ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canário, Rui
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9583
Resumo: Este artigo dá continuidade a uma análise das dinâmicas de educação popular na Revolução Portuguesa de 25 de Abril de 1974, com base na contraposição analítica dos conceitos de autonomia e heteronomia das classes trabalhadoras. No caso presente o foco analítico incide sobre as iniciativas heterónomas, por parte do Estado, com intencionalidade educativa, no período de 1974-1976. Três ações são consideradas como as mais significativas: a Campanha de Dinamização Cultural (da iniciativa do Movimento das Forças Armadas), o programa SAAL (Serviço Ambulatório de Apoio Local) e o Programa de ação da DGEP (Direção Geral de Educação Permanente), sendo os dois últimos da iniciativa dos Governos Provisórios. Conclui-se que a ação heterónoma do estado pode manter-se num quadro de total exterioridade em relação aos movimentos sociais (caso da Campanha de Dinamização Cultural) mas também pode revelarse fecunda quando combinada com a iniciativa popular, criam-se então condições para que processos de educação popular se concretizem. No caso do Programa SAAL verifica-se um processo de aliança entre moradores pobres e arquitetos, na resolução de problemas habitacionais. Por fim, o Programa de Ação da DGEP materializa a aposta de um serviço educativo estatal no desenvolvimento de processos de educação popular autogerida.
id UFF-20_134f2e57222d016a1efd66c3225c7dee
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9583
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESAEducação popularmovimentos sociaisautonomia e heteronomia das classes trabalhadoras.Este artigo dá continuidade a uma análise das dinâmicas de educação popular na Revolução Portuguesa de 25 de Abril de 1974, com base na contraposição analítica dos conceitos de autonomia e heteronomia das classes trabalhadoras. No caso presente o foco analítico incide sobre as iniciativas heterónomas, por parte do Estado, com intencionalidade educativa, no período de 1974-1976. Três ações são consideradas como as mais significativas: a Campanha de Dinamização Cultural (da iniciativa do Movimento das Forças Armadas), o programa SAAL (Serviço Ambulatório de Apoio Local) e o Programa de ação da DGEP (Direção Geral de Educação Permanente), sendo os dois últimos da iniciativa dos Governos Provisórios. Conclui-se que a ação heterónoma do estado pode manter-se num quadro de total exterioridade em relação aos movimentos sociais (caso da Campanha de Dinamização Cultural) mas também pode revelarse fecunda quando combinada com a iniciativa popular, criam-se então condições para que processos de educação popular se concretizem. No caso do Programa SAAL verifica-se um processo de aliança entre moradores pobres e arquitetos, na resolução de problemas habitacionais. Por fim, o Programa de Ação da DGEP materializa a aposta de um serviço educativo estatal no desenvolvimento de processos de educação popular autogerida.ABEC2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/958310.22409/tn.13i21.p9583Revista Trabalho Necessário; v. 13 n. 21 (2015)1808-799X10.22409/tn.13i21reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9583/6705Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessCanário, Rui2020-10-29T11:45:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9583Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:45:36Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA
title ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA
spellingShingle ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA
Canário, Rui
Educação popular
movimentos sociais
autonomia e heteronomia das classes trabalhadoras.
title_short ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA
title_full ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA
title_fullStr ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA
title_full_unstemmed ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA
title_sort ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA
author Canário, Rui
author_facet Canário, Rui
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canário, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Educação popular
movimentos sociais
autonomia e heteronomia das classes trabalhadoras.
topic Educação popular
movimentos sociais
autonomia e heteronomia das classes trabalhadoras.
description Este artigo dá continuidade a uma análise das dinâmicas de educação popular na Revolução Portuguesa de 25 de Abril de 1974, com base na contraposição analítica dos conceitos de autonomia e heteronomia das classes trabalhadoras. No caso presente o foco analítico incide sobre as iniciativas heterónomas, por parte do Estado, com intencionalidade educativa, no período de 1974-1976. Três ações são consideradas como as mais significativas: a Campanha de Dinamização Cultural (da iniciativa do Movimento das Forças Armadas), o programa SAAL (Serviço Ambulatório de Apoio Local) e o Programa de ação da DGEP (Direção Geral de Educação Permanente), sendo os dois últimos da iniciativa dos Governos Provisórios. Conclui-se que a ação heterónoma do estado pode manter-se num quadro de total exterioridade em relação aos movimentos sociais (caso da Campanha de Dinamização Cultural) mas também pode revelarse fecunda quando combinada com a iniciativa popular, criam-se então condições para que processos de educação popular se concretizem. No caso do Programa SAAL verifica-se um processo de aliança entre moradores pobres e arquitetos, na resolução de problemas habitacionais. Por fim, o Programa de Ação da DGEP materializa a aposta de um serviço educativo estatal no desenvolvimento de processos de educação popular autogerida.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9583
10.22409/tn.13i21.p9583
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9583
identifier_str_mv 10.22409/tn.13i21.p9583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9583/6705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 13 n. 21 (2015)
1808-799X
10.22409/tn.13i21
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066990295187456