A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Carmen
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6870
Resumo: O presente trabalho pretende investigar as concepções acerca da função social do professor, isto é, seu papel dentro da sociedade. Compreendemos que existem duas concepções em conflito, cada uma ligada a uma forma de organização do trabalho e da formação docentes: a que está presente nas políticas públicas educacionais, e aquela presente nos movimentos sociais de educação. Após investigar as duas concepções, concluímos que nas políticas públicas prevalece a concepção de professor tarefeiro, um professor sem autonomia que apenas cumpre procedimentos preestabelecidos, e que esta concepção está comprometida com interesses mercadológicos. Já nos movimentos sociais de educação, a concepção preponderante é a de professor intelectual, que concebe seu próprio trabalho; concepção esta que está ligada a uma visão emancipadora da educação e do mundo.
id UFF-20_8af5b99c9ef0b02015ef305a42c2a9e7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6870
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITOFunção social do professortrabalho docenteautonomia pedagógica.O presente trabalho pretende investigar as concepções acerca da função social do professor, isto é, seu papel dentro da sociedade. Compreendemos que existem duas concepções em conflito, cada uma ligada a uma forma de organização do trabalho e da formação docentes: a que está presente nas políticas públicas educacionais, e aquela presente nos movimentos sociais de educação. Após investigar as duas concepções, concluímos que nas políticas públicas prevalece a concepção de professor tarefeiro, um professor sem autonomia que apenas cumpre procedimentos preestabelecidos, e que esta concepção está comprometida com interesses mercadológicos. Já nos movimentos sociais de educação, a concepção preponderante é a de professor intelectual, que concebe seu próprio trabalho; concepção esta que está ligada a uma visão emancipadora da educação e do mundo.ABEC2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/687010.22409/tn.10i15.p6870Revista Trabalho Necessário; v. 10 n. 15 (2012)1808-799X10.22409/tn.10i15reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6870/5153Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Carmen2020-10-29T11:36:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6870Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:36:56Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO
title A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO
spellingShingle A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO
Freitas, Carmen
Função social do professor
trabalho docente
autonomia pedagógica.
title_short A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO
title_full A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO
title_fullStr A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO
title_full_unstemmed A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO
title_sort A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES EM CONFLITO
author Freitas, Carmen
author_facet Freitas, Carmen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Carmen
dc.subject.por.fl_str_mv Função social do professor
trabalho docente
autonomia pedagógica.
topic Função social do professor
trabalho docente
autonomia pedagógica.
description O presente trabalho pretende investigar as concepções acerca da função social do professor, isto é, seu papel dentro da sociedade. Compreendemos que existem duas concepções em conflito, cada uma ligada a uma forma de organização do trabalho e da formação docentes: a que está presente nas políticas públicas educacionais, e aquela presente nos movimentos sociais de educação. Após investigar as duas concepções, concluímos que nas políticas públicas prevalece a concepção de professor tarefeiro, um professor sem autonomia que apenas cumpre procedimentos preestabelecidos, e que esta concepção está comprometida com interesses mercadológicos. Já nos movimentos sociais de educação, a concepção preponderante é a de professor intelectual, que concebe seu próprio trabalho; concepção esta que está ligada a uma visão emancipadora da educação e do mundo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6870
10.22409/tn.10i15.p6870
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6870
identifier_str_mv 10.22409/tn.10i15.p6870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6870/5153
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 10 n. 15 (2012)
1808-799X
10.22409/tn.10i15
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066990227030016