Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2056 |
Resumo: | O presente trabalho busca uma reflexão entre os processos organizacionais e a administração escolar. Para tal, lança mão de uma discussão sobre como a educação se configura e de que forma a administração escolar deve se estabelecer diante dos processos organizacionais para organizar seu cotidiano e criar um ambiente melhor para os colaboradores e usuários do serviço escolar. Nessa discussão, fez-se necessário tratar de dois conceitos de suma importância em toda essa reflexão: o de qualidade, principalmente no setor público e o de fluxograma, pois é a ferramenta pela qual pode-se mapear os processos, encontrar pontos de fragilidade e propor seus redesenhos para efetivação de uma dinâmica organizacional que prima pela melhoria de seus serviços e produtos. Para dinamizar o estudo, foi proposto o uso de um software público, o IPPS para mensuração de satisfação dos usuários da secretaria da escola, que é um ambiente comum tanto aos usuários como aos colaboradores e uma pesquisa diagnóstica para observação do clima organizacional e conceituação de ideias pertinentes a pesquisa. Os processos escolhidos para redesenho foram fruto de uma reunião com a gestora e seus respectivos redesenhos de ideias oriundas do grupo de colaboradores da escola. |
id |
UFF-2_00ad979297a4475d07e1963be94c4e21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/2056 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviçosProcessoRedesenho de processosQualidadeEducaçãoGestão por processosGestão de qualidadeEducaçãoEscola públicaProcessProcess redesignQuality educationO presente trabalho busca uma reflexão entre os processos organizacionais e a administração escolar. Para tal, lança mão de uma discussão sobre como a educação se configura e de que forma a administração escolar deve se estabelecer diante dos processos organizacionais para organizar seu cotidiano e criar um ambiente melhor para os colaboradores e usuários do serviço escolar. Nessa discussão, fez-se necessário tratar de dois conceitos de suma importância em toda essa reflexão: o de qualidade, principalmente no setor público e o de fluxograma, pois é a ferramenta pela qual pode-se mapear os processos, encontrar pontos de fragilidade e propor seus redesenhos para efetivação de uma dinâmica organizacional que prima pela melhoria de seus serviços e produtos. Para dinamizar o estudo, foi proposto o uso de um software público, o IPPS para mensuração de satisfação dos usuários da secretaria da escola, que é um ambiente comum tanto aos usuários como aos colaboradores e uma pesquisa diagnóstica para observação do clima organizacional e conceituação de ideias pertinentes a pesquisa. Os processos escolhidos para redesenho foram fruto de uma reunião com a gestora e seus respectivos redesenhos de ideias oriundas do grupo de colaboradores da escola.The present study attempts a debate between organizational processes and the school administration. For such, it makes use of a discussion about how education is shaped and how the school administration should be established before the organizational processes to organize its routine and crate a better environrnent for developers and user of school service. In this discussion it was necessary to address two very important concepts throughout this reflection: the quality, especially in the public sector and he flow chart because it is the too by which you could map the processes to find weak points and propose their redesigns for the execution of an organizational dynamic that strives for improvement in its services and products. To foster understanding it was proposed to use a public a software the IPPS for measuring user satisfaction of the school office, which is a common environrnent for both users and developers a survey related to organizational climate observation and conceptualization of relevant ideas to the research. The processes selected for redesign were the result of a meeting with the management and their redesigns of ideas coming from the group of employees of the school.Universidade Federal FluminenseVolta RedondaMartins, Carlos José VieiraAbegão, Luís HenriqueLobianco, Terezinha Maria Folhadela BenevidesVaz, Douglas de Toledo2016-08-01T12:48:20Z2016-08-01T12:48:20Z2016-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2056Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-05-27T15:05:24Zoai:app.uff.br:1/2056Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-05-27T15:05:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços |
title |
Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços |
spellingShingle |
Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços Vaz, Douglas de Toledo Processo Redesenho de processos Qualidade Educação Gestão por processos Gestão de qualidade Educação Escola pública Process Process redesign Quality education |
title_short |
Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços |
title_full |
Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços |
title_fullStr |
Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços |
title_full_unstemmed |
Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços |
title_sort |
Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços |
author |
Vaz, Douglas de Toledo |
author_facet |
Vaz, Douglas de Toledo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Carlos José Vieira Abegão, Luís Henrique Lobianco, Terezinha Maria Folhadela Benevides |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Douglas de Toledo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo Redesenho de processos Qualidade Educação Gestão por processos Gestão de qualidade Educação Escola pública Process Process redesign Quality education |
topic |
Processo Redesenho de processos Qualidade Educação Gestão por processos Gestão de qualidade Educação Escola pública Process Process redesign Quality education |
description |
O presente trabalho busca uma reflexão entre os processos organizacionais e a administração escolar. Para tal, lança mão de uma discussão sobre como a educação se configura e de que forma a administração escolar deve se estabelecer diante dos processos organizacionais para organizar seu cotidiano e criar um ambiente melhor para os colaboradores e usuários do serviço escolar. Nessa discussão, fez-se necessário tratar de dois conceitos de suma importância em toda essa reflexão: o de qualidade, principalmente no setor público e o de fluxograma, pois é a ferramenta pela qual pode-se mapear os processos, encontrar pontos de fragilidade e propor seus redesenhos para efetivação de uma dinâmica organizacional que prima pela melhoria de seus serviços e produtos. Para dinamizar o estudo, foi proposto o uso de um software público, o IPPS para mensuração de satisfação dos usuários da secretaria da escola, que é um ambiente comum tanto aos usuários como aos colaboradores e uma pesquisa diagnóstica para observação do clima organizacional e conceituação de ideias pertinentes a pesquisa. Os processos escolhidos para redesenho foram fruto de uma reunião com a gestora e seus respectivos redesenhos de ideias oriundas do grupo de colaboradores da escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-01T12:48:20Z 2016-08-01T12:48:20Z 2016-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2056 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/2056 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Volta Redonda |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Volta Redonda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838743234609152 |