O SIGNIFICADO DO TRABALHO NO CAPITALISMO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ENSAIO DE ANÁLISE CRÍTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tumolo, Paulo Sergio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/2919
Resumo: O texto tem como finalidade analisar criticamente a concepção do trabalho como princípio educativo, que tem sido utilizada para fundamentar propostas de educação dos mais importantes movimentos sociais brasileiros, tais como o MST e a CUT. À luz da contribuição teórica oferecida por Marx, sobretudo em O Capital, discute o significado das três categorias fundantes de trabalho - trabalho concreto, trabalho abstrato e trabalho produtivo -, bem como a relação de contradição que ocorre entre elas, e demonstra que, se o trabalho, numa forma social genérica, é o elemento determinante na constituição da própria natureza humana, no capitalismo a construção do gênero humano, por intermédio do trabalho, se dá pela sua destruição, sua emancipação se efetiva pela sua degradação, a afirmação de sua condição de sujeito se realiza pela negação desta mesma condição, sua hominização ocorre pela produção de sua reificação. No limite, trata-se da constituição do fetiche do capital - o capital que se subjetiviza ou se hominiza reificando as relações sociais e o ser social. Dado o conjunto de argumentos apresentados, o texto questiona o trabalho como princípio educativo como proposta de uma estratégia político-educativa que tenha uma perspectiva emancipadora
id UFF-20_3fe37807e88ac8487afaa446e99240a9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2919
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling O SIGNIFICADO DO TRABALHO NO CAPITALISMO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ENSAIO DE ANÁLISE CRÍTICAO texto tem como finalidade analisar criticamente a concepção do trabalho como princípio educativo, que tem sido utilizada para fundamentar propostas de educação dos mais importantes movimentos sociais brasileiros, tais como o MST e a CUT. À luz da contribuição teórica oferecida por Marx, sobretudo em O Capital, discute o significado das três categorias fundantes de trabalho - trabalho concreto, trabalho abstrato e trabalho produtivo -, bem como a relação de contradição que ocorre entre elas, e demonstra que, se o trabalho, numa forma social genérica, é o elemento determinante na constituição da própria natureza humana, no capitalismo a construção do gênero humano, por intermédio do trabalho, se dá pela sua destruição, sua emancipação se efetiva pela sua degradação, a afirmação de sua condição de sujeito se realiza pela negação desta mesma condição, sua hominização ocorre pela produção de sua reificação. No limite, trata-se da constituição do fetiche do capital - o capital que se subjetiviza ou se hominiza reificando as relações sociais e o ser social. Dado o conjunto de argumentos apresentados, o texto questiona o trabalho como princípio educativo como proposta de uma estratégia político-educativa que tenha uma perspectiva emancipadoraABEC2021-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/291910.22409/tn.1i1.p2919Revista Trabalho Necessário; v. 1 n. 1 (2003)1808-799X10.22409/tn.1i1reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/2919/2411Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTumolo, Paulo Sergio2021-02-25T11:46:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2919Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2021-02-25T11:46:20Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O SIGNIFICADO DO TRABALHO NO CAPITALISMO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ENSAIO DE ANÁLISE CRÍTICA
title O SIGNIFICADO DO TRABALHO NO CAPITALISMO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ENSAIO DE ANÁLISE CRÍTICA
spellingShingle O SIGNIFICADO DO TRABALHO NO CAPITALISMO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ENSAIO DE ANÁLISE CRÍTICA
Tumolo, Paulo Sergio
title_short O SIGNIFICADO DO TRABALHO NO CAPITALISMO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ENSAIO DE ANÁLISE CRÍTICA
title_full O SIGNIFICADO DO TRABALHO NO CAPITALISMO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ENSAIO DE ANÁLISE CRÍTICA
title_fullStr O SIGNIFICADO DO TRABALHO NO CAPITALISMO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ENSAIO DE ANÁLISE CRÍTICA
title_full_unstemmed O SIGNIFICADO DO TRABALHO NO CAPITALISMO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ENSAIO DE ANÁLISE CRÍTICA
title_sort O SIGNIFICADO DO TRABALHO NO CAPITALISMO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: ENSAIO DE ANÁLISE CRÍTICA
author Tumolo, Paulo Sergio
author_facet Tumolo, Paulo Sergio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tumolo, Paulo Sergio
description O texto tem como finalidade analisar criticamente a concepção do trabalho como princípio educativo, que tem sido utilizada para fundamentar propostas de educação dos mais importantes movimentos sociais brasileiros, tais como o MST e a CUT. À luz da contribuição teórica oferecida por Marx, sobretudo em O Capital, discute o significado das três categorias fundantes de trabalho - trabalho concreto, trabalho abstrato e trabalho produtivo -, bem como a relação de contradição que ocorre entre elas, e demonstra que, se o trabalho, numa forma social genérica, é o elemento determinante na constituição da própria natureza humana, no capitalismo a construção do gênero humano, por intermédio do trabalho, se dá pela sua destruição, sua emancipação se efetiva pela sua degradação, a afirmação de sua condição de sujeito se realiza pela negação desta mesma condição, sua hominização ocorre pela produção de sua reificação. No limite, trata-se da constituição do fetiche do capital - o capital que se subjetiviza ou se hominiza reificando as relações sociais e o ser social. Dado o conjunto de argumentos apresentados, o texto questiona o trabalho como princípio educativo como proposta de uma estratégia político-educativa que tenha uma perspectiva emancipadora
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/2919
10.22409/tn.1i1.p2919
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/2919
identifier_str_mv 10.22409/tn.1i1.p2919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/2919/2411
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 1 n. 1 (2003)
1808-799X
10.22409/tn.1i1
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066989369294848