TEMPO POLÍTICO, NOVO ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Henrique da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47163
Resumo: The text explores the reformist movement and the place of knowledge in the New Secondary School. Based on documents from the Lemann Foundation, ANPEd, CONSED and others, it presentes inferences derived from the Content Analysis (BARDIN, 1977) and the Policy Cycle (BALL and BOWE, 1992). Such inferences are related to three categories: New Philanthropy and the desired student – refinement of the instrumental curriculum (YOUNG, 2011); Superprescriptive contente – the procedurality curricular under control (SACRISTÁN, 2012); and Focus on the student`s daily life – obstruction to powerful knowledge (YOUNG, 2011).
id UFF-20_cd424f2a913e30947e8f89bf3d755a6f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47163
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling TEMPO POLÍTICO, NOVO ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTOThe text explores the reformist movement and the place of knowledge in the New Secondary School. Based on documents from the Lemann Foundation, ANPEd, CONSED and others, it presentes inferences derived from the Content Analysis (BARDIN, 1977) and the Policy Cycle (BALL and BOWE, 1992). Such inferences are related to three categories: New Philanthropy and the desired student – refinement of the instrumental curriculum (YOUNG, 2011); Superprescriptive contente – the procedurality curricular under control (SACRISTÁN, 2012); and Focus on the student`s daily life – obstruction to powerful knowledge (YOUNG, 2011).El texto explora el movimiento reformista y el lugar del conocimiento en la Nueva Escuela Secundaria. Basado em documentos de la Fundación Lemann, ANPEd, CONSED y otros, presenta inferências derivadas del Análises de Contenido (BARDIN, 1977) y del Ciclo de Políticas (BALL y BOWE, 1992). Tales inferencias se relacionan com três categorias: Nueva Filantropia y el alumno deseado – refuerzo del curriculo instrumental (YOUNG, 2011); Contenidos superprescriptivos – la procedimentalidad curricular bajo control (SACRISTÁN, 2012); y Centrarse en la vida diaria del estudiante – obstrucción al conocimiento poderoso (YOUNG, 2011).Le texte explore le mouvement de réforme et la place de la connaissance dans le New High School. Basé sur des documents de la Fondation Lemann, ANPEd, CONSED et autres, il présente des inférences dérivées de l'analyse de contenu (BARDIN, 1977) et du cycle politique (BALL et BOWE, 1992). Ces inférences sont liées à trois catégories: la nouvelle philanthropie et l'élève souhaité – renforcement du cursus instrumental (YOUNG, 2011); Contenu super prescriptif – procédure du programme en échec (SACRISTÁN, 2012); et se concentrer sur la vie quotidienne de l'élève – obstruction à des connaissances puissantes (YOUNG, 2011).O texto explora o movimento reformista e o lugar do conhecimento no Novo Ensino Médio. A partir de documentos da Fundação Lemann, ANPEd, CONSED e outros, apresenta inferências derivadas da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977) e do Ciclo de Políticas (BALL e BOWE, 1992). Tais inferências relacionam-se a três categorias: nova Filantropia e o aluno desejado, teor super prescritivo e foco na vida cotidiana do aluno. Os resultados indicam uma instrumentalização do currículo e um esvaziamento de sua dimensão processual, bem como uma hipervalorizarão da prática como elemento curricular.Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; Ensino Médio; Currículo; Conhecimento.ABEC2021-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4716310.22409/tn.v19i39.47163Revista Trabalho Necessário; v. 19 n. 39 (2021): A reforma do Ensino Médio na contramão da democracia. ; 211-2351808-799X10.22409/tn.v19i39reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47163/29255https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47163/29256Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessáriohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Henrique da Silva2021-06-17T17:33:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47163Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2021-06-17T17:33:11Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv TEMPO POLÍTICO, NOVO ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTO
title TEMPO POLÍTICO, NOVO ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTO
spellingShingle TEMPO POLÍTICO, NOVO ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTO
Lourenço, Henrique da Silva
title_short TEMPO POLÍTICO, NOVO ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTO
title_full TEMPO POLÍTICO, NOVO ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTO
title_fullStr TEMPO POLÍTICO, NOVO ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTO
title_full_unstemmed TEMPO POLÍTICO, NOVO ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTO
title_sort TEMPO POLÍTICO, NOVO ENSINO MÉDIO E CONHECIMENTO
author Lourenço, Henrique da Silva
author_facet Lourenço, Henrique da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Henrique da Silva
description The text explores the reformist movement and the place of knowledge in the New Secondary School. Based on documents from the Lemann Foundation, ANPEd, CONSED and others, it presentes inferences derived from the Content Analysis (BARDIN, 1977) and the Policy Cycle (BALL and BOWE, 1992). Such inferences are related to three categories: New Philanthropy and the desired student – refinement of the instrumental curriculum (YOUNG, 2011); Superprescriptive contente – the procedurality curricular under control (SACRISTÁN, 2012); and Focus on the student`s daily life – obstruction to powerful knowledge (YOUNG, 2011).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47163
10.22409/tn.v19i39.47163
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47163
identifier_str_mv 10.22409/tn.v19i39.47163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47163/29255
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47163/29256
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Trabalho Necessário
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 19 n. 39 (2021): A reforma do Ensino Médio na contramão da democracia. ; 211-235
1808-799X
10.22409/tn.v19i39
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066991458058240