EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho necessário |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57309 |
Resumo: | When carrying out the investigation of the praxis loci referring to the formative processes with solidary economy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - IFRN campus Mossoró, we found that these formative processes articulated with the elements of the solidary economy drive social transformation. In this way, we can characterize the pedagogical and political praxis of this experience as an emancipatory militant praxis. Keywords: Professional education; Praxis; Experience; Solidary Economy; E.P. Thompson |
id |
UFF-20_6e478af4665be64b83fd64f3bae85448 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57309 |
network_acronym_str |
UFF-20 |
network_name_str |
Trabalho necessário |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSONWhen carrying out the investigation of the praxis loci referring to the formative processes with solidary economy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - IFRN campus Mossoró, we found that these formative processes articulated with the elements of the solidary economy drive social transformation. In this way, we can characterize the pedagogical and political praxis of this experience as an emancipatory militant praxis. Keywords: Professional education; Praxis; Experience; Solidary Economy; E.P. Thompson Al realizar la investigación de la praxis loci referentes a los procesos formativos con economía solidaria en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Norte - IFRN campus Mossoró, encontramos que estos procesos formativos articulados con los elementos de la economía solidaria impulsan la transformación social. De esta forma, podemos caracterizar la praxis pedagógica y política de esta experiencia como una praxis militante emancipatoria. Palabras Clave: Formación profesional; Práxis; Experiencia; Economía Solidaria; E. P. Thompson.O artigo indica como a experiência da classe trabalhadora na economia solidária contribui para a práxis político-educativa da educação profissional. Seguindo Thompson, parte-se da compreensão de que o ‘fazer-se’ da educação profissional é marcado pela disputa da formação da classe trabalhadora. Desse modo, a partir da investigação teórica e de observação-participante do projeto ‘GerAção Solidária/IFRN’, constata-se que a articulação da experiência de classe na economia solidária com a educação profissional promove um restabelecimento dos laços entre educação e os anseios da classes populares. Palavras-chave: Educação profissional; Práxis; Experiência; Economia Solidária; E. P. ThompsonABEC2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/5730910.22409/tn.v21i44.57309Revista Trabalho Necessário; v. 21 n. 44 (2023): Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie; 01-251808-799X10.22409/tn.v21i44reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57309/34076https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57309/34077Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessáriohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida Vieira, Mauro Rogério 2023-04-13T20:55:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/57309Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2023-04-13T20:55:45Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON |
title |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON de Almeida Vieira, Mauro Rogério |
title_short |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON |
title_full |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON |
title_sort |
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON |
author |
de Almeida Vieira, Mauro Rogério |
author_facet |
de Almeida Vieira, Mauro Rogério |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida Vieira, Mauro Rogério |
description |
When carrying out the investigation of the praxis loci referring to the formative processes with solidary economy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte - IFRN campus Mossoró, we found that these formative processes articulated with the elements of the solidary economy drive social transformation. In this way, we can characterize the pedagogical and political praxis of this experience as an emancipatory militant praxis. Keywords: Professional education; Praxis; Experience; Solidary Economy; E.P. Thompson |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57309 10.22409/tn.v21i44.57309 |
url |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57309 |
identifier_str_mv |
10.22409/tn.v21i44.57309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57309/34076 https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57309/34077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Trabalho Necessário https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Trabalho Necessário; v. 21 n. 44 (2023): Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie; 01-25 1808-799X 10.22409/tn.v21i44 reponame:Trabalho necessário instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Trabalho necessário |
collection |
Trabalho necessário |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatrabalhonecessario@gmail.com |
_version_ |
1797066988903727104 |