CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho necessário |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6848 |
Resumo: | A racionalização econômica e do trabalho de cunho neoliberal, intensificou significativamente a dominação e exploração dos trabalhadores, aumentou as contratações precárias, informais e temporárias, sobrecarregou os trabalhadores que possuíam emprego formal, aumentou o contingente de trabalhadores desempregados e ampliou o tempo médio de procura por trabalho. A conjugação dos elementos apontados anteriormente e a necessidade de garantir a reprodução ampliada da vida, fez com que um número crescente de trabalhadores (re)construíssem diferentes estratégias de organização do trabalho que, apesar de estarem inseridas na sociedade capitalista, evidenciam uma lógica que se contrapõe a mesma. A teoria marxista e o materialismo histórico nos auxiliam na tentativa de compreensão da dimensão educativa do trabalho, pois a produção da vida material e social produz saberes sobre a relação do homem com a natureza, com o trabalho, com seus pares e com uma nova concepção de trabalho e de mundo. Portanto, este artigo tem o objetivo de discutir por um lado, a organização do processo de trabalho e por outro, a produção associada, vivenciada por trabalhadores que não sucumbiram à lógica do capital. |
id |
UFF-20_603ddba44ae2da351402ffee6204719d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6848 |
network_acronym_str |
UFF-20 |
network_name_str |
Trabalho necessário |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT)Trabalhotrabalho como princípio educativoprodução associada.A racionalização econômica e do trabalho de cunho neoliberal, intensificou significativamente a dominação e exploração dos trabalhadores, aumentou as contratações precárias, informais e temporárias, sobrecarregou os trabalhadores que possuíam emprego formal, aumentou o contingente de trabalhadores desempregados e ampliou o tempo médio de procura por trabalho. A conjugação dos elementos apontados anteriormente e a necessidade de garantir a reprodução ampliada da vida, fez com que um número crescente de trabalhadores (re)construíssem diferentes estratégias de organização do trabalho que, apesar de estarem inseridas na sociedade capitalista, evidenciam uma lógica que se contrapõe a mesma. A teoria marxista e o materialismo histórico nos auxiliam na tentativa de compreensão da dimensão educativa do trabalho, pois a produção da vida material e social produz saberes sobre a relação do homem com a natureza, com o trabalho, com seus pares e com uma nova concepção de trabalho e de mundo. Portanto, este artigo tem o objetivo de discutir por um lado, a organização do processo de trabalho e por outro, a produção associada, vivenciada por trabalhadores que não sucumbiram à lógica do capital.ABEC2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/684810.22409/tn.9i13.p6848Revista Trabalho Necessário; v. 9 n. 13 (2011)1808-799X10.22409/tn.9i13reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6848/5131Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Edson2020-10-29T11:37:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6848Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:37:27Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT) |
title |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT) |
spellingShingle |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT) Caetano, Edson Trabalho trabalho como princípio educativo produção associada. |
title_short |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT) |
title_full |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT) |
title_fullStr |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT) |
title_full_unstemmed |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT) |
title_sort |
CONSIDERAÇÕES SOBRE O BINÔMIO TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PANTANEIRO ( UFMT) |
author |
Caetano, Edson |
author_facet |
Caetano, Edson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Edson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho trabalho como princípio educativo produção associada. |
topic |
Trabalho trabalho como princípio educativo produção associada. |
description |
A racionalização econômica e do trabalho de cunho neoliberal, intensificou significativamente a dominação e exploração dos trabalhadores, aumentou as contratações precárias, informais e temporárias, sobrecarregou os trabalhadores que possuíam emprego formal, aumentou o contingente de trabalhadores desempregados e ampliou o tempo médio de procura por trabalho. A conjugação dos elementos apontados anteriormente e a necessidade de garantir a reprodução ampliada da vida, fez com que um número crescente de trabalhadores (re)construíssem diferentes estratégias de organização do trabalho que, apesar de estarem inseridas na sociedade capitalista, evidenciam uma lógica que se contrapõe a mesma. A teoria marxista e o materialismo histórico nos auxiliam na tentativa de compreensão da dimensão educativa do trabalho, pois a produção da vida material e social produz saberes sobre a relação do homem com a natureza, com o trabalho, com seus pares e com uma nova concepção de trabalho e de mundo. Portanto, este artigo tem o objetivo de discutir por um lado, a organização do processo de trabalho e por outro, a produção associada, vivenciada por trabalhadores que não sucumbiram à lógica do capital. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6848 10.22409/tn.9i13.p6848 |
url |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6848 |
identifier_str_mv |
10.22409/tn.9i13.p6848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6848/5131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Trabalho Necessário; v. 9 n. 13 (2011) 1808-799X 10.22409/tn.9i13 reponame:Trabalho necessário instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Trabalho necessário |
collection |
Trabalho necessário |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatrabalhonecessario@gmail.com |
_version_ |
1797066990199767040 |