Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médio
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Econômicos (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/164462 |
Resumo: | Resultados escolares do ensino médio estão estagnados no Brasil. Em 2016, dados do Censo Escolar da Educação Básica mostravam que 21% dos professores do ensino médio brasileiro não possuíam formação superior compatível com nenhuma das disciplinas que lecionavam. Em que medida estes fenômenos se relacionam? É necessário que o professor tenha formação estritamente compatível com a disciplina lecionada para melhorar o resultado de alunos do ensino médio? Com base em um painel construído com o Censo Escolar da Educação Básica para os anos de 2007 a 2016, estima-se o impacto da proporção de docências sem formação superior compatível com as disciplinas lecionadas sobre resultados escolares. O principal resultado indica uma relação positiva e significativa com as taxas de abandono e de distorção idade-série. Problemas sistemáticos como abandono e atraso escolar no ensino médio parecem acentuar-se quando professores ministram disciplinas para as quais não possuem formação compatível. |
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Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médioEffects of out-of-field teaching on secondary school outcomesTeacher trainingOut-of-field teachingSchool outcomesSecondary SchoolSchool fixed effectsFormação docenteFormação específicaResultados escolaresEnsino MédioEfeitos fixos de escolaResultados escolares do ensino médio estão estagnados no Brasil. Em 2016, dados do Censo Escolar da Educação Básica mostravam que 21% dos professores do ensino médio brasileiro não possuíam formação superior compatível com nenhuma das disciplinas que lecionavam. Em que medida estes fenômenos se relacionam? É necessário que o professor tenha formação estritamente compatível com a disciplina lecionada para melhorar o resultado de alunos do ensino médio? Com base em um painel construído com o Censo Escolar da Educação Básica para os anos de 2007 a 2016, estima-se o impacto da proporção de docências sem formação superior compatível com as disciplinas lecionadas sobre resultados escolares. O principal resultado indica uma relação positiva e significativa com as taxas de abandono e de distorção idade-série. Problemas sistemáticos como abandono e atraso escolar no ensino médio parecem acentuar-se quando professores ministram disciplinas para as quais não possuem formação compatível.High school outcomes are stagnant in Brazil. In 2016, the School Census of Basic Education of Basic Education showed that 21% of Brazilian high school teachers were only teaching out-of-field assignments. To what extent are these phenomena related? Is it necessary for a teacher to have a formal education strictly compatible with the subject taught to improve the results of secondary education students? Based on a panel built with the School Census of Basic Education using the years 2007 through 2016, we estimate the impact of out-of-field teaching in school outcomes. The main result points to a positive and significant relation with dropout rate and age-series distortion. Systematic issues such as dropout and age-grade distortion in secondary school seem to be accentuated with out-of-field teaching.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/16446210.1590/http://dx.doi.org/10.1590/0101-41615031rafEstudos Econômicos (São Paulo); v. 50 n. 3 (2020); 369-4091980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/164462/163745Copyright (c) 2020 Roberta Mendes Costa, Ariana de Britto, Fábio Waltenberghttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Roberta MendesBritto, Ariana deWaltenberg, Fábio2020-12-09T13:10:32Zoai:revistas.usp.br:article/164462Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2020-12-09T13:10:32Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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