SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Edson
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Neves, Camila Emanuella Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho & Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9235
Resumo: Este artigo ocupa-se da reflexão acerca das relações entre trabalho e educação presentes nos processos de produzir a vida associadamente numa comunidade quilombola localizada em Poconé, Mato Grosso. A pesquisa, de cunho etnográfico, teve como foco os saberes do trabalho associado. A análise dos resultados efetivou-se à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma cultura do trabalho distinta do trabalho assalariado. Os saberes do trabalho, expressos pelos trabalhadores e trabalhadoras do quilombo pesquisado, explicitam concepções de mundo, de vida e de ser humano enraizadas no viver em comum, dentre as quais destacamos: a posse coletiva da terra e dos meio de produção, a gestão coletiva e democrática do processo de trabalho, a vivência ecológica no trabalho associado, a manutenção da prática do muxirum e o esforço para preservação da cultura, dos costumes e da história da comunidade quilombola.
id UFMG-23_80d1811e55f4998862d4b7235b59fd8f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9235
network_acronym_str UFMG-23
network_name_str Trabalho & Educação (Online)
repository_id_str
spelling SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilitiesProdução associadaTrabalho como princípio educativoSaberes da produção associada370.05Este artigo ocupa-se da reflexão acerca das relações entre trabalho e educação presentes nos processos de produzir a vida associadamente numa comunidade quilombola localizada em Poconé, Mato Grosso. A pesquisa, de cunho etnográfico, teve como foco os saberes do trabalho associado. A análise dos resultados efetivou-se à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma cultura do trabalho distinta do trabalho assalariado. Os saberes do trabalho, expressos pelos trabalhadores e trabalhadoras do quilombo pesquisado, explicitam concepções de mundo, de vida e de ser humano enraizadas no viver em comum, dentre as quais destacamos: a posse coletiva da terra e dos meio de produção, a gestão coletiva e democrática do processo de trabalho, a vivência ecológica no trabalho associado, a manutenção da prática do muxirum e o esforço para preservação da cultura, dos costumes e da história da comunidade quilombola.Universidade Federal de Minas Gerais2013-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9235Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 259-279Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 259-279Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 259-279Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 259-2792238-037X1516-9537reponame:Trabalho & Educação (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9235/6646Caetano, EdsonNeves, Camila Emanuella Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T19:52:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9235Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/indexPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/oaiassinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com2238-037X1516-9537opendoar:2019-02-01T19:52:12Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities
title SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities
spellingShingle SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities
Caetano, Edson
Produção associada
Trabalho como princípio educativo
Saberes da produção associada
370.05
title_short SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities
title_full SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities
title_fullStr SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities
title_full_unstemmed SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities
title_sort SABERES DA PRODUÇÃO ASSOCIADA: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES / Knowledge of associated production: implications and possibilities
author Caetano, Edson
author_facet Caetano, Edson
Neves, Camila Emanuella Pereira
author_role author
author2 Neves, Camila Emanuella Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Edson
Neves, Camila Emanuella Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Produção associada
Trabalho como princípio educativo
Saberes da produção associada
370.05
topic Produção associada
Trabalho como princípio educativo
Saberes da produção associada
370.05
description Este artigo ocupa-se da reflexão acerca das relações entre trabalho e educação presentes nos processos de produzir a vida associadamente numa comunidade quilombola localizada em Poconé, Mato Grosso. A pesquisa, de cunho etnográfico, teve como foco os saberes do trabalho associado. A análise dos resultados efetivou-se à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma cultura do trabalho distinta do trabalho assalariado. Os saberes do trabalho, expressos pelos trabalhadores e trabalhadoras do quilombo pesquisado, explicitam concepções de mundo, de vida e de ser humano enraizadas no viver em comum, dentre as quais destacamos: a posse coletiva da terra e dos meio de produção, a gestão coletiva e democrática do processo de trabalho, a vivência ecológica no trabalho associado, a manutenção da prática do muxirum e o esforço para preservação da cultura, dos costumes e da história da comunidade quilombola.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9235
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9235/6646
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho & Educação; Vol. 22 No. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 259-279
Trabalho & Educação; Vol. 22 Núm. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 259-279
Trabalho & Educação; Vol. 22 No 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 259-279
Trabalho & Educação; v. 22 n. 3 (2013): DOSSIÊ A DINÂMICA DA PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE SABERES: ENTRE O TRABALHO E A FORMAÇÃO; 259-279
2238-037X
1516-9537
reponame:Trabalho & Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Trabalho & Educação (Online)
collection Trabalho & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho & Educação (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv assinete@fae.ufmg.br||revista.nete@fae.ufmg.br||hormindojunior@gmail.com
_version_ 1797220513058127872