Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirredução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Pâmella Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22427
Resumo: O Estudo de Caso é uma metodologia de ensino que vem sendo utilizada amplamente no Ensino de Química. Neste trabalho foi elaborada uma proposta pedagógica utilizando o Estudo de Caso a partir de um tema gerador inspirado na perspectiva CTSA, baseado nos impactos ambientais e sociais causados por resíduos siderúrgicos depositados irregularmente no bairro Volta Grande IV, localizado na cidade de Volta Redonda. Foi proposto um estudo de caso intitulado de “A saúde de Cecília” para promover um ensino investigativo no desenvolvimento dos conteúdos de reações de oxirredução no Ensino Médio, para alunos do 3º ano. Na organização do caso foram utilizadas fichas de acompanhamento para a aplicação e verificação da problemática do caso, e recortes de notícias para complementar e fornecer dados para auxiliar na investigação. Acredita-se que a proposta criada, possui potencial para o desenvolvimento do raciocínio crítico e de habilidades cognitivas dos alunos, como interpretação, argumentação, comunicação oral e escrita, entre outras, bem como o exercício de tomada de decisão, a partir da contextualização diante de fatos reais, o que, consequentemente, poderá contribuir para o ensino e aprendizagem de reações de oxirredução.
id UFF-2_03fb098bdd75bcef3dde86a409f925ce
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22427
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirreduçãoEstudo de casoCTSAArgumentaçãoReações de oxirreduçãoEnsino de químicaProcesso de ensino-aprendizagemResíduo siderúrgicoVolta Redonda (RJ)Case studyArgumentationRedox reactionsCTSAO Estudo de Caso é uma metodologia de ensino que vem sendo utilizada amplamente no Ensino de Química. Neste trabalho foi elaborada uma proposta pedagógica utilizando o Estudo de Caso a partir de um tema gerador inspirado na perspectiva CTSA, baseado nos impactos ambientais e sociais causados por resíduos siderúrgicos depositados irregularmente no bairro Volta Grande IV, localizado na cidade de Volta Redonda. Foi proposto um estudo de caso intitulado de “A saúde de Cecília” para promover um ensino investigativo no desenvolvimento dos conteúdos de reações de oxirredução no Ensino Médio, para alunos do 3º ano. Na organização do caso foram utilizadas fichas de acompanhamento para a aplicação e verificação da problemática do caso, e recortes de notícias para complementar e fornecer dados para auxiliar na investigação. Acredita-se que a proposta criada, possui potencial para o desenvolvimento do raciocínio crítico e de habilidades cognitivas dos alunos, como interpretação, argumentação, comunicação oral e escrita, entre outras, bem como o exercício de tomada de decisão, a partir da contextualização diante de fatos reais, o que, consequentemente, poderá contribuir para o ensino e aprendizagem de reações de oxirredução.The Case Study is a teaching methodology that has been widely used in Chemistry Teaching. In this work, a pedagogical proposal was elaborated using the Case Study from a generating theme inspired by the CTSA perspective, based on the environmental and social impacts caused by steel waste deposited irregularly in the Volta Grande IV neighborhood, located in the city of Volta Redonda. A case study entitled “Cecília’s Health” was proposed to promote investigative teaching in the development of the contents of redox reactions in high school, for stud ents of the last school year. In the organization of the case, follow-up forms were used for the verification and application of case, and news clippings to complement and provide data to aid in the investigation. It is believed that the proposal created has the potential for the development of critical reasoning and cognitive abilities of students as interpretation, argumentation, oral and written communication, among others, as well as the exercise of decision-making, from the contextualization before real facts, which may contribute to the teaching and learning of redox reactions.Bertagnolli, Denise de CastroHuguenin, Julliane YonedaAlves, Andréa Aparecida RibeiroRodrigues, Pâmella Silva2021-06-29T12:32:12Z2021-06-29T12:32:12Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRODRIGUES, Pâmella Silva. Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirredução. 2020. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22427Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-01T17:20:01Zoai:app.uff.br:1/22427Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-01T17:20:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirredução
title Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirredução
spellingShingle Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirredução
Rodrigues, Pâmella Silva
Estudo de caso
CTSA
Argumentação
Reações de oxirredução
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Resíduo siderúrgico
Volta Redonda (RJ)
Case study
Argumentation
Redox reactions
CTSA
title_short Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirredução
title_full Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirredução
title_fullStr Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirredução
title_full_unstemmed Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirredução
title_sort Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirredução
author Rodrigues, Pâmella Silva
author_facet Rodrigues, Pâmella Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertagnolli, Denise de Castro
Huguenin, Julliane Yoneda
Alves, Andréa Aparecida Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Pâmella Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de caso
CTSA
Argumentação
Reações de oxirredução
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Resíduo siderúrgico
Volta Redonda (RJ)
Case study
Argumentation
Redox reactions
CTSA
topic Estudo de caso
CTSA
Argumentação
Reações de oxirredução
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Resíduo siderúrgico
Volta Redonda (RJ)
Case study
Argumentation
Redox reactions
CTSA
description O Estudo de Caso é uma metodologia de ensino que vem sendo utilizada amplamente no Ensino de Química. Neste trabalho foi elaborada uma proposta pedagógica utilizando o Estudo de Caso a partir de um tema gerador inspirado na perspectiva CTSA, baseado nos impactos ambientais e sociais causados por resíduos siderúrgicos depositados irregularmente no bairro Volta Grande IV, localizado na cidade de Volta Redonda. Foi proposto um estudo de caso intitulado de “A saúde de Cecília” para promover um ensino investigativo no desenvolvimento dos conteúdos de reações de oxirredução no Ensino Médio, para alunos do 3º ano. Na organização do caso foram utilizadas fichas de acompanhamento para a aplicação e verificação da problemática do caso, e recortes de notícias para complementar e fornecer dados para auxiliar na investigação. Acredita-se que a proposta criada, possui potencial para o desenvolvimento do raciocínio crítico e de habilidades cognitivas dos alunos, como interpretação, argumentação, comunicação oral e escrita, entre outras, bem como o exercício de tomada de decisão, a partir da contextualização diante de fatos reais, o que, consequentemente, poderá contribuir para o ensino e aprendizagem de reações de oxirredução.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-06-29T12:32:12Z
2021-06-29T12:32:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Pâmella Silva. Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirredução. 2020. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22427
Aluno de Graduação
identifier_str_mv RODRIGUES, Pâmella Silva. Proposta de estudo de caso: uma abordagem para o ensino de reações de oxirredução. 2020. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135317820473344