EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A EXPANSÃO MERCANTIL DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho necessário |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9603 |
Resumo: | Este texto propõe-se a analisar a política de Educação a Distância e suas implicações para a Educação Superior, visando a desvelar o caráter mercadológico da expansão de vagas no nível de ensino em tela, que surge sob o véu de democratização. A metodologia utilizada baseia-se no método dialético marxista, por apreender o objeto considerando-o como unidade do diverso, isto é, complexo de complexos. O eixo articular metodológico trata de uma análise documental. Assim, analisaram-se os documentos do Banco Mundial, Censo de Educação Superior de 2013 e da Unesco. Dessa forma, constatou-se que a política de Educação a Distância é utilizada como estratégia de ampliação do acesso para o Ensino Superior, a qual está calcada na noção de diversificação das fontes de financiamento desse nível de ensino. Assim, compreende-se a educação superior como um nicho mercantil imprescindível para o atual modo de acumulação do capital. |
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