PAISAGEM, REPRESENTAÇÃO E CORPOREIDADE NA CICERÓPOLIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Glauco Vieira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaios de Geografia
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/36233
Resumo: Nosso tema é a cidade de Juazeiro do Norte enquanto espaço da produção simbólica e material no período atual da modernidade. Espaço-temporalidade de fixos e fluxos que imprime representações e experiências, identidades e diferenças, visibilidades e invisibilidades, ou seja, experiência e concretude da realização de um modelo de sociedade urbana codificada e materializada em sua paisagem e corporeidade. A paisagem enquanto dimensão particular do espaço geográfico é um caminho possível de leitura e de interpretação da experiência material e sígnica da sociedade urbana em tela. Tratando especificamente da paisagem de Juazeiro do Norte – essa Cicerópolis no sertão -, conduzimos ao diálogo com a arte cinematográfica, em especial ao gênero documentário. Para tanto, o curso desta pesquisa propõe uma análise dos filmes representativos de cada período de documentação dessa cidade ao mesmo tempo em que se faz a leitura da cidade vivida ou experimentada. Tratar do diálogo entre a cidade representada, suas imagens e a cidade corpórea, sua experiência, é o caminho de reflexão crítica adotado, tendo na relação paisagem-imagem seu fundamento principal de investigação.
id UFF-22_26d9a62b2676bfc212315b192ee2baf4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36233
network_acronym_str UFF-22
network_name_str Ensaios de Geografia
repository_id_str
spelling PAISAGEM, REPRESENTAÇÃO E CORPOREIDADE NA CICERÓPOLISpaisagemcorporeidadedocumentáriocidadegeografiaNosso tema é a cidade de Juazeiro do Norte enquanto espaço da produção simbólica e material no período atual da modernidade. Espaço-temporalidade de fixos e fluxos que imprime representações e experiências, identidades e diferenças, visibilidades e invisibilidades, ou seja, experiência e concretude da realização de um modelo de sociedade urbana codificada e materializada em sua paisagem e corporeidade. A paisagem enquanto dimensão particular do espaço geográfico é um caminho possível de leitura e de interpretação da experiência material e sígnica da sociedade urbana em tela. Tratando especificamente da paisagem de Juazeiro do Norte – essa Cicerópolis no sertão -, conduzimos ao diálogo com a arte cinematográfica, em especial ao gênero documentário. Para tanto, o curso desta pesquisa propõe uma análise dos filmes representativos de cada período de documentação dessa cidade ao mesmo tempo em que se faz a leitura da cidade vivida ou experimentada. Tratar do diálogo entre a cidade representada, suas imagens e a cidade corpórea, sua experiência, é o caminho de reflexão crítica adotado, tendo na relação paisagem-imagem seu fundamento principal de investigação.ABEC2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/36233Essays of Geography; Vol. 1 No. 1 (2012); 31-59Ensayos de Geografía; Vol. 1 Núm. 1 (2012); 31-59Ensaios de Geografia; v. 1 n. 1 (2012); 31-592316-8544reponame:Ensaios de Geografiainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/36233/20932Copyright (c) 2019 Ensaios de Geografiainfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Glauco Vieira2019-09-11T10:28:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36233Revistahttps://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/indexPUBhttp://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/oaiperiodicos@proppi.uff.br || revistaensaiosdegeografia@gmail.com2316-85442316-8544opendoar:2019-09-11T10:28:31Ensaios de Geografia - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv PAISAGEM, REPRESENTAÇÃO E CORPOREIDADE NA CICERÓPOLIS
title PAISAGEM, REPRESENTAÇÃO E CORPOREIDADE NA CICERÓPOLIS
spellingShingle PAISAGEM, REPRESENTAÇÃO E CORPOREIDADE NA CICERÓPOLIS
Fernandes, Glauco Vieira
paisagem
corporeidade
documentário
cidade
geografia
title_short PAISAGEM, REPRESENTAÇÃO E CORPOREIDADE NA CICERÓPOLIS
title_full PAISAGEM, REPRESENTAÇÃO E CORPOREIDADE NA CICERÓPOLIS
title_fullStr PAISAGEM, REPRESENTAÇÃO E CORPOREIDADE NA CICERÓPOLIS
title_full_unstemmed PAISAGEM, REPRESENTAÇÃO E CORPOREIDADE NA CICERÓPOLIS
title_sort PAISAGEM, REPRESENTAÇÃO E CORPOREIDADE NA CICERÓPOLIS
author Fernandes, Glauco Vieira
author_facet Fernandes, Glauco Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Glauco Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv paisagem
corporeidade
documentário
cidade
geografia
topic paisagem
corporeidade
documentário
cidade
geografia
description Nosso tema é a cidade de Juazeiro do Norte enquanto espaço da produção simbólica e material no período atual da modernidade. Espaço-temporalidade de fixos e fluxos que imprime representações e experiências, identidades e diferenças, visibilidades e invisibilidades, ou seja, experiência e concretude da realização de um modelo de sociedade urbana codificada e materializada em sua paisagem e corporeidade. A paisagem enquanto dimensão particular do espaço geográfico é um caminho possível de leitura e de interpretação da experiência material e sígnica da sociedade urbana em tela. Tratando especificamente da paisagem de Juazeiro do Norte – essa Cicerópolis no sertão -, conduzimos ao diálogo com a arte cinematográfica, em especial ao gênero documentário. Para tanto, o curso desta pesquisa propõe uma análise dos filmes representativos de cada período de documentação dessa cidade ao mesmo tempo em que se faz a leitura da cidade vivida ou experimentada. Tratar do diálogo entre a cidade representada, suas imagens e a cidade corpórea, sua experiência, é o caminho de reflexão crítica adotado, tendo na relação paisagem-imagem seu fundamento principal de investigação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ART
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/36233
url https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/36233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/36233/20932
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ensaios de Geografia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ensaios de Geografia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Essays of Geography; Vol. 1 No. 1 (2012); 31-59
Ensayos de Geografía; Vol. 1 Núm. 1 (2012); 31-59
Ensaios de Geografia; v. 1 n. 1 (2012); 31-59
2316-8544
reponame:Ensaios de Geografia
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Ensaios de Geografia
collection Ensaios de Geografia
repository.name.fl_str_mv Ensaios de Geografia - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv periodicos@proppi.uff.br || revistaensaiosdegeografia@gmail.com
_version_ 1797047978325704704