O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mídia.e.Cotidiano |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/28122 |
Resumo: | Este artigo tematiza a relação alimentação e saúde sob a perspectiva comunicacional, especialmente a circulação de uma agenda positiva de notícias, que modifica o regime de visibilidade do café em um contexto midiático de gourmetização de alimentos. Temos como objetivo refletir sobre a produção de sentidos atribuídos ao café nos discursos midiáticos, à luz da noção de biossociabilidades do consumo. Os estudos de comunicação e consumo articulados a Análise de discurso francesa são mobilizados para examinar o corpus composto por reportagens sobre café coletadas pela newsletter da Cecafé. Os resultados indicam que a lógica capitalista contemporânea altera os vínculos de sentido, instaurando que a gestão de si voltada para produtividade e performance é também aplicada às práticas alimentares e materializada em notícias publicizadas que refletem e refratam o que se espera do sujeito neoliberal. |
id |
UFF-19_f917270770c60301dd5553ad8f264410 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28122 |
network_acronym_str |
UFF-19 |
network_name_str |
Mídia.e.Cotidiano |
repository_id_str |
|
spelling |
O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e SaúdeComunicação midiáticacafé e saúdeestratégias de publicizaçãobiossociabilidades do consumosujeito neoliberal.Este artigo tematiza a relação alimentação e saúde sob a perspectiva comunicacional, especialmente a circulação de uma agenda positiva de notícias, que modifica o regime de visibilidade do café em um contexto midiático de gourmetização de alimentos. Temos como objetivo refletir sobre a produção de sentidos atribuídos ao café nos discursos midiáticos, à luz da noção de biossociabilidades do consumo. Os estudos de comunicação e consumo articulados a Análise de discurso francesa são mobilizados para examinar o corpus composto por reportagens sobre café coletadas pela newsletter da Cecafé. Os resultados indicam que a lógica capitalista contemporânea altera os vínculos de sentido, instaurando que a gestão de si voltada para produtividade e performance é também aplicada às práticas alimentares e materializada em notícias publicizadas que refletem e refratam o que se espera do sujeito neoliberal.ABEC2019-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/2812210.22409/ppgmc.v13i1.28122Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 1 (2019): Mídia e Saúde: conexões, produções e (in)visibilidades cotidianas; 52-732178-602X10.22409/ppgmc.v13i1reponame:Mídia.e.Cotidianoinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/28122/16536Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Lucas de VasconcelosHoff, Tânia Márcia Cezar2019-04-30T22:39:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28122Revistahttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/oaimidiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com2178-602X2178-602Xopendoar:2019-04-30T22:39:53Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde |
title |
O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde |
spellingShingle |
O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde Teixeira, Lucas de Vasconcelos Comunicação midiática café e saúde estratégias de publicização biossociabilidades do consumo sujeito neoliberal. |
title_short |
O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde |
title_full |
O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde |
title_fullStr |
O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde |
title_full_unstemmed |
O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde |
title_sort |
O Cafe é o Novo Ovo? Publicização Jornalística das Notícias que Relacionam Café e Saúde |
author |
Teixeira, Lucas de Vasconcelos |
author_facet |
Teixeira, Lucas de Vasconcelos Hoff, Tânia Márcia Cezar |
author_role |
author |
author2 |
Hoff, Tânia Márcia Cezar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Lucas de Vasconcelos Hoff, Tânia Márcia Cezar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação midiática café e saúde estratégias de publicização biossociabilidades do consumo sujeito neoliberal. |
topic |
Comunicação midiática café e saúde estratégias de publicização biossociabilidades do consumo sujeito neoliberal. |
description |
Este artigo tematiza a relação alimentação e saúde sob a perspectiva comunicacional, especialmente a circulação de uma agenda positiva de notícias, que modifica o regime de visibilidade do café em um contexto midiático de gourmetização de alimentos. Temos como objetivo refletir sobre a produção de sentidos atribuídos ao café nos discursos midiáticos, à luz da noção de biossociabilidades do consumo. Os estudos de comunicação e consumo articulados a Análise de discurso francesa são mobilizados para examinar o corpus composto por reportagens sobre café coletadas pela newsletter da Cecafé. Os resultados indicam que a lógica capitalista contemporânea altera os vínculos de sentido, instaurando que a gestão de si voltada para produtividade e performance é também aplicada às práticas alimentares e materializada em notícias publicizadas que refletem e refratam o que se espera do sujeito neoliberal. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/28122 10.22409/ppgmc.v13i1.28122 |
url |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/28122 |
identifier_str_mv |
10.22409/ppgmc.v13i1.28122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/midiaecotidiano/article/view/28122/16536 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Mídia e Cotidiano |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mídia e Cotidiano; v. 13 n. 1 (2019): Mídia e Saúde: conexões, produções e (in)visibilidades cotidianas; 52-73 2178-602X 10.22409/ppgmc.v13i1 reponame:Mídia.e.Cotidiano instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Mídia.e.Cotidiano |
collection |
Mídia.e.Cotidiano |
repository.name.fl_str_mv |
Mídia.e.Cotidiano - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
midiaecotidiano.ega@id.uff.br||revistamidiaecotidiano@gmail.com |
_version_ |
1797053445919735808 |