CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Edson
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6848
Resumo: A racionalização econômica e do trabalho de cunho neoliberal, intensificou significativamente a dominação e exploração dos trabalhadores, aumentou as contratações precárias, informais e temporárias, sobrecarregou os trabalhadores que possuíam emprego formal, aumentou o contingente de trabalhadores desempregados e ampliou o tempo médio de procura por trabalho. A conjugação dos elementos apontados anteriormente e a necessidade de garantir a reprodução ampliada da vida, fez com que um número crescente de trabalhadores (re)construíssem diferentes estratégias de organização do trabalho que, apesar de estarem inseridas na sociedade capitalista, evidenciam uma lógica que se contrapõe a mesma. A teoria marxista e o materialismo histórico nos auxiliam na tentativa de compreensão da dimensão educativa do trabalho, pois a produção da vida material e social produz saberes sobre a relação do homem com a natureza, com o trabalho, com seus pares e com uma nova concepção de trabalho e de mundo. Portanto, este artigo tem o objetivo de discutir por um lado, a organização do processo de trabalho e por outro, a produção associada, vivenciada por trabalhadores que não sucumbiram à lógica do capital.
id UFF-20_603ddba44ae2da351402ffee6204719d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6848
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT)Trabalhotrabalho como princípio educativoprodução associada.A racionalização econômica e do trabalho de cunho neoliberal, intensificou significativamente a dominação e exploração dos trabalhadores, aumentou as contratações precárias, informais e temporárias, sobrecarregou os trabalhadores que possuíam emprego formal, aumentou o contingente de trabalhadores desempregados e ampliou o tempo médio de procura por trabalho. A conjugação dos elementos apontados anteriormente e a necessidade de garantir a reprodução ampliada da vida, fez com que um número crescente de trabalhadores (re)construíssem diferentes estratégias de organização do trabalho que, apesar de estarem inseridas na sociedade capitalista, evidenciam uma lógica que se contrapõe a mesma. A teoria marxista e o materialismo histórico nos auxiliam na tentativa de compreensão da dimensão educativa do trabalho, pois a produção da vida material e social produz saberes sobre a relação do homem com a natureza, com o trabalho, com seus pares e com uma nova concepção de trabalho e de mundo. Portanto, este artigo tem o objetivo de discutir por um lado, a organização do processo de trabalho e por outro, a produção associada, vivenciada por trabalhadores que não sucumbiram à lógica do capital.ABEC2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/684810.22409/tn.9i13.p6848Revista Trabalho Necessário; v. 9 n. 13 (2011)1808-799X10.22409/tn.9i13reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6848/5131Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Edson2020-10-29T11:37:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6848Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:37:27Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT)
title CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT)
spellingShingle CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT)
Caetano, Edson
Trabalho
trabalho como princípio educativo
produção associada.
title_short CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT)
title_full CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT)
title_fullStr CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT)
title_full_unstemmed CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT)
title_sort CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT)
author Caetano, Edson
author_facet Caetano, Edson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Edson
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
trabalho como princípio educativo
produção associada.
topic Trabalho
trabalho como princípio educativo
produção associada.
description A racionalização econômica e do trabalho de cunho neoliberal, intensificou significativamente a dominação e exploração dos trabalhadores, aumentou as contratações precárias, informais e temporárias, sobrecarregou os trabalhadores que possuíam emprego formal, aumentou o contingente de trabalhadores desempregados e ampliou o tempo médio de procura por trabalho. A conjugação dos elementos apontados anteriormente e a necessidade de garantir a reprodução ampliada da vida, fez com que um número crescente de trabalhadores (re)construíssem diferentes estratégias de organização do trabalho que, apesar de estarem inseridas na sociedade capitalista, evidenciam uma lógica que se contrapõe a mesma. A teoria marxista e o materialismo histórico nos auxiliam na tentativa de compreensão da dimensão educativa do trabalho, pois a produção da vida material e social produz saberes sobre a relação do homem com a natureza, com o trabalho, com seus pares e com uma nova concepção de trabalho e de mundo. Portanto, este artigo tem o objetivo de discutir por um lado, a organização do processo de trabalho e por outro, a produção associada, vivenciada por trabalhadores que não sucumbiram à lógica do capital.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6848
10.22409/tn.9i13.p6848
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6848
identifier_str_mv 10.22409/tn.9i13.p6848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6848/5131
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 9 n. 13 (2011)
1808-799X
10.22409/tn.9i13
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066990199767040