CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ângela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Neves, Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8596
Resumo: O texto apresenta, sucintamente, algumas das características e fundamentos da concepção thompsiana de cultura imprescindíveis para a compreensão da relação entre história e cultura e suas repercussões no campo educacional. Demarca a especificidade da sua concepção de cultura na tradição marxista e em outras acepções contemporâneas. Aponta como características das manifestações culturais: seu imbricamento com as lutas de classe, sua dialeticidade com o desenvolvimento das forças produtivas materiais, bem como o duplo caráter, amplo e restrito, de suas manifestações. Como fundamentos de sua concepção de cultura, ressalta o modo como Edward P. Thompson concebe a relação entre base e superestrutura, entre ser social e consciência social e a importância atribuída por ele à interface entre experiência, hegemonia e cultura na construção e na dinâmica do ser social. Destaca ainda as repercussões de suas contribuições teórico-metodológicas para a compreensão dos objetivos educacionais nas sociedades urbano-industriais e para a delimitação dos fundamentos da prática pedagógica na atualidade.
id UFF-20_ee479563554b7f66c7554eb3f023b6dd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8596
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃOMarxismoculturaeducação.O texto apresenta, sucintamente, algumas das características e fundamentos da concepção thompsiana de cultura imprescindíveis para a compreensão da relação entre história e cultura e suas repercussões no campo educacional. Demarca a especificidade da sua concepção de cultura na tradição marxista e em outras acepções contemporâneas. Aponta como características das manifestações culturais: seu imbricamento com as lutas de classe, sua dialeticidade com o desenvolvimento das forças produtivas materiais, bem como o duplo caráter, amplo e restrito, de suas manifestações. Como fundamentos de sua concepção de cultura, ressalta o modo como Edward P. Thompson concebe a relação entre base e superestrutura, entre ser social e consciência social e a importância atribuída por ele à interface entre experiência, hegemonia e cultura na construção e na dinâmica do ser social. Destaca ainda as repercussões de suas contribuições teórico-metodológicas para a compreensão dos objetivos educacionais nas sociedades urbano-industriais e para a delimitação dos fundamentos da prática pedagógica na atualidade.ABEC2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/859610.22409/tn.12i18.p8596Revista Trabalho Necessário; v. 12 n. 18 (2014): Dossiê - Trabalho, história e experiência de classe: Thompson 50 anos depois1808-799X10.22409/tn.12i18reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8596/6159Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, ÂngelaNeves, Lúcia2020-10-29T11:44:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8596Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:44:20Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO
title CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO
spellingShingle CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO
Martins, Ângela
Marxismo
cultura
educação.
title_short CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO
title_full CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO
title_fullStr CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO
title_sort CARACTERÍSTICAS E FUNDAMENTOS DA CONCEPÇÃO THOMPSIANA DE CULTURA E REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO
author Martins, Ângela
author_facet Martins, Ângela
Neves, Lúcia
author_role author
author2 Neves, Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ângela
Neves, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Marxismo
cultura
educação.
topic Marxismo
cultura
educação.
description O texto apresenta, sucintamente, algumas das características e fundamentos da concepção thompsiana de cultura imprescindíveis para a compreensão da relação entre história e cultura e suas repercussões no campo educacional. Demarca a especificidade da sua concepção de cultura na tradição marxista e em outras acepções contemporâneas. Aponta como características das manifestações culturais: seu imbricamento com as lutas de classe, sua dialeticidade com o desenvolvimento das forças produtivas materiais, bem como o duplo caráter, amplo e restrito, de suas manifestações. Como fundamentos de sua concepção de cultura, ressalta o modo como Edward P. Thompson concebe a relação entre base e superestrutura, entre ser social e consciência social e a importância atribuída por ele à interface entre experiência, hegemonia e cultura na construção e na dinâmica do ser social. Destaca ainda as repercussões de suas contribuições teórico-metodológicas para a compreensão dos objetivos educacionais nas sociedades urbano-industriais e para a delimitação dos fundamentos da prática pedagógica na atualidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8596
10.22409/tn.12i18.p8596
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8596
identifier_str_mv 10.22409/tn.12i18.p8596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/8596/6159
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 12 n. 18 (2014): Dossiê - Trabalho, história e experiência de classe: Thompson 50 anos depois
1808-799X
10.22409/tn.12i18
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066990261633024