtos jornalísticos com presença multiplataforma
Barbosa, Suzana
title_short Análise da convergência de conteúdos em produtos jornalísticos com presença multiplataforma
title_full Análise da convergência de conteúdos em produtos jornalísticos com presença multiplataforma
title_fullStr Análise da convergência de conteúdos em produtos jornalísticos com presença multiplataforma
title_full_unstemmed Análise da convergência de conteúdos em produtos jornalísticos com presença multiplataforma
title_sort Análise da convergência de conteúdos em produtos jornalísticos com presença multiplataforma
author Barbosa, Suzana
author_facet Barbosa, Suzana
Silva, Fernando Firmino da
Nogueira, Leila
author_role author
author2 Silva, Fernando Firmino da
Nogueira, Leila
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Suzana
Silva, Fernando Firmino da
Nogueira, Leila
description O artigo sistematiza discussões sobre convergência jornalística e as emergentes mídias móveis digitais de produção, circulação e consumo de notícias. Parte-se de estudo exploratório e de proposição metodológica, com abordagem centrada nas categorias “distribuição multiplataforma”, “multimidialidade”, “memória” e “interatividade e participação convergente”, para analisar a produção disponibilizada na web, em tablets e em smartphones dos sistemas operacionais Android e iOS. Na fase de prospecção da pesquisa foram avaliados os casos The New York Times e Folha de S. Paulo e, em fase posterior, de forma complementar, observaram-se aplicativos autóctones como O Globo a Mais e Estadão Noite. Os resultados indicam que ainda há um alto nível de transposição na distribuição multiplataforma para mídias móveis (tablets e smartphones), mas também há certo grau de inovação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9684
10.22409/ppgmc.v2i2.9684
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9684
identifier_str_mv 10.22409/ppgmc.v2i2.9684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9684/6806
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9684/6807
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 2 n. 2 (2013): Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano; 241-264
2178-602X
10.22409/ppgmc.v2i2
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053444121427968