A área de formação docente importa para a qualidade do aprendizado dos alunos? Uma análise com dados em painel do censo escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34549 |
Resumo: | Em 2016, 21% dos professores do ensino médio brasileiro não possuíam formação superior compatível com nenhuma das disciplinas que lecionavam. Quem são esses professores e em quais disciplinas e escolas isso ocorre com mais frequência? Em que medida isso afeta os resultados escolares? Estas são as perguntas que este trabalho visa responder. Os dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2016 indicam uma pequena tendência entre os docentes que não possuem formação compatível em nenhuma das disciplinas lecionadas a serem mulheres, não-brancos e um pouco mais velhos que o restante dos docentes. Docentes em contrato temporário tem maiores chances de lecionar disciplinas diferentes de sua formação inicial. Escolas rurais, em pior situação socioeconômica e localizadas nas regiões Norte e Nordeste convivem em maior frequência com este fenômeno. As disciplinas do ensino médio apresentam grande heterogeneidade na presença de docentes sem formação específica à disciplina e suas respectivas especialidades. Na medida em que a política educacional deseja diminuir a incidência deste fenômeno saber quem são esses professores e em quais disciplinas e escolas isto ocorre com mais frequência fornece insumos para debates educacionais sobre escassez qualitativa de professores. Com base em um painel construído com o Censo Escolar da Educação Básica de 2007, 2011 e 2015 e por meio de um modelo de efeitos fixos de escola, estima-se o impacto da proporção de docências sem formação superior compatível com as disciplinas lecionadas sobre quatro resultados escolares pouco abordados na literatura: abandono, distorção idade-série, aprovação e reprovação. Docência é a atuação de cada professor em cada disciplina e em cada turma. O principal resultado indica uma relação positiva e significativa com as taxas de abandono e de distorção idade-série. Problemas sistemáticos como abandono e atraso escolar parecem acentuar-se quando professores ministram disciplinas para as quais não possuem formação compatível. Os resultados são robustos à adição gradual de controles e persistentes nas subamostras de escolas estaduais, urbanas e na região Nordeste. Tais resultados sugerem que um dos mecanismos para entender o desinteresse dos jovens pela escola pode estar no papel do professor dentro da sala de aula. Professores sem formação específica à disciplina enfrentam diferentes dificuldades nas suas atividades docentes e os resultados indicam que despertar o interesse dos jovens está entre elas. |
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A área de formação docente importa para a qualidade do aprendizado dos alunos? Uma análise com dados em painel do censo escolarFormação docenteMercado de trabalho de professoresFormação específicaResultados escolaresEfeitos fixos de escolaFormação docenteProfessor de ensino de segundo grauMercado de trabalhoFormação de professorAvaliação educacionalEfeito fixo de escolaTeacher trainingTeacher labor marketOut-of-field teachingSchool outcomesSchool fixed effectsEm 2016, 21% dos professores do ensino médio brasileiro não possuíam formação superior compatível com nenhuma das disciplinas que lecionavam. Quem são esses professores e em quais disciplinas e escolas isso ocorre com mais frequência? Em que medida isso afeta os resultados escolares? Estas são as perguntas que este trabalho visa responder. Os dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2016 indicam uma pequena tendência entre os docentes que não possuem formação compatível em nenhuma das disciplinas lecionadas a serem mulheres, não-brancos e um pouco mais velhos que o restante dos docentes. Docentes em contrato temporário tem maiores chances de lecionar disciplinas diferentes de sua formação inicial. Escolas rurais, em pior situação socioeconômica e localizadas nas regiões Norte e Nordeste convivem em maior frequência com este fenômeno. As disciplinas do ensino médio apresentam grande heterogeneidade na presença de docentes sem formação específica à disciplina e suas respectivas especialidades. Na medida em que a política educacional deseja diminuir a incidência deste fenômeno saber quem são esses professores e em quais disciplinas e escolas isto ocorre com mais frequência fornece insumos para debates educacionais sobre escassez qualitativa de professores. Com base em um painel construído com o Censo Escolar da Educação Básica de 2007, 2011 e 2015 e por meio de um modelo de efeitos fixos de escola, estima-se o impacto da proporção de docências sem formação superior compatível com as disciplinas lecionadas sobre quatro resultados escolares pouco abordados na literatura: abandono, distorção idade-série, aprovação e reprovação. Docência é a atuação de cada professor em cada disciplina e em cada turma. O principal resultado indica uma relação positiva e significativa com as taxas de abandono e de distorção idade-série. Problemas sistemáticos como abandono e atraso escolar parecem acentuar-se quando professores ministram disciplinas para as quais não possuem formação compatível. Os resultados são robustos à adição gradual de controles e persistentes nas subamostras de escolas estaduais, urbanas e na região Nordeste. Tais resultados sugerem que um dos mecanismos para entender o desinteresse dos jovens pela escola pode estar no papel do professor dentro da sala de aula. Professores sem formação específica à disciplina enfrentam diferentes dificuldades nas suas atividades docentes e os resultados indicam que despertar o interesse dos jovens está entre elas.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoFundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de JaneiroIn 2016, 21% of Brazilian high school teachers were only teaching out-of-field assignments. Who are these teachers and in which subjects and to what extent does it varies across different subjects and kinds of schools? To what extent does this affect school results? These are the questions that this thesis aims to answer. Data from the 2016 Basic Education School Census indicates a slight trend among teachers who only teaching out-of-field assignments to be female, non-white and somewhat older than the rest of the teachers. Teachers hired on temporary contracts are more likely to teach out-of-field. Rural schools, with lower socioeconomic status and located in the North and Northeast regions have higher levels of out-of-field teaching. Out-of-field teaching varies widely across subjects as does its teachers’ undergraduate areas. To the extent that educational policy wishes to address this phenomenon, knowing who these teachers are and how it varies across subjects and schools provides inputs for educational debates about the qualitative shortage of teachers. Based on a panel built with the 2007, 2011 and 2015 School Census of Basic Education and using a fixed school effects model, we estimate the impact of out-of-field teaching in four schools results seldom used in the literature: dropout rate, age-grade distortion, approval rate and retention. The main result point to a positive and significant relation with dropout rate and age-series distortion. Systematic issues such as dropout and age-grade distortios seem to be accentuated with out-of-field teaching.Results are robust to gradual addition of controls and persistent in the subsamples of schools run by states, located in urban areas and in the Northeast region. These results suggest that one of the mechanisms for understanding the lack of interest of young people in school can be found in the role of teachers. Teachers in out-of-field assignments face different obstacles in their day-to-day activities and the results indicate that engaging students is among them.115 f.Waltenberg, Fábio Domingueshttp://lattes.cnpq.br/4329074392127607Britto, Ariana Martins dehttp://lattes.cnpq.br/7166015171815333Louzano, Paula Baptista Jorgehttp://lattes.cnpq.br/6571336888030156Rocha, Romero Cavalcanti Barreto dahttp://lattes.cnpq.br/7731191536528594http://lattes.cnpq.br/9817850302216037Costa, Roberta Mendes e2024-09-03T17:37:31Z2024-09-03T17:37:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Roberta Mendes e. A área de formação docente importa para a qualidade do aprendizado dos alunos? Uma análise com dados em painel do censo escolar. 2018. 115 f. 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