ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho necessário |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9583 |
Resumo: | Este artigo dá continuidade a uma análise das dinâmicas de educação popular na Revolução Portuguesa de 25 de Abril de 1974, com base na contraposição analítica dos conceitos de autonomia e heteronomia das classes trabalhadoras. No caso presente o foco analítico incide sobre as iniciativas heterónomas, por parte do Estado, com intencionalidade educativa, no período de 1974-1976. Três ações são consideradas como as mais significativas: a Campanha de Dinamização Cultural (da iniciativa do Movimento das Forças Armadas), o programa SAAL (Serviço Ambulatório de Apoio Local) e o Programa de ação da DGEP (Direção Geral de Educação Permanente), sendo os dois últimos da iniciativa dos Governos Provisórios. Conclui-se que a ação heterónoma do estado pode manter-se num quadro de total exterioridade em relação aos movimentos sociais (caso da Campanha de Dinamização Cultural) mas também pode revelarse fecunda quando combinada com a iniciativa popular, criam-se então condições para que processos de educação popular se concretizem. No caso do Programa SAAL verifica-se um processo de aliança entre moradores pobres e arquitetos, na resolução de problemas habitacionais. Por fim, o Programa de Ação da DGEP materializa a aposta de um serviço educativo estatal no desenvolvimento de processos de educação popular autogerida. |
id |
UFF-20_134f2e57222d016a1efd66c3225c7dee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9583 |
network_acronym_str |
UFF-20 |
network_name_str |
Trabalho necessário |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESAEducação popularmovimentos sociaisautonomia e heteronomia das classes trabalhadoras.Este artigo dá continuidade a uma análise das dinâmicas de educação popular na Revolução Portuguesa de 25 de Abril de 1974, com base na contraposição analítica dos conceitos de autonomia e heteronomia das classes trabalhadoras. No caso presente o foco analítico incide sobre as iniciativas heterónomas, por parte do Estado, com intencionalidade educativa, no período de 1974-1976. Três ações são consideradas como as mais significativas: a Campanha de Dinamização Cultural (da iniciativa do Movimento das Forças Armadas), o programa SAAL (Serviço Ambulatório de Apoio Local) e o Programa de ação da DGEP (Direção Geral de Educação Permanente), sendo os dois últimos da iniciativa dos Governos Provisórios. Conclui-se que a ação heterónoma do estado pode manter-se num quadro de total exterioridade em relação aos movimentos sociais (caso da Campanha de Dinamização Cultural) mas também pode revelarse fecunda quando combinada com a iniciativa popular, criam-se então condições para que processos de educação popular se concretizem. No caso do Programa SAAL verifica-se um processo de aliança entre moradores pobres e arquitetos, na resolução de problemas habitacionais. Por fim, o Programa de Ação da DGEP materializa a aposta de um serviço educativo estatal no desenvolvimento de processos de educação popular autogerida.ABEC2015-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/958310.22409/tn.13i21.p9583Revista Trabalho Necessário; v. 13 n. 21 (2015)1808-799X10.22409/tn.13i21reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9583/6705Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessCanário, Rui2020-10-29T11:45:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9583Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:45:36Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA |
title |
ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA |
spellingShingle |
ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA Canário, Rui Educação popular movimentos sociais autonomia e heteronomia das classes trabalhadoras. |
title_short |
ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA |
title_full |
ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA |
title_fullStr |
ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA |
title_full_unstemmed |
ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA |
title_sort |
ESTADO E EDUCAÇÃO POPULAR NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA |
author |
Canário, Rui |
author_facet |
Canário, Rui |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canário, Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação popular movimentos sociais autonomia e heteronomia das classes trabalhadoras. |
topic |
Educação popular movimentos sociais autonomia e heteronomia das classes trabalhadoras. |
description |
Este artigo dá continuidade a uma análise das dinâmicas de educação popular na Revolução Portuguesa de 25 de Abril de 1974, com base na contraposição analítica dos conceitos de autonomia e heteronomia das classes trabalhadoras. No caso presente o foco analítico incide sobre as iniciativas heterónomas, por parte do Estado, com intencionalidade educativa, no período de 1974-1976. Três ações são consideradas como as mais significativas: a Campanha de Dinamização Cultural (da iniciativa do Movimento das Forças Armadas), o programa SAAL (Serviço Ambulatório de Apoio Local) e o Programa de ação da DGEP (Direção Geral de Educação Permanente), sendo os dois últimos da iniciativa dos Governos Provisórios. Conclui-se que a ação heterónoma do estado pode manter-se num quadro de total exterioridade em relação aos movimentos sociais (caso da Campanha de Dinamização Cultural) mas também pode revelarse fecunda quando combinada com a iniciativa popular, criam-se então condições para que processos de educação popular se concretizem. No caso do Programa SAAL verifica-se um processo de aliança entre moradores pobres e arquitetos, na resolução de problemas habitacionais. Por fim, o Programa de Ação da DGEP materializa a aposta de um serviço educativo estatal no desenvolvimento de processos de educação popular autogerida. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9583 10.22409/tn.13i21.p9583 |
url |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9583 |
identifier_str_mv |
10.22409/tn.13i21.p9583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9583/6705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Trabalho Necessário; v. 13 n. 21 (2015) 1808-799X 10.22409/tn.13i21 reponame:Trabalho necessário instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Trabalho necessário |
collection |
Trabalho necessário |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatrabalhonecessario@gmail.com |
_version_ |
1797066990295187456 |