Os influenciadores digitais como estratégia para produção de conteúdo na era da publicidade multiplataforma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bombonatto, Evelin Silveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/190062
Resumo: O presente trabalho busca compreender qual o potencial dos influenciadores digitais no contexto da publicidade multiplataforma, a partir de estudo da Nike, que faz uso de estratégias que integram diferentes canais em sua comunicação, investindo cada vez mais em mídias digitais. Inicialmente foi apresentada a relação existente entre publicidade, tecnologia e sociedade, contextualizando a evolução paralela de ambos elementos. Na sequência, é apresentado o conceito de prosumers enquanto formadores de opinião, e sua contextualização nas redes sociais, que os configura como influenciadores digitais. Faz-se então um Estudo de Caso articulado à Análise de Conteúdo que tem por objetivo investigar o potencial dialógico dos prosumers como consequência da estratégia empregada pela Nike em sua comunicação multiplataforma. O estudo foi baseado no aplicativo Nike+ Run Club articulado à análise de dois perfis do Instagram. Os resultados encontrados evidenciaram a importância das pessoas no processo comunicacional das marcas. Percebeu-se que consumidores, além de serem impactados pela publicidade, têm a possibilidade de atuarem no processo comunicacional de forma dialógica.
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