Os influenciadores digitais como estratégia para produção de conteúdo na era da publicidade multiplataforma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/190062 |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender qual o potencial dos influenciadores digitais no contexto da publicidade multiplataforma, a partir de estudo da Nike, que faz uso de estratégias que integram diferentes canais em sua comunicação, investindo cada vez mais em mídias digitais. Inicialmente foi apresentada a relação existente entre publicidade, tecnologia e sociedade, contextualizando a evolução paralela de ambos elementos. Na sequência, é apresentado o conceito de prosumers enquanto formadores de opinião, e sua contextualização nas redes sociais, que os configura como influenciadores digitais. Faz-se então um Estudo de Caso articulado à Análise de Conteúdo que tem por objetivo investigar o potencial dialógico dos prosumers como consequência da estratégia empregada pela Nike em sua comunicação multiplataforma. O estudo foi baseado no aplicativo Nike+ Run Club articulado à análise de dois perfis do Instagram. Os resultados encontrados evidenciaram a importância das pessoas no processo comunicacional das marcas. Percebeu-se que consumidores, além de serem impactados pela publicidade, têm a possibilidade de atuarem no processo comunicacional de forma dialógica. |
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Bombonatto, Evelin SilveiraRodrigues, André Iribure2019-04-05T04:14:12Z2018http://hdl.handle.net/10183/190062001090546O presente trabalho busca compreender qual o potencial dos influenciadores digitais no contexto da publicidade multiplataforma, a partir de estudo da Nike, que faz uso de estratégias que integram diferentes canais em sua comunicação, investindo cada vez mais em mídias digitais. Inicialmente foi apresentada a relação existente entre publicidade, tecnologia e sociedade, contextualizando a evolução paralela de ambos elementos. Na sequência, é apresentado o conceito de prosumers enquanto formadores de opinião, e sua contextualização nas redes sociais, que os configura como influenciadores digitais. Faz-se então um Estudo de Caso articulado à Análise de Conteúdo que tem por objetivo investigar o potencial dialógico dos prosumers como consequência da estratégia empregada pela Nike em sua comunicação multiplataforma. O estudo foi baseado no aplicativo Nike+ Run Club articulado à análise de dois perfis do Instagram. Os resultados encontrados evidenciaram a importância das pessoas no processo comunicacional das marcas. Percebeu-se que consumidores, além de serem impactados pela publicidade, têm a possibilidade de atuarem no processo comunicacional de forma dialógica.This study aims to understand the potential of digital influencers in the context of multiplatform advertising, based on a study by Nike, which makes use of strategies that integrate different channels in their communication, investing increasingly in digital media. Initially, the relationship between advertising, technology and society was presented, contextualizing the parallel evolution of both elements. Following is the concept of prosumers as opinion makers, and their contextualization in digital media, which configures them as digital influencers. A Case Study articulates to Content Analysis that aims to investigate the dialogical potential of prosumers as a consequence of the strategy employed by Nike in its multiplatform communication. The study was based on the Nike + Run Club application articulated to the analysis of two Instagram profiles. The results showed the importance of the people in the communicational process of the brands. It was noticed that consumers, in addition to being impacted by advertising, have the possibility to act in the communicational process in a dialogical way.application/pdfporInfluenciador digitalEstratégia de comunicaçãoAdvertisingInstagramNikeDigital InfluencerProsumerOs influenciadores digitais como estratégia para produção de conteúdo na era da publicidade multiplataformainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001090546.pdf.txt001090546.pdf.txtExtracted Texttext/plain175141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190062/2/001090546.pdf.txtd51707e86276f95d79520c9dab7ead3bMD52ORIGINAL001090546.pdfTexto completoapplication/pdf1322740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/190062/1/001090546.pdf8119592821cd31c85b1ba3145078c74bMD5110183/1900622019-04-06 04:34:33.282213oai:www.lume.ufrgs.br:10183/190062Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-06T07:34:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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