A inclusão educacional de pessoas com deficiência no Município de Macaé/RJ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5104 |
Resumo: | Por muito tempo, pessoas com deficiências viviam presas em suas casas por conta de vergonha da família, e durante o passar dos anos a educação para crianças e adolescentes com deficiências passou a ser dentro de classes especiais em escolas especiais. Com os avanços legais, a garantia de acesso e permanência de pessoas com deficiência em escolas regulares e em classes comuns na modalidade inclusiva foi sendo regulamentada em todas as escolas públicas do município de Macaé. Entender como a política de inclusão educacional de crianças e adolescentes com deficiência nas escolas regulares do município de Macaé se efetiva e o que a educação conseguiu avançar legalmente acerca da política inclusiva, é o objetivo central dessa pesquisa. Para isso, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa documental juntamente com a Secretaria de Educação de Macaé |
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A inclusão educacional de pessoas com deficiência no Município de Macaé/RJEducaçãoDeficiênciaInclusãoPolíticaEducação especialPessoa com deficênciaEducação inclusivaPolítica de inclusãoMacaéEducationDisabilityInclusionPoliticsPor muito tempo, pessoas com deficiências viviam presas em suas casas por conta de vergonha da família, e durante o passar dos anos a educação para crianças e adolescentes com deficiências passou a ser dentro de classes especiais em escolas especiais. Com os avanços legais, a garantia de acesso e permanência de pessoas com deficiência em escolas regulares e em classes comuns na modalidade inclusiva foi sendo regulamentada em todas as escolas públicas do município de Macaé. Entender como a política de inclusão educacional de crianças e adolescentes com deficiência nas escolas regulares do município de Macaé se efetiva e o que a educação conseguiu avançar legalmente acerca da política inclusiva, é o objetivo central dessa pesquisa. Para isso, foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa documental juntamente com a Secretaria de Educação de MacaéFor a long time, people with disabilities were trapped in their homes because of the family's shame, and over the years education for children and adolescents with disabilities became special classes in special schools. With the legal advances, the guarantee of access and permanence of people with disabilities in regular schools and in common classes in the inclusive modality was being regulated in all the public schools of the municipality of Macaé. Understanding how the policy of educational inclusion of children and adolescents with disabilities in the municipal schools of Macaé is effective and what education has been able to legally advance on inclusive policy is the central objective of this research. For this, a bibliographical research and a documentary research were carried out together with the Secretary of Education of Macaé, specifically with the coordination of special educationFernandes, Ionara dos SantosIzequiel, Viviane Martins Serejo Saleiro2017-11-01T20:59:53Z2017-11-01T20:59:53Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5104http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-03T18:36:20Zoai:app.uff.br:1/5104Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:40.206717Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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