O retrato do Brasil no jornal The New York Times

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fensterseifer, Karina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vanc, Antoaneta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9732
Resumo: A forma como um país é retratado pelos meios de comunicação pode afetar a imagem do mesmo internacionalmente. Estereótipos podem ser formados e reforçados dependendo de como informações sobre o país são enquadradas pela mídia. Uma análise de conteúdo revelou que, em 2013, ao retratar o Brasil, o The New York Times cobriu temas como futebol e Copa do Mundo, política e governo, instabilidade social, crime e violência, economia e cultura. Os resultados deste estudo mostram que o Brasil foi retratado como o país do futebol, apaixonado por seus jogadores, mas violento e com grandes contrastes sociais. Ao cobrir apenas um número limitado de temas, ignorando outros, o The New York Times reforça antigos estereótipos e restringe as possibilidades do Brasil se apresentar ao mundo de forma diferente.
id UFF-19_a5f8dacb144fe016d0aa05114aa170f5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9732
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling O retrato do Brasil no jornal The New York TimesA forma como um país é retratado pelos meios de comunicação pode afetar a imagem do mesmo internacionalmente. Estereótipos podem ser formados e reforçados dependendo de como informações sobre o país são enquadradas pela mídia. Uma análise de conteúdo revelou que, em 2013, ao retratar o Brasil, o The New York Times cobriu temas como futebol e Copa do Mundo, política e governo, instabilidade social, crime e violência, economia e cultura. Os resultados deste estudo mostram que o Brasil foi retratado como o país do futebol, apaixonado por seus jogadores, mas violento e com grandes contrastes sociais. Ao cobrir apenas um número limitado de temas, ignorando outros, o The New York Times reforça antigos estereótipos e restringe as possibilidades do Brasil se apresentar ao mundo de forma diferente.ABEC2015-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/973210.22409/ppgmc.v5i5.9732Revista Mídia e Cotidiano; v. 5 n. 5 (2014): Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano2178-602X10.22409/ppgmc.v5i5reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9732/6859https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9732/6860Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Testeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFensterseifer, KarinaVanc, Antoaneta2018-06-28T14:46:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9732Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2018-06-28T14:46:47Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O retrato do Brasil no jornal The New York Times
title O retrato do Brasil no jornal The New York Times
spellingShingle O retrato do Brasil no jornal The New York Times
Fensterseifer, Karina
title_short O retrato do Brasil no jornal The New York Times
title_full O retrato do Brasil no jornal The New York Times
title_fullStr O retrato do Brasil no jornal The New York Times
title_full_unstemmed O retrato do Brasil no jornal The New York Times
title_sort O retrato do Brasil no jornal The New York Times
author Fensterseifer, Karina
author_facet Fensterseifer, Karina
Vanc, Antoaneta
author_role author
author2 Vanc, Antoaneta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fensterseifer, Karina
Vanc, Antoaneta
description A forma como um país é retratado pelos meios de comunicação pode afetar a imagem do mesmo internacionalmente. Estereótipos podem ser formados e reforçados dependendo de como informações sobre o país são enquadradas pela mídia. Uma análise de conteúdo revelou que, em 2013, ao retratar o Brasil, o The New York Times cobriu temas como futebol e Copa do Mundo, política e governo, instabilidade social, crime e violência, economia e cultura. Os resultados deste estudo mostram que o Brasil foi retratado como o país do futebol, apaixonado por seus jogadores, mas violento e com grandes contrastes sociais. Ao cobrir apenas um número limitado de temas, ignorando outros, o The New York Times reforça antigos estereótipos e restringe as possibilidades do Brasil se apresentar ao mundo de forma diferente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9732
10.22409/ppgmc.v5i5.9732
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9732
identifier_str_mv 10.22409/ppgmc.v5i5.9732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9732/6859
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9732/6860
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 5 n. 5 (2014): Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano
2178-602X
10.22409/ppgmc.v5i5
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053444554489856