Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burrowes, Patrícia Cecília
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13182
Resumo: Este trabalho decorre da pesquisa Criatividade e Indústrias Criativas, em que é problematizada a noção de criatividade na Indústria Criativa. Nessa área da economia se arrolam atividades diversas cujo traço em comum seria lançarem mão da criatividade como um recurso econômico essencial na formação do preço. Detenho-me aqui em duas áreas: arte e publicidade. Este artigo aborda suas aproximações e distanciamentos, a partir de observação participante em ateliês, conversas com artistas, uma visita à exposição O Consumo Feliz, e a experiência como redatora publicitária. O conceito de contemporâneo em Agamben, a noção de campo criador de Caiafa e estudos sobre processos criativos, de Ostrower, são base para a discussão dos agenciamentos coletivos de enunciação (Deleuze & Guattari) em questão e das subjetividades aí produzidas.
id UFF-19_dfd50c43751d29d8b9e3117535bd3fe9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13182
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativascriatividadeprocessos criativosindústrias criativassubjetividadeEste trabalho decorre da pesquisa Criatividade e Indústrias Criativas, em que é problematizada a noção de criatividade na Indústria Criativa. Nessa área da economia se arrolam atividades diversas cujo traço em comum seria lançarem mão da criatividade como um recurso econômico essencial na formação do preço. Detenho-me aqui em duas áreas: arte e publicidade. Este artigo aborda suas aproximações e distanciamentos, a partir de observação participante em ateliês, conversas com artistas, uma visita à exposição O Consumo Feliz, e a experiência como redatora publicitária. O conceito de contemporâneo em Agamben, a noção de campo criador de Caiafa e estudos sobre processos criativos, de Ostrower, são base para a discussão dos agenciamentos coletivos de enunciação (Deleuze & Guattari) em questão e das subjetividades aí produzidas.ABEC2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/1318210.22409/ppgmc.v12i2.13182Revista Mídia e Cotidiano; v. 12 n. 2 (2018): Entretenimento e vida cotidiana: narrativas e consumo; 230-2442178-602X10.22409/ppgmc.v12i2reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13182/8503Copyright (c) 2018 Revista_Mídia_e_Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBurrowes, Patrícia Cecília2018-09-01T12:35:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13182Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2018-09-01T12:35:50Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas
title Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas
spellingShingle Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas
Burrowes, Patrícia Cecília
criatividade
processos criativos
indústrias criativas
subjetividade
title_short Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas
title_full Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas
title_fullStr Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas
title_full_unstemmed Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas
title_sort Sobre criatividade, tempo e pensamento em diferentes áreas das Indústrias Criativas
author Burrowes, Patrícia Cecília
author_facet Burrowes, Patrícia Cecília
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Burrowes, Patrícia Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv criatividade
processos criativos
indústrias criativas
subjetividade
topic criatividade
processos criativos
indústrias criativas
subjetividade
description Este trabalho decorre da pesquisa Criatividade e Indústrias Criativas, em que é problematizada a noção de criatividade na Indústria Criativa. Nessa área da economia se arrolam atividades diversas cujo traço em comum seria lançarem mão da criatividade como um recurso econômico essencial na formação do preço. Detenho-me aqui em duas áreas: arte e publicidade. Este artigo aborda suas aproximações e distanciamentos, a partir de observação participante em ateliês, conversas com artistas, uma visita à exposição O Consumo Feliz, e a experiência como redatora publicitária. O conceito de contemporâneo em Agamben, a noção de campo criador de Caiafa e estudos sobre processos criativos, de Ostrower, são base para a discussão dos agenciamentos coletivos de enunciação (Deleuze & Guattari) em questão e das subjetividades aí produzidas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13182
10.22409/ppgmc.v12i2.13182
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13182
identifier_str_mv 10.22409/ppgmc.v12i2.13182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/13182/8503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista_Mídia_e_Cotidiano
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista_Mídia_e_Cotidiano
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 12 n. 2 (2018): Entretenimento e vida cotidiana: narrativas e consumo; 230-244
2178-602X
10.22409/ppgmc.v12i2
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053445302124544