Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Luciana Gomes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gradim, Anabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9751
Resumo: As organizações de comunicação online vem enfatizando a importância das narrativas das mídias sociais  para engajar suas audiências pois já é visível que as redes sociais na internet reformularam o conceito de “notícia”. O objetivo deste artigo é confrontar a ideia de credibilidade jornalística, estabelecida no contexto deontológico, com o fluxo comunicacional quase sem mediação nas redes sociais online, e se a comunicação que é produzida nessas mídias mantém a proposta de promover  engajamento cívico e capital social na Comunidade. Para fundamentar esta hipótese é usado referencial teórico da Ciência da Informação que utiliza a Semiótica para estudar este fenômeno, pois desenvolve a ideia de que a comunicação, e a percepção de qualidade do que se comunica, é resultado da produção de significados e não simples exposição dos fatos.
id UFF-19_a71fe486b283db8d01baadcf268668ab
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9751
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.mídias sociaisqualidade da informaçãosociabilidade na internetcapital socialsemiótica.As organizações de comunicação online vem enfatizando a importância das narrativas das mídias sociais  para engajar suas audiências pois já é visível que as redes sociais na internet reformularam o conceito de “notícia”. O objetivo deste artigo é confrontar a ideia de credibilidade jornalística, estabelecida no contexto deontológico, com o fluxo comunicacional quase sem mediação nas redes sociais online, e se a comunicação que é produzida nessas mídias mantém a proposta de promover  engajamento cívico e capital social na Comunidade. Para fundamentar esta hipótese é usado referencial teórico da Ciência da Informação que utiliza a Semiótica para estudar este fenômeno, pois desenvolve a ideia de que a comunicação, e a percepção de qualidade do que se comunica, é resultado da produção de significados e não simples exposição dos fatos.ABEC2015-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/975110.22409/ppgmc.v7i7.9751Revista Mídia e Cotidiano; v. 7 n. 7 (2015): Revista Mídia e Cotidiano; 34-492178-602X10.22409/ppgmc.v7i7reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9751/6879Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Testeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA, Luciana GomesGradim, Anabela2018-06-28T14:49:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9751Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2018-06-28T14:49:46Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.
title Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.
spellingShingle Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.
FERREIRA, Luciana Gomes
mídias sociais
qualidade da informação
sociabilidade na internet
capital social
semiótica.
title_short Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.
title_full Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.
title_fullStr Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.
title_full_unstemmed Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.
title_sort Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.
author FERREIRA, Luciana Gomes
author_facet FERREIRA, Luciana Gomes
Gradim, Anabela
author_role author
author2 Gradim, Anabela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Luciana Gomes
Gradim, Anabela
dc.subject.por.fl_str_mv mídias sociais
qualidade da informação
sociabilidade na internet
capital social
semiótica.
topic mídias sociais
qualidade da informação
sociabilidade na internet
capital social
semiótica.
description As organizações de comunicação online vem enfatizando a importância das narrativas das mídias sociais  para engajar suas audiências pois já é visível que as redes sociais na internet reformularam o conceito de “notícia”. O objetivo deste artigo é confrontar a ideia de credibilidade jornalística, estabelecida no contexto deontológico, com o fluxo comunicacional quase sem mediação nas redes sociais online, e se a comunicação que é produzida nessas mídias mantém a proposta de promover  engajamento cívico e capital social na Comunidade. Para fundamentar esta hipótese é usado referencial teórico da Ciência da Informação que utiliza a Semiótica para estudar este fenômeno, pois desenvolve a ideia de que a comunicação, e a percepção de qualidade do que se comunica, é resultado da produção de significados e não simples exposição dos fatos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9751
10.22409/ppgmc.v7i7.9751
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9751
identifier_str_mv 10.22409/ppgmc.v7i7.9751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9751/6879
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 7 n. 7 (2015): Revista Mídia e Cotidiano; 34-49
2178-602X
10.22409/ppgmc.v7i7
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053444579655680