Coloração de titânio para próteses dentárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fábio de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/20944
Resumo: O titânio é largamente utilizado em implantes ortopédicos e dentários devido a sua biocompatibilidade, ou seja, a habilidade de interagir com uma resposta apropriada ao tecido humano. A resposta biológica favorável é atribuída ao filme de óxido formado na superfície do titânio, TiO2. Este óxido é termodinamicamente muito estável e as reações na superfície do implante com o tecido circunvizinho são principalmente determinadas pelas características da superfície do material. Uns dos métodos do controle para a formação e crescimento de filmes de óxido na superfície do titânio é o eletroquímico, que foi estudado nesta tese. Este método tem a vantagem de apresentar flexibilidade e baixo custo. No presente trabalho foi utilizado o processo de coloração usando células eletrolíticas variando a voltagem entre 8 a 135 volts. Os resultados obtidos mostraram que é possível obter cores diferentes do titânio empregando-se um adequado controle da voltagem e do meio eletrolítico. Com a aplicação de diferentes voltagens é possível obter diferentes cores, atribuídas ao aumento da espessura do filme formado. Este fenômeno pode ser explicado pela teoria da interferência de luz nos meios filmes / metal. A finalidade de colorir peças para próteses dentárias com diferentes cores é facilitar a identificação das mesmas, que normalmente são pequenas, possuem formas complexas e dimensões aproximadamente iguais. Este estudo pode auxiliar o profissional no momento da seleção dos componentes na colocação das próteses, associando as diferentes peças às diferentes cores, reduzindo o tempo de trabalho e o risco de erro.
id UFF-2_020131f135b6e75169d65fdd62f2aee6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/20944
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Coloração de titânio para próteses dentáriasCorrosão e anticorrosivosRevestimentosFenômeno de superfícieTitânioCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICAO titânio é largamente utilizado em implantes ortopédicos e dentários devido a sua biocompatibilidade, ou seja, a habilidade de interagir com uma resposta apropriada ao tecido humano. A resposta biológica favorável é atribuída ao filme de óxido formado na superfície do titânio, TiO2. Este óxido é termodinamicamente muito estável e as reações na superfície do implante com o tecido circunvizinho são principalmente determinadas pelas características da superfície do material. Uns dos métodos do controle para a formação e crescimento de filmes de óxido na superfície do titânio é o eletroquímico, que foi estudado nesta tese. Este método tem a vantagem de apresentar flexibilidade e baixo custo. No presente trabalho foi utilizado o processo de coloração usando células eletrolíticas variando a voltagem entre 8 a 135 volts. Os resultados obtidos mostraram que é possível obter cores diferentes do titânio empregando-se um adequado controle da voltagem e do meio eletrolítico. Com a aplicação de diferentes voltagens é possível obter diferentes cores, atribuídas ao aumento da espessura do filme formado. Este fenômeno pode ser explicado pela teoria da interferência de luz nos meios filmes / metal. A finalidade de colorir peças para próteses dentárias com diferentes cores é facilitar a identificação das mesmas, que normalmente são pequenas, possuem formas complexas e dimensões aproximadamente iguais. Este estudo pode auxiliar o profissional no momento da seleção dos componentes na colocação das próteses, associando as diferentes peças às diferentes cores, reduzindo o tempo de trabalho e o risco de erro.Programa de Pós-graduação em Engenharia MetalúrgicaEngenharia metalúrgicaElias, Carlos NelsonCPF:02345656622http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780835D8Souza, Fábio de2021-03-10T20:51:35Z2007-02-082021-03-10T20:51:35Z2003-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20944porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:51:35Zoai:app.uff.br:1/20944Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-03-10T20:51:35Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Coloração de titânio para próteses dentárias
title Coloração de titânio para próteses dentárias
spellingShingle Coloração de titânio para próteses dentárias
Souza, Fábio de
Corrosão e anticorrosivos
Revestimentos
Fenômeno de superfície
Titânio
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
title_short Coloração de titânio para próteses dentárias
title_full Coloração de titânio para próteses dentárias
title_fullStr Coloração de titânio para próteses dentárias
title_full_unstemmed Coloração de titânio para próteses dentárias
title_sort Coloração de titânio para próteses dentárias
author Souza, Fábio de
author_facet Souza, Fábio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Elias, Carlos Nelson
CPF:02345656622
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780835D8
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fábio de
dc.subject.por.fl_str_mv Corrosão e anticorrosivos
Revestimentos
Fenômeno de superfície
Titânio
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
topic Corrosão e anticorrosivos
Revestimentos
Fenômeno de superfície
Titânio
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA
description O titânio é largamente utilizado em implantes ortopédicos e dentários devido a sua biocompatibilidade, ou seja, a habilidade de interagir com uma resposta apropriada ao tecido humano. A resposta biológica favorável é atribuída ao filme de óxido formado na superfície do titânio, TiO2. Este óxido é termodinamicamente muito estável e as reações na superfície do implante com o tecido circunvizinho são principalmente determinadas pelas características da superfície do material. Uns dos métodos do controle para a formação e crescimento de filmes de óxido na superfície do titânio é o eletroquímico, que foi estudado nesta tese. Este método tem a vantagem de apresentar flexibilidade e baixo custo. No presente trabalho foi utilizado o processo de coloração usando células eletrolíticas variando a voltagem entre 8 a 135 volts. Os resultados obtidos mostraram que é possível obter cores diferentes do titânio empregando-se um adequado controle da voltagem e do meio eletrolítico. Com a aplicação de diferentes voltagens é possível obter diferentes cores, atribuídas ao aumento da espessura do filme formado. Este fenômeno pode ser explicado pela teoria da interferência de luz nos meios filmes / metal. A finalidade de colorir peças para próteses dentárias com diferentes cores é facilitar a identificação das mesmas, que normalmente são pequenas, possuem formas complexas e dimensões aproximadamente iguais. Este estudo pode auxiliar o profissional no momento da seleção dos componentes na colocação das próteses, associando as diferentes peças às diferentes cores, reduzindo o tempo de trabalho e o risco de erro.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-09-30
2007-02-08
2021-03-10T20:51:35Z
2021-03-10T20:51:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/20944
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/20944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica
Engenharia metalúrgica
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica
Engenharia metalúrgica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135320873926656