Avaliação de modelos estatísticos para a precificação de seguros de automóveis na cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Karolina Decnop
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28326
Resumo: O mercado de seguro de automóveis no Brasil é extremamente competitivo e obriga as seguradoras a realizarem uma tarifação correta e bem ajustada de acordo com o perfil do segurado. Neste trabalho, foram analisados modelos estatísticos para a precificação de seguros de automóveis na cidade do Rio de Janeiro, usando informações de uma carteira de apólices de seguros de uma determinada seguradora brasileira, no ano de 2015. Além disso, buscou-se determinar quais são os fatores relevantes para determinar o preço pago pelo segurado, o qual denominou-se por prêmio, a fim de que a seguradora assuma o risco do pagamento de indenizações, caso ocorra algum sinistro (como acidentes, perda de bens, morte etc.). De um modo geral, o prêmio deve ser suficiente para cobrir os sinistros esperados e as demais despesas da seguradora, incluindo uma margem de lucro. Devido à natureza assimétrica dos dados de severidade, foram adotados os modelos lineares generalizados para modelar a precificação de seguros, levando em consideração as características individuais do segurado, bem como as informações disponíveis sobre sua região de residência e seu respectivo automóvel. Foi realizado um paralelo entre as abordagens frequentista e Bayesiana e, em especial, foram considerados os modelos log-normal e gama para ajustar o prêmio do seguro de automóveis. Considerando o AIC como medida de comparação entre os modelos frequentistas e, o DIC entre os modelos Bayesianos, foi observado que o modelo log-normal se ajustou melhor ao conjunto de dados analisados em ambas as abordagens. Pelo fato de terem sido adotadas distribuições a priori vagas, os resultados das estimativas dos coeficientes foram similares para os métodos frequentista e Bayesiano. Além disso, todas as covariáveis consideradas (idade, sexo, estado civil, categoria do veículo e área de planejamento) mostraram-se relevantes para a modelagem de prêmio em ambas as abordagens.
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