OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO E A GEOGRAFIA ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaios de Geografia |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/40945 |
Resumo: | O objetivo geral desta investigação foi analisar a abordagem que professores de Geografia do Ensino Médio, em escolas públicas de Taguatinga, no Distrito Federal, deram aos componentes físico-naturais e aos conteúdos a eles relacionados. Trata-se de uma investigação qualitativa que usou, como instrumentos de produção das informações empíricas, entrevistas semiestruturadas, exercícios de problematização, assim como análises dos planos de ensino. Os resultados revelaram que os componentes físico-naturais, de modo geral, são abordados de forma descritiva, informativa e fragmentária; falta clareza conceitual no tratamento dos temas e dos conteúdos que envolvam os componentes físico-naturais e uma abordagem geográfica desses componentes e, por fim, a formação inicial e continuada dos professores tem um efeito decisivo em sua prática pedagógica, principalmente no que se refere à (re)construção didático-pedagógica desses conteúdos, afetando, destarte, a qualidade profissional docente. |
id |
UFF-22_ca8dc5384c795d4d897e2afaac1c8c68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40945 |
network_acronym_str |
UFF-22 |
network_name_str |
Ensaios de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO E A GEOGRAFIA ESCOLARO objetivo geral desta investigação foi analisar a abordagem que professores de Geografia do Ensino Médio, em escolas públicas de Taguatinga, no Distrito Federal, deram aos componentes físico-naturais e aos conteúdos a eles relacionados. Trata-se de uma investigação qualitativa que usou, como instrumentos de produção das informações empíricas, entrevistas semiestruturadas, exercícios de problematização, assim como análises dos planos de ensino. Os resultados revelaram que os componentes físico-naturais, de modo geral, são abordados de forma descritiva, informativa e fragmentária; falta clareza conceitual no tratamento dos temas e dos conteúdos que envolvam os componentes físico-naturais e uma abordagem geográfica desses componentes e, por fim, a formação inicial e continuada dos professores tem um efeito decisivo em sua prática pedagógica, principalmente no que se refere à (re)construção didático-pedagógica desses conteúdos, afetando, destarte, a qualidade profissional docente.ABEC2021-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionARTtext/htmlapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/4094510.22409/eg.v6i11.40945Essays of Geography; Vol. 6 No. 11 (2020); 32-54Ensayos de Geografía; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 32-54Ensaios de Geografia; v. 6 n. 11 (2020); 32-542316-854410.22409/eg.v6i11reponame:Ensaios de Geografiainstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/40945/htmlhttps://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/40945/pdfCopyright (c) 2020 Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autorinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Leonardo Ferreira Farias daLeite, Cristina Maria Costa2021-01-12T16:25:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40945Revistahttps://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/indexPUBhttp://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/oaiperiodicos@proppi.uff.br || revistaensaiosdegeografia@gmail.com2316-85442316-8544opendoar:2021-01-12T16:25:15Ensaios de Geografia - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO E A GEOGRAFIA ESCOLAR |
title |
OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO E A GEOGRAFIA ESCOLAR |
spellingShingle |
OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO E A GEOGRAFIA ESCOLAR Cunha, Leonardo Ferreira Farias da |
title_short |
OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO E A GEOGRAFIA ESCOLAR |
title_full |
OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO E A GEOGRAFIA ESCOLAR |
title_fullStr |
OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO E A GEOGRAFIA ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO E A GEOGRAFIA ESCOLAR |
title_sort |
OS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO E A GEOGRAFIA ESCOLAR |
author |
Cunha, Leonardo Ferreira Farias da |
author_facet |
Cunha, Leonardo Ferreira Farias da Leite, Cristina Maria Costa |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Cristina Maria Costa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Leonardo Ferreira Farias da Leite, Cristina Maria Costa |
description |
O objetivo geral desta investigação foi analisar a abordagem que professores de Geografia do Ensino Médio, em escolas públicas de Taguatinga, no Distrito Federal, deram aos componentes físico-naturais e aos conteúdos a eles relacionados. Trata-se de uma investigação qualitativa que usou, como instrumentos de produção das informações empíricas, entrevistas semiestruturadas, exercícios de problematização, assim como análises dos planos de ensino. Os resultados revelaram que os componentes físico-naturais, de modo geral, são abordados de forma descritiva, informativa e fragmentária; falta clareza conceitual no tratamento dos temas e dos conteúdos que envolvam os componentes físico-naturais e uma abordagem geográfica desses componentes e, por fim, a formação inicial e continuada dos professores tem um efeito decisivo em sua prática pedagógica, principalmente no que se refere à (re)construção didático-pedagógica desses conteúdos, afetando, destarte, a qualidade profissional docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ART |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/40945 10.22409/eg.v6i11.40945 |
url |
https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/40945 |
identifier_str_mv |
10.22409/eg.v6i11.40945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/40945/html https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/40945/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Essays of Geography; Vol. 6 No. 11 (2020); 32-54 Ensayos de Geografía; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 32-54 Ensaios de Geografia; v. 6 n. 11 (2020); 32-54 2316-8544 10.22409/eg.v6i11 reponame:Ensaios de Geografia instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Ensaios de Geografia |
collection |
Ensaios de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaios de Geografia - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@proppi.uff.br || revistaensaiosdegeografia@gmail.com |
_version_ |
1797047978717872128 |