Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Roberta Mendes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Britto, Ariana de, Waltenberg, Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Econômicos (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/164462
Resumo: Resultados escolares do ensino médio estão estagnados no Brasil. Em 2016, dados do Censo Escolar da Educação Básica mostravam que 21% dos professores do ensino médio brasileiro não possuíam formação superior compatível com nenhuma das disciplinas que lecionavam. Em que medida estes fenômenos se relacionam? É necessário que o professor tenha formação estritamente compatível com a disciplina lecionada para melhorar o resultado de alunos do ensino médio? Com base em um painel construído com o Censo Escolar da Educação Básica para os anos de 2007 a 2016, estima-se o impacto da proporção de docências sem formação superior compatível com as disciplinas lecionadas sobre resultados escolares. O principal resultado indica uma relação positiva e significativa com as taxas de abandono e de distorção idade-série. Problemas sistemáticos como abandono e atraso escolar no ensino médio parecem acentuar-se quando professores ministram disciplinas para as quais não possuem formação compatível.
id USP-14_071b2d76d5eb4f784bd32d07316069be
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/164462
network_acronym_str USP-14
network_name_str Estudos Econômicos (São Paulo)
repository_id_str
spelling Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médioEffects of out-of-field teaching on secondary school outcomesTeacher trainingOut-of-field teachingSchool outcomesSecondary SchoolSchool fixed effectsFormação docenteFormação específicaResultados escolaresEnsino MédioEfeitos fixos de escolaResultados escolares do ensino médio estão estagnados no Brasil. Em 2016, dados do Censo Escolar da Educação Básica mostravam que 21% dos professores do ensino médio brasileiro não possuíam formação superior compatível com nenhuma das disciplinas que lecionavam. Em que medida estes fenômenos se relacionam? É necessário que o professor tenha formação estritamente compatível com a disciplina lecionada para melhorar o resultado de alunos do ensino médio? Com base em um painel construído com o Censo Escolar da Educação Básica para os anos de 2007 a 2016, estima-se o impacto da proporção de docências sem formação superior compatível com as disciplinas lecionadas sobre resultados escolares. O principal resultado indica uma relação positiva e significativa com as taxas de abandono e de distorção idade-série. Problemas sistemáticos como abandono e atraso escolar no ensino médio parecem acentuar-se quando professores ministram disciplinas para as quais não possuem formação compatível.High school outcomes are stagnant in Brazil. In 2016, the School Census of Basic Education of Basic Education showed that 21% of Brazilian high school teachers were only teaching out-of-field assignments. To what extent are these phenomena related? Is it necessary for a teacher to have a formal education strictly compatible with the subject taught to improve the results of secondary education students? Based on a panel built with the School Census of Basic Education using the years 2007 through 2016, we estimate the impact of out-of-field teaching in school outcomes. The main result points to a positive and significant relation with dropout rate and age-series distortion. Systematic issues such as dropout and age-grade distortion in secondary school seem to be accentuated with out-of-field teaching.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/16446210.1590/http://dx.doi.org/10.1590/0101-41615031rafEstudos Econômicos (São Paulo); v. 50 n. 3 (2020); 369-4091980-53570101-4161reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ee/article/view/164462/163745Copyright (c) 2020 Roberta Mendes Costa, Ariana de Britto, Fábio Waltenberghttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Roberta MendesBritto, Ariana deWaltenberg, Fábio2020-12-09T13:10:32Zoai:revistas.usp.br:article/164462Revistahttps://www.revistas.usp.br/eePUBhttps://www.revistas.usp.br/ee/oaiestudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br1980-53570101-4161opendoar:2020-12-09T13:10:32Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médio
Effects of out-of-field teaching on secondary school outcomes
title Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médio
spellingShingle Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médio
Costa, Roberta Mendes
Teacher training
Out-of-field teaching
School outcomes
Secondary School
School fixed effects
Formação docente
Formação específica
Resultados escolares
Ensino Médio
Efeitos fixos de escola
title_short Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médio
title_full Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médio
title_fullStr Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médio
title_full_unstemmed Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médio
title_sort Efeitos da formação docente sobre resultados escolares do ensino médio
author Costa, Roberta Mendes
author_facet Costa, Roberta Mendes
Britto, Ariana de
Waltenberg, Fábio
author_role author
author2 Britto, Ariana de
Waltenberg, Fábio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Roberta Mendes
Britto, Ariana de
Waltenberg, Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher training
Out-of-field teaching
School outcomes
Secondary School
School fixed effects
Formação docente
Formação específica
Resultados escolares
Ensino Médio
Efeitos fixos de escola
topic Teacher training
Out-of-field teaching
School outcomes
Secondary School
School fixed effects
Formação docente
Formação específica
Resultados escolares
Ensino Médio
Efeitos fixos de escola
description Resultados escolares do ensino médio estão estagnados no Brasil. Em 2016, dados do Censo Escolar da Educação Básica mostravam que 21% dos professores do ensino médio brasileiro não possuíam formação superior compatível com nenhuma das disciplinas que lecionavam. Em que medida estes fenômenos se relacionam? É necessário que o professor tenha formação estritamente compatível com a disciplina lecionada para melhorar o resultado de alunos do ensino médio? Com base em um painel construído com o Censo Escolar da Educação Básica para os anos de 2007 a 2016, estima-se o impacto da proporção de docências sem formação superior compatível com as disciplinas lecionadas sobre resultados escolares. O principal resultado indica uma relação positiva e significativa com as taxas de abandono e de distorção idade-série. Problemas sistemáticos como abandono e atraso escolar no ensino médio parecem acentuar-se quando professores ministram disciplinas para as quais não possuem formação compatível.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/164462
10.1590/http://dx.doi.org/10.1590/0101-41615031raf
url https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/164462
identifier_str_mv 10.1590/http://dx.doi.org/10.1590/0101-41615031raf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ee/article/view/164462/163745
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Roberta Mendes Costa, Ariana de Britto, Fábio Waltenberg
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Roberta Mendes Costa, Ariana de Britto, Fábio Waltenberg
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Econômicos (São Paulo); v. 50 n. 3 (2020); 369-409
1980-5357
0101-4161
reponame:Estudos Econômicos (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estudos Econômicos (São Paulo)
collection Estudos Econômicos (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Estudos Econômicos (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv estudoseconomicos@usp.br||aldrighi@usp.br
_version_ 1787713833055289344