EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida Vieira, Mauro Rogério
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57309
Resumo: When carrying out the investigation of the praxis loci referring to the formative processes with solidary economy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - IFRN campus Mossoró, we found that these formative processes articulated with the elements of the solidary economy drive social transformation. In this way, we can characterize the pedagogical and political praxis of this experience as an emancipatory militant praxis. Keywords: Professional education; Praxis; Experience; Solidary Economy; E.P. Thompson  
id UFF-20_6e478af4665be64b83fd64f3bae85448
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57309
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSONWhen carrying out the investigation of the praxis loci referring to the formative processes with solidary economy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - IFRN campus Mossoró, we found that these formative processes articulated with the elements of the solidary economy drive social transformation. In this way, we can characterize the pedagogical and political praxis of this experience as an emancipatory militant praxis. Keywords: Professional education; Praxis; Experience; Solidary Economy; E.P. Thompson  Al realizar la investigación de la praxis loci referentes a los procesos formativos con economía solidaria en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Norte - IFRN campus Mossoró, encontramos que estos procesos formativos articulados con los elementos de la economía solidaria impulsan la transformación social. De esta forma, podemos caracterizar la praxis pedagógica y política de esta experiencia como una praxis militante emancipatoria. Palabras Clave: Formación profesional; Práxis; Experiencia; Economía Solidaria; E. P. Thompson.O artigo indica como a experiência da classe trabalhadora na economia solidária contribui para a práxis político-educativa da educação profissional. Seguindo Thompson, parte-se da compreensão de que o ‘fazer-se’ da educação profissional é marcado pela disputa da formação da classe trabalhadora. Desse modo, a partir da investigação teórica e de observação-participante do projeto ‘GerAção Solidária/IFRN’, constata-se que a articulação da experiência de classe na economia solidária com a educação profissional promove um restabelecimento dos laços entre educação e os anseios da classes populares. Palavras-chave: Educação profissional; Práxis; Experiência; Economia Solidária; E. P. ThompsonABEC2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/5730910.22409/tn.v21i44.57309Revista Trabalho Necessário; v. 21 n. 44 (2023): Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie; 01-251808-799X10.22409/tn.v21i44reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57309/34076https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57309/34077Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessáriohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida Vieira, Mauro Rogério 2023-04-13T20:55:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57309Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2023-04-13T20:55:45Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON
title EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON
spellingShingle EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON
de Almeida Vieira, Mauro Rogério
title_short EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON
title_full EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON
title_fullStr EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON
title_sort EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON
author de Almeida Vieira, Mauro Rogério
author_facet de Almeida Vieira, Mauro Rogério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida Vieira, Mauro Rogério
description When carrying out the investigation of the praxis loci referring to the formative processes with solidary economy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - IFRN campus Mossoró, we found that these formative processes articulated with the elements of the solidary economy drive social transformation. In this way, we can characterize the pedagogical and political praxis of this experience as an emancipatory militant praxis. Keywords: Professional education; Praxis; Experience; Solidary Economy; E.P. Thompson  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57309
10.22409/tn.v21i44.57309
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57309
identifier_str_mv 10.22409/tn.v21i44.57309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57309/34076
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57309/34077
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessário
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessário
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 21 n. 44 (2023): Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie; 01-25
1808-799X
10.22409/tn.v21i44
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066988903727104