Arenização, silvicultura e políticas ambientais no sudoeste do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José, Ribeiro Carlos Corrêa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Verdum, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geographia (Niterói. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13654
Resumo: Desde a crise socioecológica da década de setenta do século XX, a arenização e a silvicultura vêm ocupando as pautas das questões ambientais referentes à região Sudoeste do Rio Grande do Sul, perpassando diversos segmentos da sociedade, entre comunidades locais de agricultores e pecuaristas, técnicos, cientistas e políticos. São temas inseparáveis, na medida em que a arenização é apontada como o principal processo de degradação ambiental da região, enquanto a silvicultura foi privilegiada como solução nas políticas ambientais, tanto públicas como nas parcerias do público-privado. Essas políticas apresentam conexões institucionais transescalares, do contexto global, passando pelas políticas nacionais, regionais, inclusive pelo contexto local; onde as políticas ambientais externas passam a integrar os sistemas locais de gestão agrícola e que transformam a paisagem. Os estudos realizados na localidade da Vila Kraemer, no município de São Francisco de Assis/RS, demonstram que as imagens que o Homem faz do ambiente, os valores ambientais e as preferências paisagísticas fazem parte dos mecanismos de transformação e humanização da paisagem, da criação de uma segunda natureza. Partindo-se dessa constatação e da premissa de que a abordagem ambiental em voga conduz a elaboração de políticas ambientais que negligenciam o viés social, propõe-se e discute-se uma “nova” abordagem, na linha da percepção ambiental, voltada para a construção de alternativas para as políticas de conhecimento e gestão da paisagem, com ênfase à arenização e silvicultura, que inclua o Homem enquanto sujeito.
id UFF-21_e08e2b49d4de0d5a7a8406160bef7106
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13654
network_acronym_str UFF-21
network_name_str Revista Geographia (Niterói. Online)
repository_id_str
spelling Arenização, silvicultura e políticas ambientais no sudoeste do Rio Grande do Sularenização – silvicultura – políticas ambientais - percepção ambiental – paisagemAnálise AmbientalDesde a crise socioecológica da década de setenta do século XX, a arenização e a silvicultura vêm ocupando as pautas das questões ambientais referentes à região Sudoeste do Rio Grande do Sul, perpassando diversos segmentos da sociedade, entre comunidades locais de agricultores e pecuaristas, técnicos, cientistas e políticos. São temas inseparáveis, na medida em que a arenização é apontada como o principal processo de degradação ambiental da região, enquanto a silvicultura foi privilegiada como solução nas políticas ambientais, tanto públicas como nas parcerias do público-privado. Essas políticas apresentam conexões institucionais transescalares, do contexto global, passando pelas políticas nacionais, regionais, inclusive pelo contexto local; onde as políticas ambientais externas passam a integrar os sistemas locais de gestão agrícola e que transformam a paisagem. Os estudos realizados na localidade da Vila Kraemer, no município de São Francisco de Assis/RS, demonstram que as imagens que o Homem faz do ambiente, os valores ambientais e as preferências paisagísticas fazem parte dos mecanismos de transformação e humanização da paisagem, da criação de uma segunda natureza. Partindo-se dessa constatação e da premissa de que a abordagem ambiental em voga conduz a elaboração de políticas ambientais que negligenciam o viés social, propõe-se e discute-se uma “nova” abordagem, na linha da percepção ambiental, voltada para a construção de alternativas para as políticas de conhecimento e gestão da paisagem, com ênfase à arenização e silvicultura, que inclua o Homem enquanto sujeito.ABEC2013-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos ParesPesquisa de Campo; Revisão da Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/geographia/article/view/1365410.22409/GEOgraphia2013.v15i29.a13654GEOgraphia; Vol. 15 No. 29 (2013): GEOgraphia; 77-98GEOgraphia; Vol. 15 Núm. 29 (2013): GEOgraphia; 77-98GEOgraphia; v. 15 n. 29 (2013): GEOgraphia; 77-982674-81261517-779310.22409/GEOgraphia2013.v15i29reponame:Revista Geographia (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13654/8854Copyright (c) 2018 GEOgraphiainfo:eu-repo/semantics/openAccessJosé, Ribeiro Carlos CorrêaVerdum, Roberto2018-09-11T08:30:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13654Revistahttps://periodicos.uff.br/geographia/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/geographia/oaiperiodicos@proppi.uff.br ; revistageographia@gmail.com2674-81261517-7793opendoar:2023-01-12T16:43:00.305521Revista Geographia (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Arenização, silvicultura e políticas ambientais no sudoeste do Rio Grande do Sul
title Arenização, silvicultura e políticas ambientais no sudoeste do Rio Grande do Sul
spellingShingle Arenização, silvicultura e políticas ambientais no sudoeste do Rio Grande do Sul
José, Ribeiro Carlos Corrêa
arenização – silvicultura – políticas ambientais - percepção ambiental – paisagem
Análise Ambiental
title_short Arenização, silvicultura e políticas ambientais no sudoeste do Rio Grande do Sul
title_full Arenização, silvicultura e políticas ambientais no sudoeste do Rio Grande do Sul
title_fullStr Arenização, silvicultura e políticas ambientais no sudoeste do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Arenização, silvicultura e políticas ambientais no sudoeste do Rio Grande do Sul
title_sort Arenização, silvicultura e políticas ambientais no sudoeste do Rio Grande do Sul
author José, Ribeiro Carlos Corrêa
author_facet José, Ribeiro Carlos Corrêa
Verdum, Roberto
author_role author
author2 Verdum, Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv José, Ribeiro Carlos Corrêa
Verdum, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv arenização – silvicultura – políticas ambientais - percepção ambiental – paisagem
Análise Ambiental
topic arenização – silvicultura – políticas ambientais - percepção ambiental – paisagem
Análise Ambiental
description Desde a crise socioecológica da década de setenta do século XX, a arenização e a silvicultura vêm ocupando as pautas das questões ambientais referentes à região Sudoeste do Rio Grande do Sul, perpassando diversos segmentos da sociedade, entre comunidades locais de agricultores e pecuaristas, técnicos, cientistas e políticos. São temas inseparáveis, na medida em que a arenização é apontada como o principal processo de degradação ambiental da região, enquanto a silvicultura foi privilegiada como solução nas políticas ambientais, tanto públicas como nas parcerias do público-privado. Essas políticas apresentam conexões institucionais transescalares, do contexto global, passando pelas políticas nacionais, regionais, inclusive pelo contexto local; onde as políticas ambientais externas passam a integrar os sistemas locais de gestão agrícola e que transformam a paisagem. Os estudos realizados na localidade da Vila Kraemer, no município de São Francisco de Assis/RS, demonstram que as imagens que o Homem faz do ambiente, os valores ambientais e as preferências paisagísticas fazem parte dos mecanismos de transformação e humanização da paisagem, da criação de uma segunda natureza. Partindo-se dessa constatação e da premissa de que a abordagem ambiental em voga conduz a elaboração de políticas ambientais que negligenciam o viés social, propõe-se e discute-se uma “nova” abordagem, na linha da percepção ambiental, voltada para a construção de alternativas para as políticas de conhecimento e gestão da paisagem, com ênfase à arenização e silvicultura, que inclua o Homem enquanto sujeito.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
Pesquisa de Campo; Revisão da Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13654
10.22409/GEOgraphia2013.v15i29.a13654
url https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13654
identifier_str_mv 10.22409/GEOgraphia2013.v15i29.a13654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13654/8854
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 GEOgraphia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 GEOgraphia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv GEOgraphia; Vol. 15 No. 29 (2013): GEOgraphia; 77-98
GEOgraphia; Vol. 15 Núm. 29 (2013): GEOgraphia; 77-98
GEOgraphia; v. 15 n. 29 (2013): GEOgraphia; 77-98
2674-8126
1517-7793
10.22409/GEOgraphia2013.v15i29
reponame:Revista Geographia (Niterói. Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Revista Geographia (Niterói. Online)
collection Revista Geographia (Niterói. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Geographia (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@proppi.uff.br ; revistageographia@gmail.com
_version_ 1797051586798682112