Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mídia.e.Cotidiano |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9751 |
Resumo: | As organizações de comunicação online vem enfatizando a importância das narrativas das mídias sociais para engajar suas audiências pois já é visível que as redes sociais na internet reformularam o conceito de “notícia”. O objetivo deste artigo é confrontar a ideia de credibilidade jornalística, estabelecida no contexto deontológico, com o fluxo comunicacional quase sem mediação nas redes sociais online, e se a comunicação que é produzida nessas mídias mantém a proposta de promover engajamento cívico e capital social na Comunidade. Para fundamentar esta hipótese é usado referencial teórico da Ciência da Informação que utiliza a Semiótica para estudar este fenômeno, pois desenvolve a ideia de que a comunicação, e a percepção de qualidade do que se comunica, é resultado da produção de significados e não simples exposição dos fatos. |
id |
UFF-19_a71fe486b283db8d01baadcf268668ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9751 |
network_acronym_str |
UFF-19 |
network_name_str |
Mídia.e.Cotidiano |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais.mídias sociaisqualidade da informaçãosociabilidade na internetcapital socialsemiótica.As organizações de comunicação online vem enfatizando a importância das narrativas das mídias sociais para engajar suas audiências pois já é visível que as redes sociais na internet reformularam o conceito de “notícia”. O objetivo deste artigo é confrontar a ideia de credibilidade jornalística, estabelecida no contexto deontológico, com o fluxo comunicacional quase sem mediação nas redes sociais online, e se a comunicação que é produzida nessas mídias mantém a proposta de promover engajamento cívico e capital social na Comunidade. Para fundamentar esta hipótese é usado referencial teórico da Ciência da Informação que utiliza a Semiótica para estudar este fenômeno, pois desenvolve a ideia de que a comunicação, e a percepção de qualidade do que se comunica, é resultado da produção de significados e não simples exposição dos fatos.ABEC2015-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/975110.22409/ppgmc.v7i7.9751Revista Mídia e Cotidiano; v. 7 n. 7 (2015): Revista Mídia e Cotidiano; 34-492178-602X10.22409/ppgmc.v7i7reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9751/6879Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Testeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA, Luciana GomesGradim, Anabela2018-06-28T14:49:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9751Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2018-06-28T14:49:46Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais. |
title |
Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais. |
spellingShingle |
Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais. FERREIRA, Luciana Gomes mídias sociais qualidade da informação sociabilidade na internet capital social semiótica. |
title_short |
Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais. |
title_full |
Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais. |
title_fullStr |
Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais. |
title_full_unstemmed |
Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais. |
title_sort |
Qualidade e credibilidade para além do Jornalismo. A informação local nas mídias sociais. |
author |
FERREIRA, Luciana Gomes |
author_facet |
FERREIRA, Luciana Gomes Gradim, Anabela |
author_role |
author |
author2 |
Gradim, Anabela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Luciana Gomes Gradim, Anabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mídias sociais qualidade da informação sociabilidade na internet capital social semiótica. |
topic |
mídias sociais qualidade da informação sociabilidade na internet capital social semiótica. |
description |
As organizações de comunicação online vem enfatizando a importância das narrativas das mídias sociais para engajar suas audiências pois já é visível que as redes sociais na internet reformularam o conceito de “notícia”. O objetivo deste artigo é confrontar a ideia de credibilidade jornalística, estabelecida no contexto deontológico, com o fluxo comunicacional quase sem mediação nas redes sociais online, e se a comunicação que é produzida nessas mídias mantém a proposta de promover engajamento cívico e capital social na Comunidade. Para fundamentar esta hipótese é usado referencial teórico da Ciência da Informação que utiliza a Semiótica para estudar este fenômeno, pois desenvolve a ideia de que a comunicação, e a percepção de qualidade do que se comunica, é resultado da produção de significados e não simples exposição dos fatos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9751 10.22409/ppgmc.v7i7.9751 |
url |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9751 |
identifier_str_mv |
10.22409/ppgmc.v7i7.9751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/9751/6879 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Mídia e Cotidiano Teste |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mídia e Cotidiano; v. 7 n. 7 (2015): Revista Mídia e Cotidiano; 34-49 2178-602X 10.22409/ppgmc.v7i7 reponame:Mídia.e.Cotidiano instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Mídia.e.Cotidiano |
collection |
Mídia.e.Cotidiano |
repository.name.fl_str_mv |
Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com |
_version_ |
1797053444579655680 |