INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFES: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PESQUISA-AÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Marcelo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sperandio, Renan, Maciel, Samanta, Teixeira, Zilka
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4649
Resumo: Neste trabalho, foi analisado a pesquisa-ação no contexto da integração curricular do ensino médio à educação profissional na Rede Federal. Identificou-se a emergência de uma “resistência muda” dos sujeitos envolvidos que por meio de discursos e práticas destoantes apoiaram, mas também boicotaram a pesquisaação, resultando na descontinuidade da mobilização e do envolvimento dos grupos focais. De todo modo, houve êxito no campo do diagnóstico e da formação docente e os resultados futuros são promissores para os objetivos do estudo.
id UFF-20_5b5801ff060b550304ad5c1b1738e64a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4649
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFES: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PESQUISA-AÇÃOEnsino médio integradopesquisa-açãorede federal.Neste trabalho, foi analisado a pesquisa-ação no contexto da integração curricular do ensino médio à educação profissional na Rede Federal. Identificou-se a emergência de uma “resistência muda” dos sujeitos envolvidos que por meio de discursos e práticas destoantes apoiaram, mas também boicotaram a pesquisaação, resultando na descontinuidade da mobilização e do envolvimento dos grupos focais. De todo modo, houve êxito no campo do diagnóstico e da formação docente e os resultados futuros são promissores para os objetivos do estudo.ABEC2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/464910.22409/tn.16i29.p4649Revista Trabalho Necessário; v. 16 n. 29 (2018): GT 09 - Trabalho e educação; 192-2171808-799X10.22409/tn.16i29reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4649/4284https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4649/24725Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, MarceloSperandio, RenanMaciel, SamantaTeixeira, Zilka2020-07-07T11:21:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4649Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-07-07T11:21:53Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFES: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PESQUISA-AÇÃO
title INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFES: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PESQUISA-AÇÃO
spellingShingle INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFES: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PESQUISA-AÇÃO
Lima, Marcelo
Ensino médio integrado
pesquisa-ação
rede federal.
title_short INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFES: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PESQUISA-AÇÃO
title_full INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFES: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PESQUISA-AÇÃO
title_fullStr INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFES: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PESQUISA-AÇÃO
title_full_unstemmed INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFES: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PESQUISA-AÇÃO
title_sort INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFES: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PESQUISA-AÇÃO
author Lima, Marcelo
author_facet Lima, Marcelo
Sperandio, Renan
Maciel, Samanta
Teixeira, Zilka
author_role author
author2 Sperandio, Renan
Maciel, Samanta
Teixeira, Zilka
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Marcelo
Sperandio, Renan
Maciel, Samanta
Teixeira, Zilka
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio integrado
pesquisa-ação
rede federal.
topic Ensino médio integrado
pesquisa-ação
rede federal.
description Neste trabalho, foi analisado a pesquisa-ação no contexto da integração curricular do ensino médio à educação profissional na Rede Federal. Identificou-se a emergência de uma “resistência muda” dos sujeitos envolvidos que por meio de discursos e práticas destoantes apoiaram, mas também boicotaram a pesquisaação, resultando na descontinuidade da mobilização e do envolvimento dos grupos focais. De todo modo, houve êxito no campo do diagnóstico e da formação docente e os resultados futuros são promissores para os objetivos do estudo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4649
10.22409/tn.16i29.p4649
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4649
identifier_str_mv 10.22409/tn.16i29.p4649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4649/4284
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4649/24725
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 16 n. 29 (2018): GT 09 - Trabalho e educação; 192-217
1808-799X
10.22409/tn.16i29
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066989831716864