Educação superior no Brasil e a utilização da Educação a Distância como estratégia de expansão e massificação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/80574 |
Resumo: | Resumo: Analisa a expansão da educação superior a distância e a relação com a massificação do ensino. Pressupõe que essa expansão é motivada pela importância que o conhecimento e a competitividade ocupam na sociedade global. Utiliza uma abordagem crítica que busca explicar o problema considerando as suas mediações. A modalidade a distância tem contribuído para a expansão e massificação da educação superior com ênfase no setor privado, desobrigando, cada vez mais, o Estado de assumir a educação como bem público.Palavras-chave: Educação Superior; Educação a Distância; Expansão; Massificação. Abstract: It analyzes the expansion of the distance higher education and its contributions to the teaching massification. It is assumed that this expansion is motivated by the importance that the knowledge and competitiveness occupy in society nowadays. It uses a critical approach that aims to explain the problem considering its mediations. The distance education has contributed to the expansion and massification of higher education, mainly in the private segment, increasingly discharging the state of assuming the education as a public welfare.Keywords: higher education; distance education; expansion; massification. Resumen: Analiza la expansión de la educación superior a distancia y la relación con la masificación de la enseñanza. Parte del presupuesto de que esa expansión es motivada por la importancia que el conocimiento y la competitividad ocupan en la sociedad global. Utiliza un abordaje crítico que busca explicar el problema considerando sus mediaciones. La modalidad a distancia ha contribuido para la expansión y masificación de la educación superior con énfasis en el sector privado, desobligando, cada vez más, al Estado de asumir la educación como bien público.Palabras-clave: Educación Superior; Educación a Distancia; Expansión; Masificación. |
id |
UFRGS-22_7a24dcae24a8c74a42b633de15a678cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/80574 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação superior no Brasil e a utilização da Educação a Distância como estratégia de expansão e massificaçãoEducação SuperiorEducação a DistânciaExpansãoMassificaçãoResumo: Analisa a expansão da educação superior a distância e a relação com a massificação do ensino. Pressupõe que essa expansão é motivada pela importância que o conhecimento e a competitividade ocupam na sociedade global. Utiliza uma abordagem crítica que busca explicar o problema considerando as suas mediações. A modalidade a distância tem contribuído para a expansão e massificação da educação superior com ênfase no setor privado, desobrigando, cada vez mais, o Estado de assumir a educação como bem público.Palavras-chave: Educação Superior; Educação a Distância; Expansão; Massificação. Abstract: It analyzes the expansion of the distance higher education and its contributions to the teaching massification. It is assumed that this expansion is motivated by the importance that the knowledge and competitiveness occupy in society nowadays. It uses a critical approach that aims to explain the problem considering its mediations. The distance education has contributed to the expansion and massification of higher education, mainly in the private segment, increasingly discharging the state of assuming the education as a public welfare.Keywords: higher education; distance education; expansion; massification. Resumen: Analiza la expansión de la educación superior a distancia y la relación con la masificación de la enseñanza. Parte del presupuesto de que esa expansión es motivada por la importancia que el conocimiento y la competitividad ocupan en la sociedad global. Utiliza un abordaje crítico que busca explicar el problema considerando sus mediaciones. La modalidad a distancia ha contribuido para la expansión y masificación de la educación superior con énfasis en el sector privado, desobligando, cada vez más, al Estado de asumir la educación como bien público.Palabras-clave: Educación Superior; Educación a Distancia; Expansión; Masificación.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/8057410.21573/vol34n12018.80574REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 34 No. 1 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 189 - 209Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 34 Núm. 1 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 189 - 209Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 34 n. 1 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 189 - 2092447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/80574/48884Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Alda Maria Duarte AraújoAraújo, Nataniel da Vera-Cruz Gonçalves2018-07-16T13:23:57Zoai:seer.ufrgs.br:article/80574Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2018-07-16T13:23:57Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação superior no Brasil e a utilização da Educação a Distância como estratégia de expansão e massificação |
title |
Educação superior no Brasil e a utilização da Educação a Distância como estratégia de expansão e massificação |
spellingShingle |
Educação superior no Brasil e a utilização da Educação a Distância como estratégia de expansão e massificação Castro, Alda Maria Duarte Araújo Educação Superior Educação a Distância Expansão Massificação |
title_short |
Educação superior no Brasil e a utilização da Educação a Distância como estratégia de expansão e massificação |
title_full |
Educação superior no Brasil e a utilização da Educação a Distância como estratégia de expansão e massificação |
title_fullStr |
Educação superior no Brasil e a utilização da Educação a Distância como estratégia de expansão e massificação |
title_full_unstemmed |
Educação superior no Brasil e a utilização da Educação a Distância como estratégia de expansão e massificação |
title_sort |
Educação superior no Brasil e a utilização da Educação a Distância como estratégia de expansão e massificação |
author |
Castro, Alda Maria Duarte Araújo |
author_facet |
Castro, Alda Maria Duarte Araújo Araújo, Nataniel da Vera-Cruz Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Nataniel da Vera-Cruz Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Alda Maria Duarte Araújo Araújo, Nataniel da Vera-Cruz Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Educação a Distância Expansão Massificação |
topic |
Educação Superior Educação a Distância Expansão Massificação |
description |
Resumo: Analisa a expansão da educação superior a distância e a relação com a massificação do ensino. Pressupõe que essa expansão é motivada pela importância que o conhecimento e a competitividade ocupam na sociedade global. Utiliza uma abordagem crítica que busca explicar o problema considerando as suas mediações. A modalidade a distância tem contribuído para a expansão e massificação da educação superior com ênfase no setor privado, desobrigando, cada vez mais, o Estado de assumir a educação como bem público.Palavras-chave: Educação Superior; Educação a Distância; Expansão; Massificação. Abstract: It analyzes the expansion of the distance higher education and its contributions to the teaching massification. It is assumed that this expansion is motivated by the importance that the knowledge and competitiveness occupy in society nowadays. It uses a critical approach that aims to explain the problem considering its mediations. The distance education has contributed to the expansion and massification of higher education, mainly in the private segment, increasingly discharging the state of assuming the education as a public welfare.Keywords: higher education; distance education; expansion; massification. Resumen: Analiza la expansión de la educación superior a distancia y la relación con la masificación de la enseñanza. Parte del presupuesto de que esa expansión es motivada por la importancia que el conocimiento y la competitividad ocupan en la sociedad global. Utiliza un abordaje crítico que busca explicar el problema considerando sus mediaciones. La modalidad a distancia ha contribuido para la expansión y masificación de la educación superior con énfasis en el sector privado, desobligando, cada vez más, al Estado de asumir la educación como bien público.Palabras-clave: Educación Superior; Educación a Distancia; Expansión; Masificación. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/80574 10.21573/vol34n12018.80574 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/80574 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol34n12018.80574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/80574/48884 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 34 No. 1 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 189 - 209 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 34 Núm. 1 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 189 - 209 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 34 n. 1 (2018): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 189 - 209 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371683270656 |