EDUCAÇÃO PARA TODOS E REPRODUÇÃO DO CAPITAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho necessário |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6097 |
Resumo: | O artigo busca inserir-se no debate educacional crítico, situando o Projeto de Educação para Todos no contexto do capitalismo contemporâneo. Nesse sentido, destaca os princípios e diretrizes que vêm balizando os documentos resultantes das conferências e fóruns mundiais de Educação Para Todos, examinando especificamente a Declaração de Jomtien (1990), a Declaração de Nova Delhi (1993) e o Marco de Ação de Dakar (2000). Para proceder-se à análise de tais documentos, tomou-se a educação na perspectiva ontohistórica; efetuando-se, outrossim, a crítica marxista ao sistema metabólico do capital e suas demandas no campo educacional, às quais, hodiernamente, a panacéia em torno da Educação Para Todos busca responder. O estudo reafirma a minimização do atual projeto de universalização do ensino básico, centrado numa ampla reforma da educação, dirigida, em última análise, aos interesses do mercado e à boa governança a bem da reprodução do capital, diante de sua crise estrutural (Mészáros). Avesso, por conseguinte, aos princípios de uma educação fundada no acesso universal ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade. |
id |
UFF-20_8dad8cf07853b78b4f2d7772092934d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6097 |
network_acronym_str |
UFF-20 |
network_name_str |
Trabalho necessário |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO PARA TODOS E REPRODUÇÃO DO CAPITALO artigo busca inserir-se no debate educacional crítico, situando o Projeto de Educação para Todos no contexto do capitalismo contemporâneo. Nesse sentido, destaca os princípios e diretrizes que vêm balizando os documentos resultantes das conferências e fóruns mundiais de Educação Para Todos, examinando especificamente a Declaração de Jomtien (1990), a Declaração de Nova Delhi (1993) e o Marco de Ação de Dakar (2000). Para proceder-se à análise de tais documentos, tomou-se a educação na perspectiva ontohistórica; efetuando-se, outrossim, a crítica marxista ao sistema metabólico do capital e suas demandas no campo educacional, às quais, hodiernamente, a panacéia em torno da Educação Para Todos busca responder. O estudo reafirma a minimização do atual projeto de universalização do ensino básico, centrado numa ampla reforma da educação, dirigida, em última análise, aos interesses do mercado e à boa governança a bem da reprodução do capital, diante de sua crise estrutural (Mészáros). Avesso, por conseguinte, aos princípios de uma educação fundada no acesso universal ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade.ABEC2009-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/609710.22409/tn.7i9.p6097Revista Trabalho Necessário; v. 7 n. 9 (2009)1808-799X10.22409/tn.7i9reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6097/5062Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessRabelo, JacklineSegundo, Maria das Dores MendesJimenez, Susana2020-10-29T11:39:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6097Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-10-29T11:39:02Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PARA TODOS E REPRODUÇÃO DO CAPITAL |
title |
EDUCAÇÃO PARA TODOS E REPRODUÇÃO DO CAPITAL |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO PARA TODOS E REPRODUÇÃO DO CAPITAL Rabelo, Jackline |
title_short |
EDUCAÇÃO PARA TODOS E REPRODUÇÃO DO CAPITAL |
title_full |
EDUCAÇÃO PARA TODOS E REPRODUÇÃO DO CAPITAL |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO PARA TODOS E REPRODUÇÃO DO CAPITAL |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO PARA TODOS E REPRODUÇÃO DO CAPITAL |
title_sort |
EDUCAÇÃO PARA TODOS E REPRODUÇÃO DO CAPITAL |
author |
Rabelo, Jackline |
author_facet |
Rabelo, Jackline Segundo, Maria das Dores Mendes Jimenez, Susana |
author_role |
author |
author2 |
Segundo, Maria das Dores Mendes Jimenez, Susana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rabelo, Jackline Segundo, Maria das Dores Mendes Jimenez, Susana |
description |
O artigo busca inserir-se no debate educacional crítico, situando o Projeto de Educação para Todos no contexto do capitalismo contemporâneo. Nesse sentido, destaca os princípios e diretrizes que vêm balizando os documentos resultantes das conferências e fóruns mundiais de Educação Para Todos, examinando especificamente a Declaração de Jomtien (1990), a Declaração de Nova Delhi (1993) e o Marco de Ação de Dakar (2000). Para proceder-se à análise de tais documentos, tomou-se a educação na perspectiva ontohistórica; efetuando-se, outrossim, a crítica marxista ao sistema metabólico do capital e suas demandas no campo educacional, às quais, hodiernamente, a panacéia em torno da Educação Para Todos busca responder. O estudo reafirma a minimização do atual projeto de universalização do ensino básico, centrado numa ampla reforma da educação, dirigida, em última análise, aos interesses do mercado e à boa governança a bem da reprodução do capital, diante de sua crise estrutural (Mészáros). Avesso, por conseguinte, aos princípios de uma educação fundada no acesso universal ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6097 10.22409/tn.7i9.p6097 |
url |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6097 |
identifier_str_mv |
10.22409/tn.7i9.p6097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/6097/5062 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Trabalho Necessário | ISSN: 1808-799X |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Trabalho Necessário; v. 7 n. 9 (2009) 1808-799X 10.22409/tn.7i9 reponame:Trabalho necessário instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Trabalho necessário |
collection |
Trabalho necessário |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatrabalhonecessario@gmail.com |
_version_ |
1797066989885194240 |