Internet das Coisas: Um olhar para o consumidor das Gerações Y e Z e para a nova concepção de tempo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mídia.e.Cotidiano |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38684 |
Resumo: | Este artigo aborda concepções que estão em constante mudança no indivíduo pós-moderno, visto como uma figura fragmentada que apresenta transformações contínuas em suas relações pessoais e também com objetos conectados, sob a perspectiva da Internet das Coisas. Nosso objetivo é investigar o perfil do jovem consumidor dessas inovações, as Gerações Y e Z. Para tanto, correlacionamos pós-modernismo às novas tecnologias e ao consumo, tendo fundamentação em: Bauman (1998, 2001 e 2007), Giddens (1991), Hall (2011), Harvey (2000), Lemos (2002 e 2013), Levy (2010) e Santaella (2013). O estudo é relevante ao refletirmos de que forma as modernas tecnologias de informação e comunicação irão reconfigurar ainda mais a sociedade, moldada sob um novo tempo proporcionado pela globalização e pela ubiquidade. |
id |
UFF-19_9732ffc4b0112c684d2e3a9d89f4fff0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38684 |
network_acronym_str |
UFF-19 |
network_name_str |
Mídia.e.Cotidiano |
repository_id_str |
|
spelling |
Internet das Coisas: Um olhar para o consumidor das Gerações Y e Z e para a nova concepção de tempoComunicaçãoPós-modernidadeConsumoNovas tecnologias da comunicação.Este artigo aborda concepções que estão em constante mudança no indivíduo pós-moderno, visto como uma figura fragmentada que apresenta transformações contínuas em suas relações pessoais e também com objetos conectados, sob a perspectiva da Internet das Coisas. Nosso objetivo é investigar o perfil do jovem consumidor dessas inovações, as Gerações Y e Z. Para tanto, correlacionamos pós-modernismo às novas tecnologias e ao consumo, tendo fundamentação em: Bauman (1998, 2001 e 2007), Giddens (1991), Hall (2011), Harvey (2000), Lemos (2002 e 2013), Levy (2010) e Santaella (2013). O estudo é relevante ao refletirmos de que forma as modernas tecnologias de informação e comunicação irão reconfigurar ainda mais a sociedade, moldada sob um novo tempo proporcionado pela globalização e pela ubiquidade.ABEC2020-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/3868410.22409/rmc.v14i2.38684Revista Mídia e Cotidiano; v. 14 n. 2 (2020): Jornalismo e Literatura: paradigmas e novas dimensões; 184-2052178-602X10.22409/rmc.v14i2reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38684/24187Copyright (c) 2020 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Grace daSergl, Marcos Júlio2020-05-29T17:36:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/38684Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2020-05-29T17:36:22Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internet das Coisas: Um olhar para o consumidor das Gerações Y e Z e para a nova concepção de tempo |
title |
Internet das Coisas: Um olhar para o consumidor das Gerações Y e Z e para a nova concepção de tempo |
spellingShingle |
Internet das Coisas: Um olhar para o consumidor das Gerações Y e Z e para a nova concepção de tempo Cunha, Grace da Comunicação Pós-modernidade Consumo Novas tecnologias da comunicação. |
title_short |
Internet das Coisas: Um olhar para o consumidor das Gerações Y e Z e para a nova concepção de tempo |
title_full |
Internet das Coisas: Um olhar para o consumidor das Gerações Y e Z e para a nova concepção de tempo |
title_fullStr |
Internet das Coisas: Um olhar para o consumidor das Gerações Y e Z e para a nova concepção de tempo |
title_full_unstemmed |
Internet das Coisas: Um olhar para o consumidor das Gerações Y e Z e para a nova concepção de tempo |
title_sort |
Internet das Coisas: Um olhar para o consumidor das Gerações Y e Z e para a nova concepção de tempo |
author |
Cunha, Grace da |
author_facet |
Cunha, Grace da Sergl, Marcos Júlio |
author_role |
author |
author2 |
Sergl, Marcos Júlio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Grace da Sergl, Marcos Júlio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Pós-modernidade Consumo Novas tecnologias da comunicação. |
topic |
Comunicação Pós-modernidade Consumo Novas tecnologias da comunicação. |
description |
Este artigo aborda concepções que estão em constante mudança no indivíduo pós-moderno, visto como uma figura fragmentada que apresenta transformações contínuas em suas relações pessoais e também com objetos conectados, sob a perspectiva da Internet das Coisas. Nosso objetivo é investigar o perfil do jovem consumidor dessas inovações, as Gerações Y e Z. Para tanto, correlacionamos pós-modernismo às novas tecnologias e ao consumo, tendo fundamentação em: Bauman (1998, 2001 e 2007), Giddens (1991), Hall (2011), Harvey (2000), Lemos (2002 e 2013), Levy (2010) e Santaella (2013). O estudo é relevante ao refletirmos de que forma as modernas tecnologias de informação e comunicação irão reconfigurar ainda mais a sociedade, moldada sob um novo tempo proporcionado pela globalização e pela ubiquidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38684 10.22409/rmc.v14i2.38684 |
url |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38684 |
identifier_str_mv |
10.22409/rmc.v14i2.38684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/38684/24187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Mídia e Cotidiano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Mídia e Cotidiano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mídia e Cotidiano; v. 14 n. 2 (2020): Jornalismo e Literatura: paradigmas e novas dimensões; 184-205 2178-602X 10.22409/rmc.v14i2 reponame:Mídia.e.Cotidiano instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Mídia.e.Cotidiano |
collection |
Mídia.e.Cotidiano |
repository.name.fl_str_mv |
Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com |
_version_ |
1797053445958533120 |