Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Significação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70935 |
Resumo: | Este artigo tem como enfoque a análise das transformações do processo publicitário, influenciado pelo cenário atual, em que se combinam novas tecnicidades, socialidades, ritualidades e institucionalidades — configuradas em pontos de encontro entre consumidores, produtores, mercadorias e fluxos de comunicação. A estrutura de nossa reflexão tem como base o mapa das mediações proposto por Martín-Barbero: partimos da discussão sobre as matrizes culturais da publicidade para chegar às questões dos contratos comunicacionais atualizados pelas formas contemporâneas da comunicação vinculada ao consumo. Esse percurso teórico objetiva delimitar os focos de interesse dos estudos da publicização — conceito que abrange as mutações das estratégias que envolvem a comunicação persuasiva de corporações, marcas e mercadorias. |
id |
USP-12_c78468f9127d09c63a4798179b9da581 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/70935 |
network_acronym_str |
USP-12 |
network_name_str |
Significação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitárioPor uma teoria da publicização: transformações no processo publicitárioCommunication and consumptionMediationWorkLanguage of advertisingPublicization strategiesComunicação e consumoMediaçãoTrabalhoLinguagem publicitáriaEstratégias de publicizaçãoEste artigo tem como enfoque a análise das transformações do processo publicitário, influenciado pelo cenário atual, em que se combinam novas tecnicidades, socialidades, ritualidades e institucionalidades — configuradas em pontos de encontro entre consumidores, produtores, mercadorias e fluxos de comunicação. A estrutura de nossa reflexão tem como base o mapa das mediações proposto por Martín-Barbero: partimos da discussão sobre as matrizes culturais da publicidade para chegar às questões dos contratos comunicacionais atualizados pelas formas contemporâneas da comunicação vinculada ao consumo. Esse percurso teórico objetiva delimitar os focos de interesse dos estudos da publicização — conceito que abrange as mutações das estratégias que envolvem a comunicação persuasiva de corporações, marcas e mercadorias.This article focuses on the analysis of changes in the advertising process, influenced by the current scenario, which combines new technicities, sociabilities, ritualities and institucionalities — configured in meeting points between consumers, producers, goods and communication flows. The structure of our thinking is based on the map of mediations proposed by Martín-Barbero: we start from the discussion about the cultural matrices of advertising to reach the issues of communication contracts updated by contemporary forms of communication linked to consumption. This theoretical approach aims to delimit the focus of interest in studies of publicization — a concept that covers the mutations of the strategies involving persuasive communication of the corporations, brands and goods.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/7093510.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70935Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 36 (2011); 131-151Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 36 (2011); 131-1512316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70935/73840Copyright (c) 2011 Vander Casaquihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCasaqui, Vander2019-04-01T19:50:42Zoai:revistas.usp.br:article/70935Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:50:42Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário |
title |
Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário |
spellingShingle |
Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário Casaqui, Vander Communication and consumption Mediation Work Language of advertising Publicization strategies Comunicação e consumo Mediação Trabalho Linguagem publicitária Estratégias de publicização |
title_short |
Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário |
title_full |
Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário |
title_fullStr |
Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário |
title_full_unstemmed |
Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário |
title_sort |
Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário |
author |
Casaqui, Vander |
author_facet |
Casaqui, Vander |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casaqui, Vander |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Communication and consumption Mediation Work Language of advertising Publicization strategies Comunicação e consumo Mediação Trabalho Linguagem publicitária Estratégias de publicização |
topic |
Communication and consumption Mediation Work Language of advertising Publicization strategies Comunicação e consumo Mediação Trabalho Linguagem publicitária Estratégias de publicização |
description |
Este artigo tem como enfoque a análise das transformações do processo publicitário, influenciado pelo cenário atual, em que se combinam novas tecnicidades, socialidades, ritualidades e institucionalidades — configuradas em pontos de encontro entre consumidores, produtores, mercadorias e fluxos de comunicação. A estrutura de nossa reflexão tem como base o mapa das mediações proposto por Martín-Barbero: partimos da discussão sobre as matrizes culturais da publicidade para chegar às questões dos contratos comunicacionais atualizados pelas formas contemporâneas da comunicação vinculada ao consumo. Esse percurso teórico objetiva delimitar os focos de interesse dos estudos da publicização — conceito que abrange as mutações das estratégias que envolvem a comunicação persuasiva de corporações, marcas e mercadorias. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70935 10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70935 |
url |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70935 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70935/73840 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Vander Casaqui http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Vander Casaqui http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 36 (2011); 131-151 Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 36 (2011); 131-151 2316-7114 1516-4330 reponame:Significação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Significação (Online) |
collection |
Significação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||significacao@usp.br |
_version_ |
1787713786705084416 |