ENTRE FLUXOS E ESCALAS: COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NA REDE DE TRANSPORTE AÉREO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geographia (Niterói. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/45882 |
Resumo: | Resumo: A crise sanitária ocasionada pela Covid-19 tem demonstrado que o novo coronavírus não acomete apenas as vias mais distantes do pulmão humano, mas também os fluxos da economia mundializada. Neste artigo analisamos as consequências do novo coronavírus na rede de transporte aéreo no primeiro semestre de 2020 a partir de uma abordagem multiescalar. Os procedimentos metodológicos basearam-se em coleta de dados do fluxo de transporte aéreo e de informações referentes a casos de Covid-19 em localidades selecionadas. As principais bases de dados utilizadas foram a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a International Civil Aviation Organization (ICAO), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e relatórios de concessionárias de aeroportos. A análise leva a refletir sobre a dependência das corporações, especialmente de grandes companhias aéreas, às ações do Estado e revela um sistema de espoliação (e de pilhagem) ainda mais agressivo e articulado em tempos de crise como essa ocasionada e/ou agravada pela Covid-19. Palavras-chave: Covid-19. Transporte aéreo. Fluidez. Crise econômica. Through the flows and the scales: Covid-19 and its implications for the air transportation network in the 1st semester of 2020Abstract: The health crisis caused by Covid-19 has shown that the new coronavirus affects not only the most distant pathways of the human lung but also the flows of the globalized economy. In this paper, we analyze the consequences of the new coronavirus on the air transportation network in the 1st semester of 2020 in a multiscale approach. The methodological procedures were based on the gathering of air transportation flow data and information related to Covid-19 cases in selected locations. The main databases were the National Civil Aviation Agency (ANAC), the International Civil Aviation Organization (ICAO), the World Health Organization (WHO), and reports from highway and airport concessionaires. The analysis leads to reflect on the dependence of corporations, especially large airlines, on the actions of the State and reveals a system of exploitation (and looting) even more aggressive and articulated in times of crisis such as that caused and/or aggravated by COVID -19.Keywords: Covid-19. Air Transportation. Fluidity. Economic crisis. Entre flujos y escalas: Covid-19 y sus implicaciones en la red de transporte aéreo en el primer semestre de 2020Resumen: La crisis sanitaria derivada de la Covid-19 ha demostrado que el nuevo coronavirus no solo afecta a las vías más distantes del pulmón humano, sino también a los flujos de la economía globalizada. En este artículo analizamos las consecuencias del nuevo coronavirus en la red de transporte aéreo en el primer semestre de 2020 desde un enfoque multiescalar. Los procedimientos metodológicos se basaron en la recopilación de datos de flujo de transporte aéreo y de información relacionada con los casos de Covid-19 en ubicaciones seleccionadas. Las principales bases de datos utilizadas fueron la Agencia Nacional de Aviación Civil de Brasil (ANAC), la International Civil Aviation Organization (ICAO), la Organización Mundial de la Salud (OMS) y los informes de las concesionarias de aeropuertos. El análisis lleva a reflexionar sobre la dependencia de las corporaciones, especialmente las grandes aerolíneas, a las acciones del Estado y revela un sistema de saqueo aún más agresivo y articulado en tiempos de crisis como esta provocada y/o agravada por el nuevo coronavirus.Palabras clave: Covid-19. Transporte aéreo. Fluidez. Crisis económica. |
id |
UFF-21_4a7d21ee6920b13e2c63c6fd43260e86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45882 |
network_acronym_str |
UFF-21 |
network_name_str |
Revista Geographia (Niterói. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENTRE FLUXOS E ESCALAS: COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NA REDE DE TRANSPORTE AÉREO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020Covid-19. Transporte aéreo. Fluidez. Crise econômica.Geografia da PandemiaResumo: A crise sanitária ocasionada pela Covid-19 tem demonstrado que o novo coronavírus não acomete apenas as vias mais distantes do pulmão humano, mas também os fluxos da economia mundializada. Neste artigo analisamos as consequências do novo coronavírus na rede de transporte aéreo no primeiro semestre de 2020 a partir de uma abordagem multiescalar. Os procedimentos metodológicos basearam-se em coleta de dados do fluxo de transporte aéreo e de informações referentes a casos de Covid-19 em localidades selecionadas. As principais bases de dados utilizadas foram a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a International Civil Aviation Organization (ICAO), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e relatórios de concessionárias de aeroportos. A análise leva a refletir sobre a dependência das corporações, especialmente de grandes companhias aéreas, às ações do Estado e revela um sistema de espoliação (e de pilhagem) ainda mais agressivo e articulado em tempos de crise como essa ocasionada e/ou agravada pela Covid-19. Palavras-chave: Covid-19. Transporte aéreo. Fluidez. Crise econômica. Through the flows and the scales: Covid-19 and its implications for the air transportation network in the 1st semester of 2020Abstract: The health crisis caused by Covid-19 has shown that the new coronavirus affects not only the most distant pathways of the human lung but also the flows of the globalized economy. In this paper, we analyze the consequences of the new coronavirus on the air transportation network in the 1st semester of 2020 in a multiscale approach. The methodological procedures were based on the gathering of air transportation flow data and information related to Covid-19 cases in selected locations. The main databases were the National Civil Aviation Agency (ANAC), the International Civil Aviation Organization (ICAO), the World Health Organization (WHO), and reports from highway and airport concessionaires. The analysis leads to reflect on the dependence of corporations, especially large airlines, on the actions of the State and reveals a system of exploitation (and looting) even more aggressive and articulated in times of crisis such as that caused and/or aggravated by COVID -19.Keywords: Covid-19. Air Transportation. Fluidity. Economic crisis. Entre flujos y escalas: Covid-19 y sus implicaciones en la red de transporte aéreo en el primer semestre de 2020Resumen: La crisis sanitaria derivada de la Covid-19 ha demostrado que el nuevo coronavirus no solo afecta a las vías más distantes del pulmón humano, sino también a los flujos de la economía globalizada. En este artículo analizamos las consecuencias del nuevo coronavirus en la red de transporte aéreo en el primer semestre de 2020 desde un enfoque multiescalar. Los procedimientos metodológicos se basaron en la recopilación de datos de flujo de transporte aéreo y de información relacionada con los casos de Covid-19 en ubicaciones seleccionadas. Las principales bases de datos utilizadas fueron la Agencia Nacional de Aviación Civil de Brasil (ANAC), la International Civil Aviation Organization (ICAO), la Organización Mundial de la Salud (OMS) y los informes de las concesionarias de aeropuertos. El análisis lleva a reflexionar sobre la dependencia de las corporaciones, especialmente las grandes aerolíneas, a las acciones del Estado y revela un sistema de saqueo aún más agresivo y articulado en tiempos de crisis como esta provocada y/o agravada por el nuevo coronavirus.Palabras clave: Covid-19. Transporte aéreo. Fluidez. Crisis económica.ABEC2020-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/geographia/article/view/4588210.22409/GEOgraphia2020.v22i49.a45882GEOgraphia; Vol. 22 No. 49 (2020): jul./dez.GEOgraphia; Vol. 22 Núm. 49 (2020): jul./dez.GEOgraphia; v. 22 n. 49 (2020): jul./dez.2674-81261517-779310.22409/GEOgraphia2021.v22i49reponame:Revista Geographia (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/geographia/article/view/45882/27186Copyright (c) 2020 GEOgraphiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Bruno Carneiro deCastilho, Denis2021-02-12T19:18:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45882Revistahttps://periodicos.uff.br/geographia/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/geographia/oaiperiodicos@proppi.uff.br ; revistageographia@gmail.com2674-81261517-7793opendoar:2023-01-12T16:43:15.648840Revista Geographia (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE FLUXOS E ESCALAS: COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NA REDE DE TRANSPORTE AÉREO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020 |
title |
ENTRE FLUXOS E ESCALAS: COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NA REDE DE TRANSPORTE AÉREO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020 |
spellingShingle |
ENTRE FLUXOS E ESCALAS: COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NA REDE DE TRANSPORTE AÉREO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020 Oliveira, Bruno Carneiro de Covid-19. Transporte aéreo. Fluidez. Crise econômica. Geografia da Pandemia |
title_short |
ENTRE FLUXOS E ESCALAS: COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NA REDE DE TRANSPORTE AÉREO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020 |
title_full |
ENTRE FLUXOS E ESCALAS: COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NA REDE DE TRANSPORTE AÉREO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020 |
title_fullStr |
ENTRE FLUXOS E ESCALAS: COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NA REDE DE TRANSPORTE AÉREO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020 |
title_full_unstemmed |
ENTRE FLUXOS E ESCALAS: COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NA REDE DE TRANSPORTE AÉREO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020 |
title_sort |
ENTRE FLUXOS E ESCALAS: COVID-19 E SUAS IMPLICAÇÕES NA REDE DE TRANSPORTE AÉREO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020 |
author |
Oliveira, Bruno Carneiro de |
author_facet |
Oliveira, Bruno Carneiro de Castilho, Denis |
author_role |
author |
author2 |
Castilho, Denis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Bruno Carneiro de Castilho, Denis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19. Transporte aéreo. Fluidez. Crise econômica. Geografia da Pandemia |
topic |
Covid-19. Transporte aéreo. Fluidez. Crise econômica. Geografia da Pandemia |
description |
Resumo: A crise sanitária ocasionada pela Covid-19 tem demonstrado que o novo coronavírus não acomete apenas as vias mais distantes do pulmão humano, mas também os fluxos da economia mundializada. Neste artigo analisamos as consequências do novo coronavírus na rede de transporte aéreo no primeiro semestre de 2020 a partir de uma abordagem multiescalar. Os procedimentos metodológicos basearam-se em coleta de dados do fluxo de transporte aéreo e de informações referentes a casos de Covid-19 em localidades selecionadas. As principais bases de dados utilizadas foram a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a International Civil Aviation Organization (ICAO), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e relatórios de concessionárias de aeroportos. A análise leva a refletir sobre a dependência das corporações, especialmente de grandes companhias aéreas, às ações do Estado e revela um sistema de espoliação (e de pilhagem) ainda mais agressivo e articulado em tempos de crise como essa ocasionada e/ou agravada pela Covid-19. Palavras-chave: Covid-19. Transporte aéreo. Fluidez. Crise econômica. Through the flows and the scales: Covid-19 and its implications for the air transportation network in the 1st semester of 2020Abstract: The health crisis caused by Covid-19 has shown that the new coronavirus affects not only the most distant pathways of the human lung but also the flows of the globalized economy. In this paper, we analyze the consequences of the new coronavirus on the air transportation network in the 1st semester of 2020 in a multiscale approach. The methodological procedures were based on the gathering of air transportation flow data and information related to Covid-19 cases in selected locations. The main databases were the National Civil Aviation Agency (ANAC), the International Civil Aviation Organization (ICAO), the World Health Organization (WHO), and reports from highway and airport concessionaires. The analysis leads to reflect on the dependence of corporations, especially large airlines, on the actions of the State and reveals a system of exploitation (and looting) even more aggressive and articulated in times of crisis such as that caused and/or aggravated by COVID -19.Keywords: Covid-19. Air Transportation. Fluidity. Economic crisis. Entre flujos y escalas: Covid-19 y sus implicaciones en la red de transporte aéreo en el primer semestre de 2020Resumen: La crisis sanitaria derivada de la Covid-19 ha demostrado que el nuevo coronavirus no solo afecta a las vías más distantes del pulmón humano, sino también a los flujos de la economía globalizada. En este artículo analizamos las consecuencias del nuevo coronavirus en la red de transporte aéreo en el primer semestre de 2020 desde un enfoque multiescalar. Los procedimientos metodológicos se basaron en la recopilación de datos de flujo de transporte aéreo y de información relacionada con los casos de Covid-19 en ubicaciones seleccionadas. Las principales bases de datos utilizadas fueron la Agencia Nacional de Aviación Civil de Brasil (ANAC), la International Civil Aviation Organization (ICAO), la Organización Mundial de la Salud (OMS) y los informes de las concesionarias de aeropuertos. El análisis lleva a reflexionar sobre la dependencia de las corporaciones, especialmente las grandes aerolíneas, a las acciones del Estado y revela un sistema de saqueo aún más agresivo y articulado en tiempos de crisis como esta provocada y/o agravada por el nuevo coronavirus.Palabras clave: Covid-19. Transporte aéreo. Fluidez. Crisis económica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/45882 10.22409/GEOgraphia2020.v22i49.a45882 |
url |
https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/45882 |
identifier_str_mv |
10.22409/GEOgraphia2020.v22i49.a45882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/45882/27186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 GEOgraphia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 GEOgraphia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
GEOgraphia; Vol. 22 No. 49 (2020): jul./dez. GEOgraphia; Vol. 22 Núm. 49 (2020): jul./dez. GEOgraphia; v. 22 n. 49 (2020): jul./dez. 2674-8126 1517-7793 10.22409/GEOgraphia2021.v22i49 reponame:Revista Geographia (Niterói. Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Revista Geographia (Niterói. Online) |
collection |
Revista Geographia (Niterói. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geographia (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@proppi.uff.br ; revistageographia@gmail.com |
_version_ |
1797051588351623168 |