Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Douglas de Toledo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2056
Resumo: O presente trabalho busca uma reflexão entre os processos organizacionais e a administração escolar. Para tal, lança mão de uma discussão sobre como a educação se configura e de que forma a administração escolar deve se estabelecer diante dos processos organizacionais para organizar seu cotidiano e criar um ambiente melhor para os colaboradores e usuários do serviço escolar. Nessa discussão, fez-se necessário tratar de dois conceitos de suma importância em toda essa reflexão: o de qualidade, principalmente no setor público e o de fluxograma, pois é a ferramenta pela qual pode-se mapear os processos, encontrar pontos de fragilidade e propor seus redesenhos para efetivação de uma dinâmica organizacional que prima pela melhoria de seus serviços e produtos. Para dinamizar o estudo, foi proposto o uso de um software público, o IPPS para mensuração de satisfação dos usuários da secretaria da escola, que é um ambiente comum tanto aos usuários como aos colaboradores e uma pesquisa diagnóstica para observação do clima organizacional e conceituação de ideias pertinentes a pesquisa. Os processos escolhidos para redesenho foram fruto de uma reunião com a gestora e seus respectivos redesenhos de ideias oriundas do grupo de colaboradores da escola.
id UFF-2_00ad979297a4475d07e1963be94c4e21
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2056
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviçosProcessoRedesenho de processosQualidadeEducaçãoGestão por processosGestão de qualidadeEducaçãoEscola públicaProcessProcess redesignQuality educationO presente trabalho busca uma reflexão entre os processos organizacionais e a administração escolar. Para tal, lança mão de uma discussão sobre como a educação se configura e de que forma a administração escolar deve se estabelecer diante dos processos organizacionais para organizar seu cotidiano e criar um ambiente melhor para os colaboradores e usuários do serviço escolar. Nessa discussão, fez-se necessário tratar de dois conceitos de suma importância em toda essa reflexão: o de qualidade, principalmente no setor público e o de fluxograma, pois é a ferramenta pela qual pode-se mapear os processos, encontrar pontos de fragilidade e propor seus redesenhos para efetivação de uma dinâmica organizacional que prima pela melhoria de seus serviços e produtos. Para dinamizar o estudo, foi proposto o uso de um software público, o IPPS para mensuração de satisfação dos usuários da secretaria da escola, que é um ambiente comum tanto aos usuários como aos colaboradores e uma pesquisa diagnóstica para observação do clima organizacional e conceituação de ideias pertinentes a pesquisa. Os processos escolhidos para redesenho foram fruto de uma reunião com a gestora e seus respectivos redesenhos de ideias oriundas do grupo de colaboradores da escola.The present study attempts a debate between organizational processes and the school administration. For such, it makes use of a discussion about how education is shaped and how the school administration should be established before the organizational processes to organize its routine and crate a better environrnent for developers and user of school service. In this discussion it was necessary to address two very important concepts throughout this reflection: the quality, especially in the public sector and he flow chart because it is the too by which you could map the processes to find weak points and propose their redesigns for the execution of an organizational dynamic that strives for improvement in its services and products. To foster understanding it was proposed to use a public a software the IPPS for measuring user satisfaction of the school office, which is a common environrnent for both users and developers a survey related to organizational climate observation and conceptualization of relevant ideas to the research. The processes selected for redesign were the result of a meeting with the management and their redesigns of ideas coming from the group of employees of the school.Universidade Federal FluminenseVolta RedondaMartins, Carlos José VieiraAbegão, Luís HenriqueLobianco, Terezinha Maria Folhadela BenevidesVaz, Douglas de Toledo2016-08-01T12:48:20Z2016-08-01T12:48:20Z2016-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2056Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-05-27T15:05:24Zoai:app.uff.br:1/2056Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-05-27T15:05:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços
title Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços
spellingShingle Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços
Vaz, Douglas de Toledo
Processo
Redesenho de processos
Qualidade
Educação
Gestão por processos
Gestão de qualidade
Educação
Escola pública
Process
Process redesign
Quality education
title_short Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços
title_full Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços
title_fullStr Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços
title_full_unstemmed Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços
title_sort Análise de processos numa organização pública: redesenhando processos em busca de qualidade na prestação de serviços
author Vaz, Douglas de Toledo
author_facet Vaz, Douglas de Toledo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Carlos José Vieira
Abegão, Luís Henrique
Lobianco, Terezinha Maria Folhadela Benevides
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Douglas de Toledo
dc.subject.por.fl_str_mv Processo
Redesenho de processos
Qualidade
Educação
Gestão por processos
Gestão de qualidade
Educação
Escola pública
Process
Process redesign
Quality education
topic Processo
Redesenho de processos
Qualidade
Educação
Gestão por processos
Gestão de qualidade
Educação
Escola pública
Process
Process redesign
Quality education
description O presente trabalho busca uma reflexão entre os processos organizacionais e a administração escolar. Para tal, lança mão de uma discussão sobre como a educação se configura e de que forma a administração escolar deve se estabelecer diante dos processos organizacionais para organizar seu cotidiano e criar um ambiente melhor para os colaboradores e usuários do serviço escolar. Nessa discussão, fez-se necessário tratar de dois conceitos de suma importância em toda essa reflexão: o de qualidade, principalmente no setor público e o de fluxograma, pois é a ferramenta pela qual pode-se mapear os processos, encontrar pontos de fragilidade e propor seus redesenhos para efetivação de uma dinâmica organizacional que prima pela melhoria de seus serviços e produtos. Para dinamizar o estudo, foi proposto o uso de um software público, o IPPS para mensuração de satisfação dos usuários da secretaria da escola, que é um ambiente comum tanto aos usuários como aos colaboradores e uma pesquisa diagnóstica para observação do clima organizacional e conceituação de ideias pertinentes a pesquisa. Os processos escolhidos para redesenho foram fruto de uma reunião com a gestora e seus respectivos redesenhos de ideias oriundas do grupo de colaboradores da escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-01T12:48:20Z
2016-08-01T12:48:20Z
2016-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2056
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2056
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Volta Redonda
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Volta Redonda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838743234609152