Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casaqui, Vander
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Significação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70935
Resumo: Este artigo tem como enfoque a análise das transformações do processo publicitário, influenciado pelo cenário atual, em que se combinam novas tecnicidades, socialidades, ritualidades e institucionalidades — configuradas em pontos de encontro entre consumidores, produtores, mercadorias e fluxos de comunicação. A estrutura de nossa reflexão tem como base o mapa das mediações proposto por Martín-Barbero: partimos da discussão sobre as matrizes culturais da publicidade para chegar às questões dos contratos comunicacionais atualizados pelas formas contemporâneas da comunicação vinculada ao consumo. Esse percurso teórico objetiva delimitar os focos de interesse dos estudos da publicização — conceito que abrange as mutações das estratégias que envolvem a comunicação persuasiva de corporações, marcas e mercadorias.
id USP-12_c78468f9127d09c63a4798179b9da581
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/70935
network_acronym_str USP-12
network_name_str Significação (Online)
repository_id_str
spelling Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitárioPor uma teoria da publicização: transformações no processo publicitárioCommunication and consumptionMediationWorkLanguage of advertisingPublicization strategiesComunicação e consumoMediaçãoTrabalhoLinguagem publicitáriaEstratégias de publicizaçãoEste artigo tem como enfoque a análise das transformações do processo publicitário, influenciado pelo cenário atual, em que se combinam novas tecnicidades, socialidades, ritualidades e institucionalidades — configuradas em pontos de encontro entre consumidores, produtores, mercadorias e fluxos de comunicação. A estrutura de nossa reflexão tem como base o mapa das mediações proposto por Martín-Barbero: partimos da discussão sobre as matrizes culturais da publicidade para chegar às questões dos contratos comunicacionais atualizados pelas formas contemporâneas da comunicação vinculada ao consumo. Esse percurso teórico objetiva delimitar os focos de interesse dos estudos da publicização — conceito que abrange as mutações das estratégias que envolvem a comunicação persuasiva de corporações, marcas e mercadorias.This article focuses on the analysis of changes in the advertising process, influenced by the current scenario, which combines new technicities, sociabilities, ritualities and institucionalities — configured in meeting points between consumers, producers, goods and communication flows. The structure of our thinking is based on the map of mediations proposed by Martín-Barbero: we start from the discussion about the cultural matrices of advertising to reach the issues of communication contracts updated by contemporary forms of communication linked to consumption. This theoretical approach aims to delimit the focus of interest in studies of publicization — a concept that covers the mutations of the strategies involving persuasive communication of the corporations, brands and goods.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/7093510.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70935Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 36 (2011); 131-151Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 36 (2011); 131-1512316-71141516-4330reponame:Significação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70935/73840Copyright (c) 2011 Vander Casaquihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCasaqui, Vander2019-04-01T19:50:42Zoai:revistas.usp.br:article/70935Revistahttp://www.usp.br/significacao/PUBhttp://www.revistas.usp.br/significacao/oai||significacao@usp.br2316-71141516-4330opendoar:2019-04-01T19:50:42Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário
Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário
title Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário
spellingShingle Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário
Casaqui, Vander
Communication and consumption
Mediation
Work
Language of advertising
Publicization strategies
Comunicação e consumo
Mediação
Trabalho
Linguagem publicitária
Estratégias de publicização
title_short Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário
title_full Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário
title_fullStr Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário
title_full_unstemmed Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário
title_sort Por uma teoria da publicização: transformações no processo publicitário
author Casaqui, Vander
author_facet Casaqui, Vander
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casaqui, Vander
dc.subject.por.fl_str_mv Communication and consumption
Mediation
Work
Language of advertising
Publicization strategies
Comunicação e consumo
Mediação
Trabalho
Linguagem publicitária
Estratégias de publicização
topic Communication and consumption
Mediation
Work
Language of advertising
Publicization strategies
Comunicação e consumo
Mediação
Trabalho
Linguagem publicitária
Estratégias de publicização
description Este artigo tem como enfoque a análise das transformações do processo publicitário, influenciado pelo cenário atual, em que se combinam novas tecnicidades, socialidades, ritualidades e institucionalidades — configuradas em pontos de encontro entre consumidores, produtores, mercadorias e fluxos de comunicação. A estrutura de nossa reflexão tem como base o mapa das mediações proposto por Martín-Barbero: partimos da discussão sobre as matrizes culturais da publicidade para chegar às questões dos contratos comunicacionais atualizados pelas formas contemporâneas da comunicação vinculada ao consumo. Esse percurso teórico objetiva delimitar os focos de interesse dos estudos da publicização — conceito que abrange as mutações das estratégias que envolvem a comunicação persuasiva de corporações, marcas e mercadorias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70935
10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70935
url https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70935
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-7114.sig.2011.70935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/70935/73840
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Vander Casaqui
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Vander Casaqui
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Significação: Journal of Audiovisual Culture; Vol. 38 No. 36 (2011); 131-151
Significação: Revista de Cultura Audiovisual; v. 38 n. 36 (2011); 131-151
2316-7114
1516-4330
reponame:Significação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Significação (Online)
collection Significação (Online)
repository.name.fl_str_mv Significação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||significacao@usp.br
_version_ 1787713786705084416