ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DAS CLASSES PERIGOSAS: O ENSINO PROFISSIONAL DO IMPÉRIO À REPÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, José António Martin Moreno
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Renato Marinho Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40501
Resumo: O artigo analisa as diferentes concepções politico-educativas sobre o ensino profissional no Brasil, desde os Liceus e Casas de Educandos, no período imperial, até as Escolas de Aprendizes, estabelecidas nas capitais brasileiras a partir de 1910, durante a Primeira República. Discute, ao longo dos diferentes períodos, a associação entre o ensino profissional e o controle das denominadas “classes perigosas”. Especificamente em relação à República, observa o diálogo entre esse regime, que procura se associar às ideias do novo e do progresso, e as Escolas enquanto instituições modernas responsáveis por estabelecer padrões de comportamento e valores. Em conclusão, afirma que os caminhos para consolidação do ensino profissional no Brasil foram tortuosos, tendo como reflexo, entre outros pontos, os altos índices de evasão verificados nas Escolas de Aprendizes.  
id UFF-20_c7c9d38d204a836d3bd059b71270f278
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40501
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DAS CLASSES PERIGOSAS: O ENSINO PROFISSIONAL DO IMPÉRIO À REPÚBLICAHistória da educaçãoEscolas de aprendizesClasses trabalhadorasO artigo analisa as diferentes concepções politico-educativas sobre o ensino profissional no Brasil, desde os Liceus e Casas de Educandos, no período imperial, até as Escolas de Aprendizes, estabelecidas nas capitais brasileiras a partir de 1910, durante a Primeira República. Discute, ao longo dos diferentes períodos, a associação entre o ensino profissional e o controle das denominadas “classes perigosas”. Especificamente em relação à República, observa o diálogo entre esse regime, que procura se associar às ideias do novo e do progresso, e as Escolas enquanto instituições modernas responsáveis por estabelecer padrões de comportamento e valores. Em conclusão, afirma que os caminhos para consolidação do ensino profissional no Brasil foram tortuosos, tendo como reflexo, entre outros pontos, os altos índices de evasão verificados nas Escolas de Aprendizes.  ABEC2020-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4050110.22409/tn.v18i35.40501Revista Trabalho Necessário; v. 18 n. 35 (2020): História e historiografia em Trabalho-Educação; 183-2071808-799X10.22409/tn.v18i35reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40501/23322https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40501/24295Copyright (c) 2020 Revista Trabalho Necessárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessAfonso, José António Martin MorenoSantos, Renato Marinho Brandão2020-06-03T10:59:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40501Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-06-03T10:59:07Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DAS CLASSES PERIGOSAS: O ENSINO PROFISSIONAL DO IMPÉRIO À REPÚBLICA
title ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DAS CLASSES PERIGOSAS: O ENSINO PROFISSIONAL DO IMPÉRIO À REPÚBLICA
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DAS CLASSES PERIGOSAS: O ENSINO PROFISSIONAL DO IMPÉRIO À REPÚBLICA
Afonso, José António Martin Moreno
História da educação
Escolas de aprendizes
Classes trabalhadoras
title_short ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DAS CLASSES PERIGOSAS: O ENSINO PROFISSIONAL DO IMPÉRIO À REPÚBLICA
title_full ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DAS CLASSES PERIGOSAS: O ENSINO PROFISSIONAL DO IMPÉRIO À REPÚBLICA
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DAS CLASSES PERIGOSAS: O ENSINO PROFISSIONAL DO IMPÉRIO À REPÚBLICA
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DAS CLASSES PERIGOSAS: O ENSINO PROFISSIONAL DO IMPÉRIO À REPÚBLICA
title_sort ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DAS CLASSES PERIGOSAS: O ENSINO PROFISSIONAL DO IMPÉRIO À REPÚBLICA
author Afonso, José António Martin Moreno
author_facet Afonso, José António Martin Moreno
Santos, Renato Marinho Brandão
author_role author
author2 Santos, Renato Marinho Brandão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, José António Martin Moreno
Santos, Renato Marinho Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Escolas de aprendizes
Classes trabalhadoras
topic História da educação
Escolas de aprendizes
Classes trabalhadoras
description O artigo analisa as diferentes concepções politico-educativas sobre o ensino profissional no Brasil, desde os Liceus e Casas de Educandos, no período imperial, até as Escolas de Aprendizes, estabelecidas nas capitais brasileiras a partir de 1910, durante a Primeira República. Discute, ao longo dos diferentes períodos, a associação entre o ensino profissional e o controle das denominadas “classes perigosas”. Especificamente em relação à República, observa o diálogo entre esse regime, que procura se associar às ideias do novo e do progresso, e as Escolas enquanto instituições modernas responsáveis por estabelecer padrões de comportamento e valores. Em conclusão, afirma que os caminhos para consolidação do ensino profissional no Brasil foram tortuosos, tendo como reflexo, entre outros pontos, os altos índices de evasão verificados nas Escolas de Aprendizes.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40501
10.22409/tn.v18i35.40501
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40501
identifier_str_mv 10.22409/tn.v18i35.40501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40501/23322
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40501/24295
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Trabalho Necessário
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Trabalho Necessário
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 18 n. 35 (2020): História e historiografia em Trabalho-Educação; 183-207
1808-799X
10.22409/tn.v18i35
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066991079522304