A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho necessário |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6870 |
Resumo: | O presente trabalho pretende investigar as concepções acerca da função social do professor, isto é, seu papel dentro da sociedade. Compreendemos que existem duas concepções em conflito, cada uma ligada a uma forma de organização do trabalho e da formação docentes: a que está presente nas políticas públicas educacionais, e aquela presente nos movimentos sociais de educação. Após investigar as duas concepções, concluímos que nas políticas públicas prevalece a concepção de professor tarefeiro, um professor sem autonomia que apenas cumpre procedimentos preestabelecidos, e que esta concepção está comprometida com interesses mercadológicos. Já nos movimentos sociais de educação, a concepção preponderante é a de professor intelectual, que concebe seu próprio trabalho; concepção esta que está ligada a uma visão emancipadora da educação e do mundo. |
id |
UFF-20_8af5b99c9ef0b02015ef305a42c2a9e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6870 |
network_acronym_str |
UFF-20 |
network_name_str |
Trabalho necessário |
repository_id_str |
|
spelling |
A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITOFunção social do professortrabalho docenteautonomia pedagógica.O presente trabalho pretende investigar as concepções acerca da função social do professor, isto é, seu papel dentro da sociedade. Compreendemos que existem duas concepções em conflito, cada uma ligada a uma forma de organização do trabalho e da formação docentes: a que está presente nas políticas públicas educacionais, e aquela presente nos movimentos sociais de educação. Após investigar as duas concepções, concluímos que nas políticas públicas prevalece a concepção de professor tarefeiro, um professor sem autonomia que apenas cumpre procedimentos preestabelecidos, e que esta concepção está comprometida com interesses mercadológicos. Já nos movimentos sociais de educação, a concepção preponderante é a de professor intelectual, que concebe seu próprio trabalho; concepção esta que está ligada a uma visão emancipadora da educação e do mundo.ABEC2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/687010.22409/tn.10i15.p6870Revista Trabalho Necessário; v. 10 n. 15 (2012)1808-799X10.22409/tn.10i15reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6870/5153Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Carmen2020-10-29T11:36:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6870Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:36:56Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO |
title |
A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO |
spellingShingle |
A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO Freitas, Carmen Função social do professor trabalho docente autonomia pedagógica. |
title_short |
A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO |
title_full |
A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO |
title_fullStr |
A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO |
title_full_unstemmed |
A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO |
title_sort |
A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO |
author |
Freitas, Carmen |
author_facet |
Freitas, Carmen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Carmen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Função social do professor trabalho docente autonomia pedagógica. |
topic |
Função social do professor trabalho docente autonomia pedagógica. |
description |
O presente trabalho pretende investigar as concepções acerca da função social do professor, isto é, seu papel dentro da sociedade. Compreendemos que existem duas concepções em conflito, cada uma ligada a uma forma de organização do trabalho e da formação docentes: a que está presente nas políticas públicas educacionais, e aquela presente nos movimentos sociais de educação. Após investigar as duas concepções, concluímos que nas políticas públicas prevalece a concepção de professor tarefeiro, um professor sem autonomia que apenas cumpre procedimentos preestabelecidos, e que esta concepção está comprometida com interesses mercadológicos. Já nos movimentos sociais de educação, a concepção preponderante é a de professor intelectual, que concebe seu próprio trabalho; concepção esta que está ligada a uma visão emancipadora da educação e do mundo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6870 10.22409/tn.10i15.p6870 |
url |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6870 |
identifier_str_mv |
10.22409/tn.10i15.p6870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6870/5153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Trabalho Necessário; v. 10 n. 15 (2012) 1808-799X 10.22409/tn.10i15 reponame:Trabalho necessário instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Trabalho necessário |
collection |
Trabalho necessário |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatrabalhonecessario@gmail.com |
_version_ |
1797066990227030016 |