Empreendedorismo popular e ascensão social em diferentes contextos urbano-regionais: uma análise preliminar em dois bairros populares na Bahia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geographia (Niterói. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13713 |
Resumo: | Neste artigo são apresentados os fundamentos da pesquisa Empreendedorismo popular e ascensão social em diferentes contextos urbano-regionais e os primeiros resultados de dois estudos de caso: no bairro Tomba - em Feira de Santana (território do Portal do Sertão) - e no bairro Paripe, em Salvador (território Metropolitano). Parte-se da análise de um fenômeno novo, que vem se manifestando nos bairros populares das cidades brasileiras, que apresentam cada vez mais moradores com renda mais elevada e em processo de “ascensão social” relativa. Tais áreas vêm se tornando mais complexas e autossuficientes, com a multiplicação de subcentros (e sua diversificação). Foram catalogados e mapeados os estabelecimentos comerciais e de serviços localizados no Tomba e em Paripe, assim como aplicados questionários junto aos consumidores e empreendedores visando delinear seu perfil nos núcleos comerciais e de serviços mais significativos. Com a caracterização dos empreendimentos e do perfil de consumidores e empreendedores, iniciaram-se as entrevistas com empreendedores amostrados entre aqueles que responderam aos questionários na primeira fase da pesquisa, de modo a caracterizá-los quanto à sua posição e sua condição na estrutura social, enfatizando suas trajetórias e seu capital (social, cultural e econômico). Essas entrevistas permitiram inferir que a ascensão na estrutura social dos entrevistados implica o endividamento e o empobrecimento do capital social que dispõem. O capital escolar/cultural permanece praticamente inalterado - a continuidade dos estudos dependendo de um enorme esforço pessoal daqueles que se dispõem a fazê-lo. São fortes os indícios de que esta ascensão se dá mais pela inserção no consumo do que por um incremento dos anos de escolaridade ou por participação em eventos e manifestações culturais. Por outro lado, percebe-se também que esta inserção pode interferir nas relações sociais dos bairros populares analisados - com o empobrecimento do capital social de empreendedores (e consumidores), em suas trajetórias ascendentes na estrutura social das cidades e regiões onde atuam, com consequências, portanto, na estrutura social dos bairros como um todo. |
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Empreendedorismo popular e ascensão social em diferentes contextos urbano-regionais: uma análise preliminar em dois bairros populares na BahiaEmpreendedorismo PopularAscensão SocialBairros PopularesComércio e ServiçosBahia.Comércio e serviçosanálise urbano-regionalempreendedorismo Neste artigo são apresentados os fundamentos da pesquisa Empreendedorismo popular e ascensão social em diferentes contextos urbano-regionais e os primeiros resultados de dois estudos de caso: no bairro Tomba - em Feira de Santana (território do Portal do Sertão) - e no bairro Paripe, em Salvador (território Metropolitano). Parte-se da análise de um fenômeno novo, que vem se manifestando nos bairros populares das cidades brasileiras, que apresentam cada vez mais moradores com renda mais elevada e em processo de “ascensão social” relativa. Tais áreas vêm se tornando mais complexas e autossuficientes, com a multiplicação de subcentros (e sua diversificação). Foram catalogados e mapeados os estabelecimentos comerciais e de serviços localizados no Tomba e em Paripe, assim como aplicados questionários junto aos consumidores e empreendedores visando delinear seu perfil nos núcleos comerciais e de serviços mais significativos. Com a caracterização dos empreendimentos e do perfil de consumidores e empreendedores, iniciaram-se as entrevistas com empreendedores amostrados entre aqueles que responderam aos questionários na primeira fase da pesquisa, de modo a caracterizá-los quanto à sua posição e sua condição na estrutura social, enfatizando suas trajetórias e seu capital (social, cultural e econômico). Essas entrevistas permitiram inferir que a ascensão na estrutura social dos entrevistados implica o endividamento e o empobrecimento do capital social que dispõem. O capital escolar/cultural permanece praticamente inalterado - a continuidade dos estudos dependendo de um enorme esforço pessoal daqueles que se dispõem a fazê-lo. São fortes os indícios de que esta ascensão se dá mais pela inserção no consumo do que por um incremento dos anos de escolaridade ou por participação em eventos e manifestações culturais. Por outro lado, percebe-se também que esta inserção pode interferir nas relações sociais dos bairros populares analisados - com o empobrecimento do capital social de empreendedores (e consumidores), em suas trajetórias ascendentes na estrutura social das cidades e regiões onde atuam, com consequências, portanto, na estrutura social dos bairros como um todo. ABEC2015-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesPesquisa; Revisão de Literatura; Pesquisa de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/geographia/article/view/1371310.22409/GEOgraphia2015.v17i34.a13713GEOgraphia; Vol. 17 No. 34 (2015): GEOgraphia; 94-120GEOgraphia; Vol. 17 Núm. 34 (2015): GEOgraphia; 94-120GEOgraphia; v. 17 n. 34 (2015): GEOgraphia; 94-1202674-81261517-779310.22409/GEOgraphia2015.v17i34reponame:Revista Geographia (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13713/8913Copyright (c) 2018 GEOgraphiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSerpa, Angelo2018-09-11T08:42:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13713Revistahttps://periodicos.uff.br/geographia/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/geographia/oaiperiodicos@proppi.uff.br ; revistageographia@gmail.com2674-81261517-7793opendoar:2023-01-12T16:43:03.083186Revista Geographia (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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