CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSONIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Martins, Ângela Maria
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Wanderley Neves , Lúcia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59650
Resumo: O texto apresenta, sucintamente, algumas das características e fundamentos da concepção thompsiana de cultura imprescindíveis para a compreensão da relação entre história e cultura e suas repercussões no campo educacional. Demarca a especificidade da sua concepção de cultura na tradição marxista e em outras acepções contemporâneas. Aponta como características das manifestações culturais: seu imbricamento com as lutas de classe, sua dialeticidade com o desenvolvimento das forças produtivas materiais, bem como o duplo caráter, amplo e restrito, de suas manifestações. Como fundamentos de sua concepção de cultura, ressalta o modo como Edward P. Thompson concebe a relação entre base e superestrutura, entre ser social e consciência social e a importância atribuída por ele à interface entre experiência, hegemonia e cultura na construção e na dinâmica do ser social. Destaca ainda as repercussões de suas contribuições teórico-metodológicas para a compreensão dos objetivos educacionais nas sociedades urbano-industriais e para a delimitação dos fundamentos da prática pedagógica na atualidade. Palavras-chave: marxismo; cultura; educação.
id UFF-20_65bddb59dd108ec6735bfe9486c50167
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59650
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSONIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃOO texto apresenta, sucintamente, algumas das características e fundamentos da concepção thompsiana de cultura imprescindíveis para a compreensão da relação entre história e cultura e suas repercussões no campo educacional. Demarca a especificidade da sua concepção de cultura na tradição marxista e em outras acepções contemporâneas. Aponta como características das manifestações culturais: seu imbricamento com as lutas de classe, sua dialeticidade com o desenvolvimento das forças produtivas materiais, bem como o duplo caráter, amplo e restrito, de suas manifestações. Como fundamentos de sua concepção de cultura, ressalta o modo como Edward P. Thompson concebe a relação entre base e superestrutura, entre ser social e consciência social e a importância atribuída por ele à interface entre experiência, hegemonia e cultura na construção e na dinâmica do ser social. Destaca ainda as repercussões de suas contribuições teórico-metodológicas para a compreensão dos objetivos educacionais nas sociedades urbano-industriais e para a delimitação dos fundamentos da prática pedagógica na atualidade. Palavras-chave: marxismo; cultura; educação.ABEC2023-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59650Revista Trabalho Necessário; v. 21 n. 45 (2023): 20 Anos da TN: a produção científica no combate às investidas do capital; 01-121808-799X10.22409/tn.v21i45reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59650/34794https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59650/34795https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Martins, Ângela Maria Wanderley Neves , Lúcia Maria 2023-08-29T16:16:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/59650Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2023-08-29T16:16:43Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSONIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO
title CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSONIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO
spellingShingle CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSONIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO
Souza Martins, Ângela Maria
title_short CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSONIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO
title_full CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSONIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO
title_fullStr CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSONIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSONIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO
title_sort CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSONIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO
author Souza Martins, Ângela Maria
author_facet Souza Martins, Ângela Maria
Wanderley Neves , Lúcia Maria
author_role author
author2 Wanderley Neves , Lúcia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Martins, Ângela Maria
Wanderley Neves , Lúcia Maria
description O texto apresenta, sucintamente, algumas das características e fundamentos da concepção thompsiana de cultura imprescindíveis para a compreensão da relação entre história e cultura e suas repercussões no campo educacional. Demarca a especificidade da sua concepção de cultura na tradição marxista e em outras acepções contemporâneas. Aponta como características das manifestações culturais: seu imbricamento com as lutas de classe, sua dialeticidade com o desenvolvimento das forças produtivas materiais, bem como o duplo caráter, amplo e restrito, de suas manifestações. Como fundamentos de sua concepção de cultura, ressalta o modo como Edward P. Thompson concebe a relação entre base e superestrutura, entre ser social e consciência social e a importância atribuída por ele à interface entre experiência, hegemonia e cultura na construção e na dinâmica do ser social. Destaca ainda as repercussões de suas contribuições teórico-metodológicas para a compreensão dos objetivos educacionais nas sociedades urbano-industriais e para a delimitação dos fundamentos da prática pedagógica na atualidade. Palavras-chave: marxismo; cultura; educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59650
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59650/34794
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/59650/34795
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 21 n. 45 (2023): 20 Anos da TN: a produção científica no combate às investidas do capital; 01-12
1808-799X
10.22409/tn.v21i45
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066989014876160