EDUCAÇÃO PARA TODOS E REPRODUÇÃO DO CAPITAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Jackline
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Segundo, Maria das Dores Mendes, Jimenez, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6097
Resumo: O artigo busca inserir-se no debate educacional crítico, situando o Projeto de Educação para Todos no contexto do capitalismo contemporâneo. Nesse sentido, destaca os princípios e diretrizes que vêm balizando os documentos resultantes das conferências e fóruns mundiais de Educação Para Todos, examinando especificamente a Declaração de Jomtien (1990), a Declaração de Nova Delhi (1993) e o Marco de Ação de Dakar (2000). Para proceder-se à análise de tais documentos, tomou-se a educação na perspectiva ontohistórica; efetuando-se, outrossim, a crítica marxista ao sistema metabólico do capital e suas demandas no campo educacional, às quais, hodiernamente, a panacéia em torno da Educação Para Todos busca responder. O estudo reafirma a minimização do atual projeto de universalização do ensino básico, centrado numa ampla reforma da educação, dirigida, em última análise, aos interesses do mercado e à boa governança a bem da reprodução do capital, diante de sua crise estrutural (Mészáros). Avesso, por conseguinte, aos princípios de uma educação fundada no acesso universal ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade.
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