O QUE DOREEN DIRIA SOBRE NÓS? UM ENSAIO SOBRE A PEDAGOGIA DA ESPERANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rocha, Ana Angelita
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geographia (Niterói. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13797
Resumo: Resumo:Este ensaio investe na análise da produção bibliográfica de Doreen Massey, com atenção focada nos títulos dirigidos aos cursos para o segmento do Ensino Superior, ministrados ou organizados por ela nas décadas de 1990-2000, na Open University (em Milton Keynes, Reino Unido).  A aproximação a esses trabalhos – ainda sem tradução para o português – procura inventariar os aspectos pedagógicos nas construções epistemológicas da autora. O estudo da face pedagógica de Massey, ao considerar seus textos didáticos, busca um painel de ações, recursos e metodologias para uma possível adoção dos conteúdos da Geografia passíveis de serem inseridos na Educação Básica. Portanto, não se trata de uma incorporação vertical da academia para a escola, mas um estudo cujo inventário de procedimentos possa ser inspirador para a epistemologia escolar, considerando a potencialidade da concepção espacial desenvolvida pela a autora (MASSEY, 1995, 2004, 2006, 2008).Palavras-chave: Doreen Massey, Espaço, Ensino de Geografia. Abstract: This essay invests in the analysis of Doreen Massey's bibliographic production, with attention to the titles directed to Higher Education courses, taught or organized by her in the decades of 1990-2000, at the Open University (in Milton Keynes, UK). The approach to these works - without translation into Portuguese - seeks to set pedagogical aspects down in the author 's epistemological constructions. The study of the pedagogical bias of Massey provides a set of actions, resources and methodologies for a possible syllabus of Geography that can be adopted in elementary education. Therefore, it is not a vertical incorporation of the academy into the school, but a study whose inventory of procedures can be inspiring for school epistemology, considering the possibilities of the spatial conception (MASSEY, 1995, 2004, 2006, 2008).Keywords: Doreen Massey, Space, Geography Education.  Resumén: Este ensayo realiza um análisis de la producción bibliográfica de Doreen Massey, con la atención enfocada en los títulos dirigidos a los cursos para el segmento de la Enseñanza Superior, impartidos o organizados por ella en las décadas de 1990-2000, en la Open University (en Milton Keynes, Reino Unido). La aproximación a esos trabajos - aún sin traducción al portugués - busca inventariar los aspectos pedagógicos en las construcciones epistemológicas de la autora. El estudio de la cara pedagógica de Massey, al considerar sus textos didácticos, busca un panel de acciones, recursos y metodologías para una posible adopción de los contenidos de la Geografía pasibles de ser adoptados en la Educación Básica. Por lo tanto, no se trata de una incorporación vertical del ámbito académico a la escuela, sino un estudio cuyo inventario de procedimientos puede ser inspirador para la epistemología escolar, considerando la potencialidad de la concepción espacial desarrollada por la autora (MASSEY, 1995, 2004, 2006, 2008).Palabras-clave: Doreen Massey, Espacio, Enseñanza de Geografía.
id UFF-21_f8eaed390fb5909b7de1c91f1aa8af86
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13797
network_acronym_str UFF-21
network_name_str Revista Geographia (Niterói. Online)
repository_id_str
spelling O QUE DOREEN DIRIA SOBRE NÓS? UM ENSAIO SOBRE A PEDAGOGIA DA ESPERANÇAResumo:Este ensaio investe na análise da produção bibliográfica de Doreen Massey, com atenção focada nos títulos dirigidos aos cursos para o segmento do Ensino Superior, ministrados ou organizados por ela nas décadas de 1990-2000, na Open University (em Milton Keynes, Reino Unido).  A aproximação a esses trabalhos – ainda sem tradução para o português – procura inventariar os aspectos pedagógicos nas construções epistemológicas da autora. O estudo da face pedagógica de Massey, ao considerar seus textos didáticos, busca um painel de ações, recursos e metodologias para uma possível adoção dos conteúdos da Geografia passíveis de serem inseridos na Educação Básica. Portanto, não se trata de uma incorporação vertical da academia para a escola, mas um estudo cujo inventário de procedimentos possa ser inspirador para a epistemologia escolar, considerando a potencialidade da concepção espacial desenvolvida pela a autora (MASSEY, 1995, 2004, 2006, 2008).Palavras-chave: Doreen Massey, Espaço, Ensino de Geografia. Abstract: This essay invests in the analysis of Doreen Massey's bibliographic production, with attention to the titles directed to Higher Education courses, taught or organized by her in the decades of 1990-2000, at the Open University (in Milton Keynes, UK). The approach to these works - without translation into Portuguese - seeks to set pedagogical aspects down in the author 's epistemological constructions. The study of the pedagogical bias of Massey provides a set of actions, resources and methodologies for a possible syllabus of Geography that can be adopted in elementary education. Therefore, it is not a vertical incorporation of the academy into the school, but a study whose inventory of procedures can be inspiring for school epistemology, considering the possibilities of the spatial conception (MASSEY, 1995, 2004, 2006, 2008).Keywords: Doreen Massey, Space, Geography Education.  Resumén: Este ensayo realiza um análisis de la producción bibliográfica de Doreen Massey, con la atención enfocada en los títulos dirigidos a los cursos para el segmento de la Enseñanza Superior, impartidos o organizados por ella en las décadas de 1990-2000, en la Open University (en Milton Keynes, Reino Unido). La aproximación a esos trabajos - aún sin traducción al portugués - busca inventariar los aspectos pedagógicos en las construcciones epistemológicas de la autora. El estudio de la cara pedagógica de Massey, al considerar sus textos didácticos, busca un panel de acciones, recursos y metodologías para una posible adopción de los contenidos de la Geografía pasibles de ser adoptados en la Educación Básica. Por lo tanto, no se trata de una incorporación vertical del ámbito académico a la escuela, sino un estudio cuyo inventario de procedimientos puede ser inspirador para la epistemología escolar, considerando la potencialidad de la concepción espacial desarrollada por la autora (MASSEY, 1995, 2004, 2006, 2008).Palabras-clave: Doreen Massey, Espacio, Enseñanza de Geografía.ABEC2017-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/geographia/article/view/1379710.22409/GEOgraphia2017.v19i40.a13797GEOgraphia; Vol. 19 No. 40 (2017): mai./ago.; 21 - 35GEOgraphia; Vol. 19 Núm. 40 (2017): mai./ago.; 21 - 35GEOgraphia; v. 19 n. 40 (2017): mai./ago.; 21 - 352674-81261517-779310.22409/GEOgraphia2017.v19i40reponame:Revista Geographia (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13797/8997Copyright (c) 2017 GEOgraphiainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Rocha, Ana Angelita2018-09-11T09:00:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13797Revistahttps://periodicos.uff.br/geographia/indexPUBhttps://periodicos.uff.br/geographia/oaiperiodicos@proppi.uff.br ; revistageographia@gmail.com2674-81261517-7793opendoar:2023-01-12T16:43:07.076100Revista Geographia (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUE DOREEN DIRIA SOBRE NÓS? UM ENSAIO SOBRE A PEDAGOGIA DA ESPERANÇA
title O QUE DOREEN DIRIA SOBRE NÓS? UM ENSAIO SOBRE A PEDAGOGIA DA ESPERANÇA
spellingShingle O QUE DOREEN DIRIA SOBRE NÓS? UM ENSAIO SOBRE A PEDAGOGIA DA ESPERANÇA
da Rocha, Ana Angelita
title_short O QUE DOREEN DIRIA SOBRE NÓS? UM ENSAIO SOBRE A PEDAGOGIA DA ESPERANÇA
title_full O QUE DOREEN DIRIA SOBRE NÓS? UM ENSAIO SOBRE A PEDAGOGIA DA ESPERANÇA
title_fullStr O QUE DOREEN DIRIA SOBRE NÓS? UM ENSAIO SOBRE A PEDAGOGIA DA ESPERANÇA
title_full_unstemmed O QUE DOREEN DIRIA SOBRE NÓS? UM ENSAIO SOBRE A PEDAGOGIA DA ESPERANÇA
title_sort O QUE DOREEN DIRIA SOBRE NÓS? UM ENSAIO SOBRE A PEDAGOGIA DA ESPERANÇA
author da Rocha, Ana Angelita
author_facet da Rocha, Ana Angelita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rocha, Ana Angelita
description Resumo:Este ensaio investe na análise da produção bibliográfica de Doreen Massey, com atenção focada nos títulos dirigidos aos cursos para o segmento do Ensino Superior, ministrados ou organizados por ela nas décadas de 1990-2000, na Open University (em Milton Keynes, Reino Unido).  A aproximação a esses trabalhos – ainda sem tradução para o português – procura inventariar os aspectos pedagógicos nas construções epistemológicas da autora. O estudo da face pedagógica de Massey, ao considerar seus textos didáticos, busca um painel de ações, recursos e metodologias para uma possível adoção dos conteúdos da Geografia passíveis de serem inseridos na Educação Básica. Portanto, não se trata de uma incorporação vertical da academia para a escola, mas um estudo cujo inventário de procedimentos possa ser inspirador para a epistemologia escolar, considerando a potencialidade da concepção espacial desenvolvida pela a autora (MASSEY, 1995, 2004, 2006, 2008).Palavras-chave: Doreen Massey, Espaço, Ensino de Geografia. Abstract: This essay invests in the analysis of Doreen Massey's bibliographic production, with attention to the titles directed to Higher Education courses, taught or organized by her in the decades of 1990-2000, at the Open University (in Milton Keynes, UK). The approach to these works - without translation into Portuguese - seeks to set pedagogical aspects down in the author 's epistemological constructions. The study of the pedagogical bias of Massey provides a set of actions, resources and methodologies for a possible syllabus of Geography that can be adopted in elementary education. Therefore, it is not a vertical incorporation of the academy into the school, but a study whose inventory of procedures can be inspiring for school epistemology, considering the possibilities of the spatial conception (MASSEY, 1995, 2004, 2006, 2008).Keywords: Doreen Massey, Space, Geography Education.  Resumén: Este ensayo realiza um análisis de la producción bibliográfica de Doreen Massey, con la atención enfocada en los títulos dirigidos a los cursos para el segmento de la Enseñanza Superior, impartidos o organizados por ella en las décadas de 1990-2000, en la Open University (en Milton Keynes, Reino Unido). La aproximación a esos trabajos - aún sin traducción al portugués - busca inventariar los aspectos pedagógicos en las construcciones epistemológicas de la autora. El estudio de la cara pedagógica de Massey, al considerar sus textos didácticos, busca un panel de acciones, recursos y metodologías para una posible adopción de los contenidos de la Geografía pasibles de ser adoptados en la Educación Básica. Por lo tanto, no se trata de una incorporación vertical del ámbito académico a la escuela, sino un estudio cuyo inventario de procedimientos puede ser inspirador para la epistemología escolar, considerando la potencialidad de la concepción espacial desarrollada por la autora (MASSEY, 1995, 2004, 2006, 2008).Palabras-clave: Doreen Massey, Espacio, Enseñanza de Geografía.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13797
10.22409/GEOgraphia2017.v19i40.a13797
url https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13797
identifier_str_mv 10.22409/GEOgraphia2017.v19i40.a13797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13797/8997
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 GEOgraphia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 GEOgraphia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv GEOgraphia; Vol. 19 No. 40 (2017): mai./ago.; 21 - 35
GEOgraphia; Vol. 19 Núm. 40 (2017): mai./ago.; 21 - 35
GEOgraphia; v. 19 n. 40 (2017): mai./ago.; 21 - 35
2674-8126
1517-7793
10.22409/GEOgraphia2017.v19i40
reponame:Revista Geographia (Niterói. Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Revista Geographia (Niterói. Online)
collection Revista Geographia (Niterói. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Geographia (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@proppi.uff.br ; revistageographia@gmail.com
_version_ 1797051587541073920