A "GRANDE FAMÍLIA" DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ: A CONTRIBUIÇÃO DOS TRABALHADORES AUXILIARES DOS CIENTISTAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalho necessário |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40512 |
Resumo: | Sustentada em pesquisa documental levantada no Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, com fotografias utilizadas como fonte de pesquisa, a tese se propõe responder quem eram os trabalhadores subalternos da instituição, como se deram as relações destes com os cientistas, qual a sua contribuição para o desenvolvimento da ciência e da saúde pública no Brasil. Suas análises apontam, ao final, para a confirmação da contribuição fundamental do trabalho dos auxiliares para o desenvolvimento da ciência e da saúde pública brasileira. Também indicam que a divisão de classe presente nas relações de trabalho do Instituto Oswaldo Cruz, reproduziu uma divisão social do trabalho que limitou o reconhecimento do trabalho e dos conhecimentos adquiridos pelos auxiliares de laboratório. Conclui que “agindo como sujeitos de suas próprias histórias”, estes trabalhadores “buscaram nas brechas da instituição e na construção de relações de reciprocidade entre si, trabalhar e viver suas vidas, ora se submetendo e ora subvertendo o curso da história”. |
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A "GRANDE FAMÍLIA" DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ: A CONTRIBUIÇÃO DOS TRABALHADORES AUXILIARES DOS CIENTISTAS NO INÍCIO DO SÉCULO XXInstituto Oswaldo CruzTrabalhadores da SaúdeCiênciasSustentada em pesquisa documental levantada no Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, com fotografias utilizadas como fonte de pesquisa, a tese se propõe responder quem eram os trabalhadores subalternos da instituição, como se deram as relações destes com os cientistas, qual a sua contribuição para o desenvolvimento da ciência e da saúde pública no Brasil. Suas análises apontam, ao final, para a confirmação da contribuição fundamental do trabalho dos auxiliares para o desenvolvimento da ciência e da saúde pública brasileira. Também indicam que a divisão de classe presente nas relações de trabalho do Instituto Oswaldo Cruz, reproduziu uma divisão social do trabalho que limitou o reconhecimento do trabalho e dos conhecimentos adquiridos pelos auxiliares de laboratório. Conclui que “agindo como sujeitos de suas próprias histórias”, estes trabalhadores “buscaram nas brechas da instituição e na construção de relações de reciprocidade entre si, trabalhar e viver suas vidas, ora se submetendo e ora subvertendo o curso da história”. ABEC2020-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4051210.22409/tn.v18i35.40512Revista Trabalho Necessário; v. 18 n. 35 (2020): História e historiografia em Trabalho-Educação; 358-3621808-799X10.22409/tn.v18i35reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40512/23332https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/40512/24304Copyright (c) 2020 Revista Trabalho Necessárioinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Renata2020-06-03T11:41:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40512Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2020-06-03T11:41:18Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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