O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Lucas de Vasconcelos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Hoff, Tânia Márcia Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mídia.e.Cotidiano
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/28122
Resumo: Este artigo tematiza a relação alimentação e saúde sob a perspectiva comunicacional, especialmente a circulação de uma agenda positiva de notícias, que modifica o regime de visibilidade do café em um contexto midiático de gourmetização de alimentos. Temos como objetivo refletir sobre a produção de sentidos atribuídos ao café nos discursos midiáticos, à luz da noção de biossociabilidades do consumo. Os estudos de comunicação e consumo articulados a Análise de discurso francesa são mobilizados para examinar o corpus composto por reportagens sobre café coletadas pela newsletter da Cecafé. Os resultados indicam que a lógica capitalista contemporânea altera os vínculos de sentido, instaurando que a gestão de si voltada para produtividade e performance é também aplicada às práticas alimentares e materializada em notícias publicizadas que refletem e refratam o que se espera do sujeito neoliberal.
id UFF-19_f917270770c60301dd5553ad8f264410
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28122
network_acronym_str UFF-19
network_name_str Mídia.e.Cotidiano
repository_id_str
spelling O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e SaúdeComunicação midiáticacafé e saúdeestratégias de publicizaçãobiossociabilidades do consumosujeito neoliberal.Este artigo tematiza a relação alimentação e saúde sob a perspectiva comunicacional, especialmente a circulação de uma agenda positiva de notícias, que modifica o regime de visibilidade do café em um contexto midiático de gourmetização de alimentos. Temos como objetivo refletir sobre a produção de sentidos atribuídos ao café nos discursos midiáticos, à luz da noção de biossociabilidades do consumo. Os estudos de comunicação e consumo articulados a Análise de discurso francesa são mobilizados para examinar o corpus composto por reportagens sobre café coletadas pela newsletter da Cecafé. Os resultados indicam que a lógica capitalista contemporânea altera os vínculos de sentido, instaurando que a gestão de si voltada para produtividade e performance é também aplicada às práticas alimentares e materializada em notícias publicizadas que refletem e refratam o que se espera do sujeito neoliberal.ABEC2019-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/2812210.22409/ppgmc.v13i1.28122Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 1 (2019): Mídia e Saúde: conexões, produções e (in)visibilidades cotidianas; 52-732178-602X10.22409/ppgmc.v13i1reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/28122/16536Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Lucas de VasconcelosHoff, Tânia Márcia Cezar2019-04-30T22:39:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28122Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2019-04-30T22:39:53Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde
title O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde
spellingShingle O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde
Teixeira, Lucas de Vasconcelos
Comunicação midiática
café e saúde
estratégias de publicização
biossociabilidades do consumo
sujeito neoliberal.
title_short O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde
title_full O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde
title_fullStr O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde
title_full_unstemmed O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde
title_sort O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde
author Teixeira, Lucas de Vasconcelos
author_facet Teixeira, Lucas de Vasconcelos
Hoff, Tânia Márcia Cezar
author_role author
author2 Hoff, Tânia Márcia Cezar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Lucas de Vasconcelos
Hoff, Tânia Márcia Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação midiática
café e saúde
estratégias de publicização
biossociabilidades do consumo
sujeito neoliberal.
topic Comunicação midiática
café e saúde
estratégias de publicização
biossociabilidades do consumo
sujeito neoliberal.
description Este artigo tematiza a relação alimentação e saúde sob a perspectiva comunicacional, especialmente a circulação de uma agenda positiva de notícias, que modifica o regime de visibilidade do café em um contexto midiático de gourmetização de alimentos. Temos como objetivo refletir sobre a produção de sentidos atribuídos ao café nos discursos midiáticos, à luz da noção de biossociabilidades do consumo. Os estudos de comunicação e consumo articulados a Análise de discurso francesa são mobilizados para examinar o corpus composto por reportagens sobre café coletadas pela newsletter da Cecafé. Os resultados indicam que a lógica capitalista contemporânea altera os vínculos de sentido, instaurando que a gestão de si voltada para produtividade e performance é também aplicada às práticas alimentares e materializada em notícias publicizadas que refletem e refratam o que se espera do sujeito neoliberal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/28122
10.22409/ppgmc.v13i1.28122
url https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/28122
identifier_str_mv 10.22409/ppgmc.v13i1.28122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/28122/16536
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 1 (2019): Mídia e Saúde: conexões, produções e (in)visibilidades cotidianas; 52-73
2178-602X
10.22409/ppgmc.v13i1
reponame:Mídia.e.Cotidiano
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Mídia.e.Cotidiano
collection Mídia.e.Cotidiano
repository.name.fl_str_mv Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com
_version_ 1797053445919735808