POLÍTICA, TRABALHO E CONHECIMENTO NO “NOVO ENSINO MÉDIO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tiradentes, Aparecida de Fátima
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4623
Resumo: Este artigo analisa as condições sociais de produção da reforma do Ensino Médio brasileiro no final da década de 1990 e década de 2000, suas principais características, destaca o ostensivo movimento de imposição pelo capital de suas demandas relativas à formação dos trabalhadores e a incorporação de tais demandas pelo Estado. Aponta alguns problemas presentes nas bases formais para este nível de ensino, como o agravamento do risco de perda da carga horária na formação geral a partir da Resolução CNE número 01 de 2005, complementar ao decreto 5154/04. A resolução regulamenta a carga horária na modalidade Ensino Técnico Integrado, introduzida pelo decreto. Cita ainda a publicação pela ABNT, em 2006, das normas técnicas para organizações escolares, com vistas à obtenção dos certificados ISO.
id UFF-20_282f40ab3a1ecf1cc235ca133c5d9717
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4623
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling POLÍTICA, TRABALHO E CONHECIMENTO NO “NOVO ENSINO MÉDIO”Este artigo analisa as condições sociais de produção da reforma do Ensino Médio brasileiro no final da década de 1990 e década de 2000, suas principais características, destaca o ostensivo movimento de imposição pelo capital de suas demandas relativas à formação dos trabalhadores e a incorporação de tais demandas pelo Estado. Aponta alguns problemas presentes nas bases formais para este nível de ensino, como o agravamento do risco de perda da carga horária na formação geral a partir da Resolução CNE número 01 de 2005, complementar ao decreto 5154/04. A resolução regulamenta a carga horária na modalidade Ensino Técnico Integrado, introduzida pelo decreto. Cita ainda a publicação pela ABNT, em 2006, das normas técnicas para organizações escolares, com vistas à obtenção dos certificados ISO.ABEC2007-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/462310.22409/tn.5i5.p4623Revista Trabalho Necessário; v. 5 n. 5 (2007)1808-799X10.22409/tn.5i5reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4623/4259Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessTiradentes, Aparecida de Fátima2020-10-29T11:40:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4623Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:40:21Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICA, TRABALHO E CONHECIMENTO NO “NOVO ENSINO MÉDIO”
title POLÍTICA, TRABALHO E CONHECIMENTO NO “NOVO ENSINO MÉDIO”
spellingShingle POLÍTICA, TRABALHO E CONHECIMENTO NO “NOVO ENSINO MÉDIO”
Tiradentes, Aparecida de Fátima
title_short POLÍTICA, TRABALHO E CONHECIMENTO NO “NOVO ENSINO MÉDIO”
title_full POLÍTICA, TRABALHO E CONHECIMENTO NO “NOVO ENSINO MÉDIO”
title_fullStr POLÍTICA, TRABALHO E CONHECIMENTO NO “NOVO ENSINO MÉDIO”
title_full_unstemmed POLÍTICA, TRABALHO E CONHECIMENTO NO “NOVO ENSINO MÉDIO”
title_sort POLÍTICA, TRABALHO E CONHECIMENTO NO “NOVO ENSINO MÉDIO”
author Tiradentes, Aparecida de Fátima
author_facet Tiradentes, Aparecida de Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tiradentes, Aparecida de Fátima
description Este artigo analisa as condições sociais de produção da reforma do Ensino Médio brasileiro no final da década de 1990 e década de 2000, suas principais características, destaca o ostensivo movimento de imposição pelo capital de suas demandas relativas à formação dos trabalhadores e a incorporação de tais demandas pelo Estado. Aponta alguns problemas presentes nas bases formais para este nível de ensino, como o agravamento do risco de perda da carga horária na formação geral a partir da Resolução CNE número 01 de 2005, complementar ao decreto 5154/04. A resolução regulamenta a carga horária na modalidade Ensino Técnico Integrado, introduzida pelo decreto. Cita ainda a publicação pela ABNT, em 2006, das normas técnicas para organizações escolares, com vistas à obtenção dos certificados ISO.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4623
10.22409/tn.5i5.p4623
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4623
identifier_str_mv 10.22409/tn.5i5.p4623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4623/4259
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 5 n. 5 (2007)
1808-799X
10.22409/tn.5i5
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066989769850880