Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mídia.e.Cotidiano |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13182 |
Resumo: | Este trabalho decorre da pesquisa Criatividade e Indústrias Criativas, em que é problematizada a noção de criatividade na Indústria Criativa. Nessa área da economia se arrolam atividades diversas cujo traço em comum seria lançarem mão da criatividade como um recurso econômico essencial na formação do preço. Detenho-me aqui em duas áreas: arte e publicidade. Este artigo aborda suas aproximações e distanciamentos, a partir de observação participante em ateliês, conversas com artistas, uma visita à exposição O Consumo Feliz, e a experiência como redatora publicitária. O conceito de contemporâneo em Agamben, a noção de campo criador de Caiafa e estudos sobre processos criativos, de Ostrower, são base para a discussão dos agenciamentos coletivos de enunciação (Deleuze & Guattari) em questão e das subjetividades aí produzidas. |
id |
UFF-19_dfd50c43751d29d8b9e3117535bd3fe9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13182 |
network_acronym_str |
UFF-19 |
network_name_str |
Mídia.e.Cotidiano |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativascriatividadeprocessos criativosindústrias criativassubjetividadeEste trabalho decorre da pesquisa Criatividade e Indústrias Criativas, em que é problematizada a noção de criatividade na Indústria Criativa. Nessa área da economia se arrolam atividades diversas cujo traço em comum seria lançarem mão da criatividade como um recurso econômico essencial na formação do preço. Detenho-me aqui em duas áreas: arte e publicidade. Este artigo aborda suas aproximações e distanciamentos, a partir de observação participante em ateliês, conversas com artistas, uma visita à exposição O Consumo Feliz, e a experiência como redatora publicitária. O conceito de contemporâneo em Agamben, a noção de campo criador de Caiafa e estudos sobre processos criativos, de Ostrower, são base para a discussão dos agenciamentos coletivos de enunciação (Deleuze & Guattari) em questão e das subjetividades aí produzidas.ABEC2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/1318210.22409/ppgmc.v12i2.13182Revista Mídia e Cotidiano; v. 12 n. 2 (2018): Entretenimento e vida cotidiana: narrativas e consumo; 230-2442178-602X10.22409/ppgmc.v12i2reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13182/8503Copyright (c) 2018 Revista_Mídia_e_Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBurrowes, Patrícia Cecília2018-09-01T12:35:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13182Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2018-09-01T12:35:50Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas |
title |
Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas |
spellingShingle |
Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas Burrowes, Patrícia Cecília criatividade processos criativos indústrias criativas subjetividade |
title_short |
Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas |
title_full |
Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas |
title_fullStr |
Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas |
title_full_unstemmed |
Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas |
title_sort |
Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas |
author |
Burrowes, Patrícia Cecília |
author_facet |
Burrowes, Patrícia Cecília |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Burrowes, Patrícia Cecília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
criatividade processos criativos indústrias criativas subjetividade |
topic |
criatividade processos criativos indústrias criativas subjetividade |
description |
Este trabalho decorre da pesquisa Criatividade e Indústrias Criativas, em que é problematizada a noção de criatividade na Indústria Criativa. Nessa área da economia se arrolam atividades diversas cujo traço em comum seria lançarem mão da criatividade como um recurso econômico essencial na formação do preço. Detenho-me aqui em duas áreas: arte e publicidade. Este artigo aborda suas aproximações e distanciamentos, a partir de observação participante em ateliês, conversas com artistas, uma visita à exposição O Consumo Feliz, e a experiência como redatora publicitária. O conceito de contemporâneo em Agamben, a noção de campo criador de Caiafa e estudos sobre processos criativos, de Ostrower, são base para a discussão dos agenciamentos coletivos de enunciação (Deleuze & Guattari) em questão e das subjetividades aí produzidas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13182 10.22409/ppgmc.v12i2.13182 |
url |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13182 |
identifier_str_mv |
10.22409/ppgmc.v12i2.13182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13182/8503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista_Mídia_e_Cotidiano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista_Mídia_e_Cotidiano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mídia e Cotidiano; v. 12 n. 2 (2018): Entretenimento e vida cotidiana: narrativas e consumo; 230-244 2178-602X 10.22409/ppgmc.v12i2 reponame:Mídia.e.Cotidiano instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Mídia.e.Cotidiano |
collection |
Mídia.e.Cotidiano |
repository.name.fl_str_mv |
Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com |
_version_ |
1797053445302124544 |